MM Editorial | Librelato participa de etapa paulista do 7º Rodeio de Caminhões
12581
post-template-default,single,single-post,postid-12581,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

26 fev Librelato participa de etapa paulista do 7º Rodeio de Caminhões

Aconteceu na cidade de Campinas, interior de São Paulo, sexta e sábado (23 e 24 de fevereiro), a terceira etapa do 7º Rodeio de Caminhões Raízen. Esta etapa foi realizada nas instalações do Centro de Treinamento da Mercedes-Benz. Promovido pela Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil. o evento tem o objetivo de estimular e valorizar a segurança viária entre os motoristas de caminhões-tanque.

 

Esta terceira edição do Rodeio de Caminhões contou com o apoio da Librelato e de sua representante comercial de Piracicaba, SP, a Zambon Equipamento Rodoviário, que montou um estande no local, e aproveitou a oportunidade para apresentar as vantagens operacionais das carretas-tanques da marca na logística de combustíveis.

 

No Rodeio, 50 motoristas, sempre acompanhados pela torcida de seus familiares, têm de mostrar suas habilidades na condução do caminhão acoplado à uma carreta-tanque.  O condutor deve realizar cinco testes de precisão de manobras em um tempo máximo de sete minutos: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada, além de ser submetido a testes teóricos das rotinas operacionais.

 

Cerca de 3,5 mil motoristas das empresas prestadoras de serviços para a Raízen dirigem 3 mil caminhões em estradas e vias de todo o Brasil. Esta frota roda um total de aproximadamente 220 milhões de km por ano, distância equivalente a 500 mil viagens Rio-São Paulo. Para promover o ambiente de segurança viária entre estes parceiros, a Raízen criou a campanha “Zero Acidente”, que promove uma série de ações motivacionais, como workshops e treinamentos nas filiais das transportadoras que tem como objetivo estimular a excelência operacional e zerar o número de acidentes. O Rodeio de Caminhões integra esta estratégia, valorizando os profissionais com destacada performance em segurança.

 

Para participar, o motorista – além de realizar provas teóricas sobre atividades cotidianas antes da competição – precisa pertencer a uma transportadora que tenha atingido todos os indicadores de performance de segurança no período, como zero acidente com pessoas e zero derrame de carga líquida. Os profissionais ainda precisam ter um histórico de zero violação, não apresentando picos de velocidade e com um rigoroso cumprimento das regras de jornada de trabalho.

 

A quarta e última etapa acontecerá em Fortaleza (CE), em março, e a final em Salvador. Os 50 melhores pontuados no ranking geral participarão da final, em um resort no Nordeste, com a companhia e a torcida de suas famílias. O prêmio ao vencedor da grande final é um carro 0km; o segundo colocado recebe uma moto 0km; o terceiro ganha uma TV com home theater. Nas etapas regionais, os prêmios são, respectivamente do primeiro ao terceiro lugares, uma TV Led 43’’, um tablet e um notebook.