MM Editorial | ZF Aftermarket ensina como trocar a bomba de direção hidráulica no Canal Amigo Bom de Peça
14806
post-template-default,single,single-post,postid-14806,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

26 jul ZF Aftermarket ensina como trocar a bomba de direção hidráulica no Canal Amigo Bom de Peça

  • Bomba de direção hidráulica da marca TRW incorpora os mais avançados padrões de tecnologia e qualidade

 

  • Plataforma de desenvolvimento e capacitação gratuita oferece diversas oportunidades para o reparador

 

A ZF Aftermarket, por meio do Programa Amigo Bom de Peça, plataforma de desenvolvimento e capacitação gratuita para mecânicos de todo o Brasil, disponibiliza treinamento em seu canal de Youtube sobre como realizar a troca da bomba de direção hidráulica da marca TRW.  

 

A bomba de direção hidráulica da marca TRW é o componente de direção responsável pela pressão e vazão do fluído hidráulico por todo o sistema, acionada através de uma polia e correia de acionamento do motor. Tem como principal função reduzir o esforço físico do motorista na condução do veículo.

 

Quando apresenta defeito, algumas consequências são o vazamento externo através do vedador e braçadeiras das mangueiras, vazamento interno por desgaste dos componentes e ruídos por aeração e cavitação. Esses defeitos podem provocar a perda de vazão com o não acionamento da caixa de direção, causando a ineficiência do fluxo de óleo e maior esforço do motorista para condução do veículo.

 

Para iniciar a troca é preciso levantar o veículo e fazer a coleta do óleo hidráulico para descarte, retirar o reservatório e suas mangueiras de alta e baixa pressão e soltar os parafusos de fixação e a correia.

 

Uma observação importante foi destacada durante o treinamento: antes de retirar a correia de acionamento, anotar sua posição com as polias e só depois removê-la. A partir desse momento, a bomba de direção hidráulica pode ser retirada, tomando-se muito cuidado para não bater a polia e danificar o alojamento da correia.

 

Para fazer a substituição da polia é preciso fixar a bomba danificada em uma morsa e retirar seus parafusos, fazendo a operação contrária para colocá-la na bomba nova.

 

Na sequência, já pode ser iniciada a operação de colocar a peça nova no veículo, apertando seus parafusos de fixação, colocar a correia de acionamento na mesma posição, reinstalar o reservatório e as mangueiras de baixa e alta pressão e fazer o processo de sangria, retirando o ar do sistema para garantir o perfeito funcionamento do sistema de direção hidráulica.

 

Amigo Bom de Peça

 

O Programa de treinamento à distância da ZF Aftermarket Amigo Bom de Peça, está no ar desde abril de 2017 e já atingiu cerca de 120 mil seguidores no Facebook, 26 mil inscritos e entregou 145 mil certificados no Brasil. Nele é possível encontrar treinamentos das marcas do portfólio ZF, LEMFORDER, SACHS, TRW E WABCO.

 

O endereço on-line oficial do Programa no Brasil: www.amigobomdepeca.com.br

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/AmigoBomdePeca

Canal no Youtube: www.youtube.com/c/AmigoBomdePeça

 

Nos endereços acima o usuário tem à sua disposição conteúdos diferenciados sobre produtos e aplicações, informações atualizadas sobre novas ações do Programa Amigo Bom de Peça e todo o suporte que precisa para se tornar um profissional cada vez mais qualificado no mercado de reposição.