MM Editorial | ZF possibilita novas formas de mobilidade urbana por meio do compartilhamento inteligente da condução autônoma
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07 jan ZF possibilita novas formas de mobilidade urbana por meio do compartilhamento inteligente da condução autônoma

  • Robo-taxi apresentando tecnologia ZF na CES 2019 proporciona uma antecipação do ride-hailing autônomo (usado para, ou envolvido na atividade de pedir um carro com motorista para vir imediatamente e levá-lo (a) a algum lugar)
  • Mobility-as-a-Service (mobilidade como serviço) é um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento da condução autônoma
  • A ZF proporciona competência em sistemas automotivos para fornecedores de mobilidade urbana

 

Friedrichshafen / Las Vegas. Escolhas inovadoras de mobilidade urbana são um dos maiores impulsionadores por trás do desenvolvimento da condução autônoma. Um exemplo é o ride-hailing autônomo, um serviço baseado em corridas compartilhadas em robo-taxis ou robo-shuttles (traslados). A ZF oferece competência em sistemas extensivos às empresas que oferecem soluções em Mobility-as-a-Service. Isto inclui câmera, radar e sistemas LIDAR como sensores para ajudar a detectar o ambiente do veículo, computadores poderosos como o ZF ProAI RoboThink com software e algoritmos, bem como atuadores mecatrônicos e sistemas de segurança. Os clientes podem ainda beneficiar-se da capacidade da tecnologia ZF de intercomunicar de forma inteligente e integrá-lo aos veículos. Isto acrescenta valor aos clientes que querem oferecer além de veículos, os serviços de mobilidade.

 

Na CES 2019, a ZF revela um robo-taxi sem pedais e volante de direção, para mostrar como suas tecnologias possibilitam novas formas de mobilidade urbana. Os usuários podem chamar o táxi usando seus smartphones ou tablets e ele será guiado autonomamente para buscá-los. Ele pode então apanhá-los e levá-los para onde desejarem ir.

 

“Automação, eletrificação e intercomunicação são facilitadores críticos à medida que o transporte de pessoas e mercadorias aumenta continuamente nos centros urbanos. Com nossa competência em sistemas extensivos, a ZF está propiciando e formulando a mobilidade da próxima geração”, disse Torsten Gollewski, head de Engenharia Avançada da ZF e gerente geral da ZF Zukunft Ventures GmbH. “Nossas soluções em sistemas flexíveis e modulares são atraentes para fabricantes de veículos convencionais, bem como para novas empresas que entram no mercado de mobilidade.

 

Sistemas em rede ligam veículos à nuvem

Com o robo-taxi, a ZF está demonstrando que pode proporcionar as soluções necessárias para o desenvolvimento de robô-veículos e serviços relacionados. Em linha com a filosofia da empresa “ver. pensar. agir”, a gama de sensores da ZF ajuda o veículo de demonstração a detectar precisamente os seus arredores. O ZF ProAI RoboThink, computador avançado de alto desempenho para condução autônoma, é projetado para processar a vasta quantidade de dados de sensores, traduzi-los em uma figura coerente e calcular os comandos corretos para o veículo. Esses comandos são então implementados pelos sistemas da ZF que possibilitam o controle do movimento do veículo e a segurança aperfeiçoada – incluindo chassi, transmissão, sistema de direção, freios ou sistemas de segurança dos ocupantes.

 

A ZF também vem trabalhando fortemente ao interconectar seus sistemas mecânicos inteligentes com sua plataforma baseada em nuvem para os serviços de mobilidade. Será possível integrar funções para todos os tipos de prestadores, por exemplo para ride-hailing, serviços de entrega inovadores e gerenciamento de frotas. O software do veículo também pode ser atualizado através de nuvem.

 

Cockpit sem pedais ou volante de direção

De caminhões de entrega totalmente automatizados a robo-taxis, novos conceitos para melhorar a eficiência dos locais de trabalho dos condutores são cada vez mais exigidos. O Trendsetting Cockpit da ZF, desenvolvida em conjunto com a Faurecia e instalada no veículo de demonstração da CES demonstram como este desenvolvimento está avançando. Ele pode manobrar sem volante de direção e pedais, sendo equipado com três telas. Os condutores podem ainda escolher onde sentar. Isto proporciona maior flexibilidade, liberdade de movimento e novas opções para a utilização do espaço interno.