MM Editorial | ZF Aftermarket reúne dicas sobre manuseio e montagem de direção eletricamente assistida na coluna – EPSC
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30 set ZF Aftermarket reúne dicas sobre manuseio e montagem de direção eletricamente assistida na coluna – EPSC

 

  • Qualquer anomalia no sistema EPSC, o veículo deve ser conduzido a uma oficina especializada

 

  • A ZF Aftermarket não recomenda qualquer tipo de intervenção ou manutenção na unidade eletrônica (ECU) e coluna do sistema de direção EPSC, sob risco de comprometer a segurança do condutor

 

  • Solução para o problema varia desde um simples reset dos parâmetros até a troca do conjunto completo do EPSC

 

Os mecanismos assistidos por um motor elétrico, quando comparados aos mecanismos de direção por assistência hidráulica, trazem algumas vantagens essenciais ao funcionamento de um veículo. A começar pela economia de energia, pois esse sistema opera somente quando a assistência é requerida. Em seguida há redução de peso, já que os subcomponentes do sistema de direção são mais compactos. Há ainda a maior proteção ao meio ambiente, devido à total ausência de líquido hidráulico e menor consumo de combustível/emissão de gases de combustão na atmosfera.

 

Em sua versão mais utilizada na atualidade, o sistema Electric Powered Steering Column – EPSC com assistência na coluna, possui arquitetura inteligente, adaptável para um amplo leque de veículos, desde utilitários até carros de passeio, ao mesmo tempo em que reduz os custos com manutenção durante o seu ciclo de vida em relação a outros sistemas.

 

O sistema consiste na utilização de uma direção mecânica com assistência feita por um motor elétrico instalado na coluna de direção do veículo. O torque exercido no volante do veículo é transmitido à uma ECU (Eletronic Control Unit) por meio de sensores de ângulo. Assim, o sistema é capaz de identificar a movimentação do veículo e determinar o nível de assistência necessária para que o motorista tenha uma condução segura e confortável.

 

Cuidados com o manuseio

De acordo com Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos “a ZF Aftermarket não recomenda qualquer tipo de intervenção ou manutenção nos sistemas eletrônicos de controle (ECU) ou na coluna do EPSC, sob risco de comprometer a segurança do condutor, assim como a realização de programações na ECU, comprometendo a integridade dos seus dados (Cyber Security)”.

Ao acender a luz de advertência no painel, indicando alguma anomalia no sistema EPSC, o veículo deve ser conduzido à uma oficina especializada para verificação da falha. A solução para o problema varia desde um simples reset dos parâmetros até a troca do conjunto completo do EPSC.

Durante uma intervenção incorreta na coluna do sistema é possível ocorrer o seu comprometimento parcial ou total. Nestes casos, para segurança do condutor, a ZF Aftermarket recomenda a sua troca. Também não é recomendada a aquisição do conjunto EPSC de carros usados ou batidos, pois não há como garantir a integridade dos componentes internos do sistema. Prova disso é que componentes da coluna são proibidos de serem comercializados pela Lei dos Desmanches do Estado de São Paulo.

Ao remover a caixa de direção do veículo, é necessário que sejam tomados cuidados com o airbag, a fim de evitar seu comprometimento. Isso é possível com os seguintes procedimentos de segurança: centralização do volante e da caixa de direção; travamento do volante; retirada da chave do contato; desconexão do polo negativo da bateria.

Tales ressalta que é necessário aguardar a descarga da eletricidade armazenada no módulo do sistema. “O tempo adequado para o processo de descarga deve ser verificado no manual de cada veículo.”

Após a montagem da coluna do sistema EPSC, é necessária a utilização de um equipamento de diagnósticos (scanner) para realizar as devidas parametrizações na ECU, como: calibração do sensor de ângulo de direção (Calibration steering angle sensor); definição da posição absoluta da direção (Set absolute steering position – ASP); e programação do número de chassis (VIN programming).

“É importante lembrar que também é necessário realizar a parametrização do sistema quando houver qualquer alteração no alinhamento e geometria das rodas ou manutenção na suspensão do veículo. A bateria nunca pode ser desconectada enquanto o sistema de direção estiver ativo, pois há o risco de perder os parâmetros, sendo necessário realizar novo procedimento”, finaliza Tales.

 

A ZF Aftermarket preparou uma tabela de recomendações e alertas importantes sobre o manuseio do sistema EPSC

Manuseio do sistema EPSC
Recomendações Riscos
Nunca carregar a coluna de direção eletricamente assistida segurando pela ECU, eixo cardan, alavanca ou cabos Danos invisíveis resultam em falhas mecânicas e elétricas prematuras associadas a ruídos, folgas, pane elétrica, perda de assistência e perda de dirigibilidade
Mover e segurar a coluna de direção com as duas mãos, uma na parte superior da coluna e outra na caixa de redução
Montagem
Recomendações Riscos
Não retrabalhar a coluna de direção eletricamente assistida Alteração do correto funcionamento do EPSC e alteração do nível de segurança na condução do veículo
Não modificar o torque da porca de ajuste da alavanca Alteração do nível de segurança em caso de colisão
Esforço baixo/excessivo de ajuste de altura da coluna
Não modificar o torque do parafuso da arruela guia de colapso Ruído e folga
Alteração do nível de segurança em caso de colisão
Quebra ou deformação do parafuso
Não arranhar ou remover o tratamento superficial do tubo interno da coluna de direção Degradar absorção de energia durante impacto
Elevar o esforço de ajuste, em colunas com ajuste de profundidade
Não expor a coluna de direção eletricamente assistida a ambientes excessivamente úmidos (chuvas/enchentes)

Não limpar a coluna de direção utilizando jato d’água, solventes, desengraxantes ou qualquer produto químico não autorizado

Perda de assistência

Risco de oxidação e danos elétricos

Não conectar a coluna de direção eletricamente assistida à bateria ou fonte de tensão fora do veículo antes da montagem Danificar componentes eletrônicos, resultando em pane elétrica, perda de assistência e falhas na programação da ECU
Desconfigurar ou corromper a memória
Não utilizar conectores e chicotes que não sejam originais Danificar componentes eletrônicos
Risco de curto circuito ou circuito aberto
Descarga elétrica
Não tocar nos pinos dos conectores da ECU Danificar componentes eletrônicos com descarga eletrostática

Nota – Este documento tem caráter meramente informativo. As instruções de instalação e de operação, assim como as informações e os conselhos do fabricante do veículo devem ser observados. Todos os trabalhos devem ser realizados por um profissional qualificado.