29 ago ZF participa do Conbea 2018
- Avanços da ZF na área de conectividade, inteligência artificial e automação serão o grande destaque durante o evento
- Evento será oportunidade para demonstrar também sistemas para eletrificação de tratores agrícolas
- Trator-conceito semiautônomo será demonstrado de forma virtual
A ZF participa do Conbea – Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola 2018, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto no CICB – Centro de Convenções Internacionais do Brasil, em Brasília, DF. Os avanços da marca na área de conectividade, inteligência artificial e automação serão o grande destaque durante o evento. A empresa aproveita para demonstrar ainda o seu trator-conceito semiautônomo de forma virtual. O equipamento é resultado da parceria da ZF junto à montadora austríaca de máquinas agrícolas Lindner, em 2017. Sistemas para eletrificação de tratores agrícolas, baseados no novo módulo gerador TERRA+ também serão destaque.
Além de estar presente na área de exposição do evento, a ZF fará o fechamento do encontro por meio de uma apresentação que terá como tema “Farm 4.0 – Visão ZF para o Campo”. Paulo Vecchia, gerente da Unidade de Negócios para Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, demonstrará como a eficiência, o conforto e a segurança podem ser potencializados se os sistemas inteligentes dos segmentos de carros de passeio e veículos comerciais forem integrados nas aplicações fora-de-estrada. Para isso, irá destacar as competências da ZF para integrar sensores, eletrônica inteligente e sistemas mecatrônicos e fazer com que os veículos “possam ver, pensar e agir”, demonstrando como essas tecnologias da marca estão avançadas e em breve estarão presentes no campo.
Lindner Tractor – Em parceria com a montadora austríaca Lindner, a ZF desenvolveu o protótipo de um trator-conceito semiautônomo que integra as diversas soluções inovadoras disponíveis em seu portfólio de produtos, explorando as megatendências da conectividade, inteligência artificial e automação.
O protótipo se baseia no trator Lindner Lintrac 90, que a ZF equipou com uma combinação de câmeras e sensores radar e lidar, seguindo o conceito “See-Think-Act”, de entregar aos veículos as capacidades humanas de “Ver-Pensar-Agir”, às suas tecnologias. Os sinais são processados pela plataforma de controle ZF Pro AI que opera através de deep learning, mapeando um ambiente de 360° com reconhecimento de presença de pessoas, processando ações que priorizam a segurança e produtividade e executam comandos através da conectividade com os controles do Driveline e Powertrain.
Um módulo adicional GPS conectado ao sistema de direção e à transmissão CVT TMT09 da ZF, tornam a automatização de diversos processos possível, que podem ser ativados até por meio de um aplicativo instalado em um tablet.
A tecnologia presente neste trator-conceito abre as portas para muitos recursos inovadores, revelando-o como um equipamento capaz de aprender. O trator possui um sistema de auxílio que detecta arestas afiadas, delimitações no campo e faixas – por exemplo as fileiras de plantações – e automaticamente o mantém no caminho certo. Isso torna o processo e o sistema mais fácil e eficiente para o motorista.
O próprio trajeto fica mais seguro graças ao sistema de visão ampla do trator. O agricultor ainda pode ver tudo o que acontece a sua volta pelas largas janelas do trator, mas pode facilmente fazer o acompanhamento por meio de um tablet prático na cabine do condutor. Enquanto estiver trabalhando no campo, o trator “aprende” o trajeto e o armazena para uso posterior. Isso significa que após completar o primeiro trajeto, o trator pode trabalhar no campo automaticamente, sem precisar de um condutor. Graças à identificação de objetos e pessoas, o sistema está sempre monitorando a segurança enquanto se desloca pelo ambiente.
Essa tecnologia vai facilitar o trabalho para operações em terras extensas, como acontece na Américas do Sul, por exemplo. A aplicação pode ser ideal para o trabalho em grandes fazendas, mas também para fazendas menores, que podem se beneficiar dos recursos do trator-conceito. Um recurso que é especialmente prático é o “follow me”. Com este recurso ativado, o trator segue outro a sua frente automaticamente. Se os dois veículos estiverem equipados com ferramentas diferentes, isso pode ser utilizado para economizar tempo, completando duas etapas ao mesmo tempo e fazendo apenas uma viagem, por exemplo.
Arando com Assistência Elétrica – Há também outras abordagens para aumentar a eficiência no campo de trabalho, reduzindo o consumo de combustível e operando de maneira ecologicamente correta. Por exemplo, a ZF integrou seu sistema de acionamento elétrico próximo das rodas eTRAC com o arado. O módulo de controle do gerador TERRA+, que também foi desenvolvido pela ZF, alimenta a unidade e-drive. O resultado é a tração adicional, que facilita o trabalho em condições adversas, como por exemplo, quando o solo é macio. A força adicional fornecida pela eTRAC também significa que um trator de motor menor consegue puxar um arado maior – o que significa produtividade. Afinal, a compactação do solo por equipamentos pesados é um problema generalizado para as culturas.
Eletrificação em Tratores Agrícolas – A ZF fornece sistemas completos para eletrificação de tratores agrícolas, baseados no novo módulo gerador TERRA+. O sistema compreende um módulo eficiente que é integrado à carcaça da transmissão. Ele pode ser usado como gerador para componentes periféricos e implementos, fornecendo até 70kW de potência elétrica.
Além disso, a ZF fornece unidades controladoras para gestão eficiente de energia do sistema híbrido. A integração entre gerador, motores a combustão e elétricos e unidade controladora mantém os parâmetros operacionais sempre nos níveis de maior eficiência. Cerca de 5% de redução de consumo pode ser atingida com a gestão de energia sob demanda, atrelada à potencialização da produtividade e força de tração, além de redução de emissão de CO2.
Com a geração adicional de potência, mais trabalho pode ser gerado sem a necessidade de utilização de um trator de maior porte, o que gera a redução nos custos de operação e minimiza a compactação do solo.
Com os redutores de rodas elétricos, a ZF desenvolveu uma solução inovadora para operações fora-de-estrada, atendendo às aplicações de maior requisito tecnológico. O sistema consiste na substituição do Driveline convencional por motores elétricos individuais, dispostos tanto nas rodas do trator como do reboque ou implemento, provendo uma alta eficiência de tração da composição em terrenos irregulares e inclinações de até 30%.