07 jan Supercomputador com capacidade de Inteligência Artificial, ZF ProAI, tem elevado poder de computação e máxima flexibilidade
- Com o ZF ProAI RoboThink, a ZF disponibiliza a mais poderosa unidade de controle com capacidade de IA – Inteligência Artificial do setor automotivo
- A família de produtos ProAI modular e escalável da ZF acomoda vários conjuntos de softwares e processadores para a condução automatizada
- A ZF apresenta sua própria plataforma de softwares projetada para novos conceitos de mobilidade para pessoas e transporte de cargas
- ZF ProAI é o primeiro sistema a executar o DRIVE AutoPilot L2 + da NVIDIA previsto para o início de 2020
- Nova parceria com a Xilinx enfatiza abordagem de sistema aberto
Friedrichshafen / Las Vegas. A ZF utilizará a CES deste ano como uma plataforma para apresentar o seu mais recente modelo de supercomputador automotivo. A unidade central de controle ZF ProAI RoboThink disponibiliza o mais elevado desempenho na indústria. Os fabricantes de veículos também se beneficiarão da modularidade e da escalabilidade do sistema. Os quatro modelos da família de produtos ZF ProAI podem ser configurados de maneira ideal para qualquer aplicação – desde uma função básica do ADAS (sistemas avançados de assistência ao motorista) até assistência autônoma para carros, veículos comerciais e aplicações industriais.
Os clientes também podem especificar a arquitetura de software – o que se traduz como uma verdadeira revolução, especialmente para as aplicações Mobility-as-a-Service. Seguindo a tendência de crescimento de serviços, a ZF também lançou sua própria plataforma de software para novos conceitos de mobilidade na CES. Esta plataforma, juntamente com o mais recente ZF ProAI e o abrangente conjunto de sensores da empresa, representam um sistema totalmente integrado para veículos sem condutor, que pode ser facilmente adotado pelas novas empresas no segmento de serviços de mobilidade.
O piloto automático NVIDIA DRIVE estreia no ZF ProAI
O poder e a flexibilidade do ProAI da ZF também convenceram a NVIDIA a nomear a ZF como um dos seus parceiros preferidos para o lançamento de seu novo piloto automático Level2 + NVIDIA DRIVE. O volume de produção do novo produto da ZF será iniciado nos próximos 12 meses. Trata-se do único supercomputador dotado de inteligência artificial capaz de atender ao cronograma ambicioso da NIVIDIA para o lançamento do seu DRIVE AutoPilot desde o início. O CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider, explicou: “Estamos aproveitando o fato de que apenas a ZF oferece um supercomputador pronto para produção em grande escala. Nossa família de produtos ZF ProAI aberta, flexível, modular e escalável permite a configuração correta de qualquer aplicativo – para uma variedade de indústrias e em todos os níveis de condução automatizada”.
“Estamos entusiasmados com os resultados da nossa colaboração com a ZF. Sua agilidade e conhecimento do sistema resultaram no incrivelmente rápido desenvolvimento da plataforma ProAI, possibilitando veículos L2 + até veículos táxi-robôs L4 / L5, potencializando os processadores DRIVE Xavier da NVIDIA e o software DRIVE ”, disse Rob Csongor, Vice-Presidente de Máquinas Autônomas da NVIDIA. “A ZF agora é capaz de fornecer ao mercado automotivo soluções de direção automtizada L2 + com produção a partir de 2020 e a capacidade de avançar rapidamente para níveis mais altos de autonomia.”
ZF ProAI é uma alternativa poderosa para sistemas fechados
Maior poder de processamento e inteligência artificial são pré-requisitos importantes para as funções de condução autônoma a partir do Nível 4. Uma unidade de controle de elevado desempenho é essencial para analisar o ambiente 360 graus ao redor do veículo, ao mesmo tempo em que monitora seu interior e a posição dos ocupantes e consequentemente ajuda a aumentar a segurança e o controle do veículo. A partir da nova tecnologia, a indústria da mobilidade poderá se beneficiar da unidade central de controle mais poderosa do mundo no campo automotivo: a ZF ProAI RoboThink. Essa última geração da família de produtos ZF ProAI vem com o seu próprio processador gráfico, disponibiliza um desempenho computacional total de mais de 150 teraOPS (o equivalente a 150 trilhões de operações de cálculo por segundo) e pode ser modularmente combinada com até quatro unidades, correspondendo a um desempenho total de 600 teraOPS.
“A proposta comercial exclusiva da ZF ProAI RoboThink é o seu conceito de hardware modular e de arquitetura aberta de software. O nosso objetivo é proporcionar a mais ampla gama de funções no campo da condução autônoma”, explicou Torsten Gollewski, head de Engenharia Avançada da ZF e Gerente-geral da ZF Zukunft Ventures GmbH.
Com quatro modelos, a ZF pode cobrir toda a gama dos possíveis cenários de aplicações. A ZF ProAI Gen1 é um modelo de entrada que satisfaz todas as normas NCAP 2022. A unidade ZF ProAI Gen2 possui potencial computacional para possibilitar a condução parcial e altamente automatizada de Nível 2 e Nível 3. O próximo modelo, a ZF ProAI Gen3, oferece ampla modularidade e pode combinar vários chips em até três placas de desempenho. Isso deverá disponibilizar um poder computacional suficiente para o processamento, em tempo real, dos dados necessários para a condução automatizada até o Nível 4. E, por fim, a ZF ProAI RoboThink – com a sua capacidade de processamento escalável e o seu próprio processador gráfico – é a solução mais poderosa e tecnológica, sendo idealmente adequada às aplicações de condução autônoma a partir do Nível 4.
A família de produtos ZF ProAI disponibiliza uma plataforma aberta para a integração personalizada dos algoritmos de software – cobrindo as funções convencionais, bem como os algoritmos de IA. Além disso, eles comportam vários sistemas operacionais comuns no segmento automotivo, tais como: AutoSAR, Adaptive AutoSAR ou QNX e incorporarão outras plataformas à medida que forem desenvolvidas. A parceria bem-sucedida com a NVIDIA continua com a ZF ProAI RoboThink – entretanto, a ZF também oferece aos clientes a opção de equipar a tecnologia com chips de outros fabricantes.
Um exemplo atual é a nova parceria da ZF com a Xilinx, líder em computação adaptativa e inteligente. A ZF está integrando a plataforma MPSoC (Multi-Processor System-on-Chip) da Xilinx para agregação, pré-processamento e distribuição de dados para permitir a escalabilidade e flexibilidade, necessárias para vários recursos dos conjuntos de sensores e direção automatizada, além de fornecer baixa latência e alta eficiência para aceleração do computador de inteligência artificial. Essa abordagem é única quando comparada com os demais sistemas existentes no mercado que usam uma combinação fixa de hardware e de arquitetura de software – uma solução que, potencialmente, pode limitar a funcionalidade e agregar mais custos.
A ZF ProAI torna possível Mobility-as-a-Service
Táxis-robôs e sistemas autônomos de transporte de pessoas ou de cargas estão, em grande parte, acelerando o desenvolvimento de unidades centrais de controle com um poder computacional muito maior. Isso ocorre porque os poderosos computadores de domínio utilizados nas aplicações de Mobility-as-a-Service, além de gerenciar os cálculos complexos do ambiente com base na fusão dos dados das câmeras, radares e LIDAR, também integram os dados dos usuários através da Nuvem, sistemas de pagamentos e, principalmente, o planejamento e a implementação da rota ideal. Algoritmos complexos calculam esses pontos a partir dos requisitos de mobilidade e transporte das pessoas ou mercadorias e podem compará-los em tempo real com a situação atual do trânsito.
“O poder computacional das unidades de controle dos táxis-robôs e sistemas autônomos de transporte de pessoas ou de cargas será significativamente maior do que o dos carros de passageiros com condução automatizada”, disse Torsten Gollewski. “A demanda por maior poder computacional dos prestadores de serviços de transporte por aplicativos cresceu muito mais cedo do que fora previsto. Atualmente, o mercado de condução autônoma está sendo mais impulsionado pelos novos prestadores de serviços de mobilidade do que pelos fabricantes formais de veículos”.
Dependendo do caso da utilização, a família ZF ProAI oferece poder computacional que proporciona uma plataforma ideal para a fusão dos dados dos sensores das câmeras, sistemas LIDAR e de radar. O sistema de transporte de pessoas e de carga que a ZF colocará em produção comercial neste ano, em uma “joint venture” com a e.GO Mobile AG, também utilizará a ZF ProAI para as suas funções de condução automatizada e para conexão em rede. A tecnologia também desempenhará um papel importante na cooperação estratégica entre a ZF e a Baidu. As duas empresas utilizarão a escalabilidade e a modularidade do computador avançado para desenvolver outras tecnologias de condução na China com o objetivo de colocá-las em produção.