28 fev Branded Content não é Publieditorial
Vamos direto ao ponto: Branded Content não tem nada a ver com Publieditorial ou, um nome ainda mais desgastado, “matéria paga”. Estão fazendo uma tremenda confusão. Pior que mídias importantes e marqueteiros sofisticados estão assumindo equivocadamente que “é a mesma coisa mas com nomes diferentes”. Não é.
Que fique clara a diferença: Branded Content é um conteúdo relevante, de interesse de um determinado público, que é patrocinado por uma marca. Já o Publieditorial é simplesmente uma peça publicitária disfarçada de texto jornalístico.
Exemplificando sempre fica mais claro. Se uma vinícola X fizesse um Publieditorial o conteúdo seria algo assim: “nossos vinhos são excepcionais, extraídos de uvas viníferas da mais alta qualidade”. Já se a mesma vinícola optasse por um Branded Content a frase mudaria para “o primeiro passo para se obter um vinho excepcional é se utilizar uvas viníferas da mais alta qualidade”.
Há uma considerável diferença entre os dois exemplos de comunicação: no “publi” a ideia escancarada é propagandear a vinícola X. Já no Branded Content a proposta é buscar esclarecer ao leitor o processo para se produzir um vinho de qualidade.
Obviamente que as duas comunicações seriam veiculadas em mídias especializadas em vinhos e voltadas para seus aficionados consumidores. Mas a primeira não passa de uma peça publicitária tentando se confundir com um texto jornalístico, enquanto a segunda é, indubitavelmente, um conteúdo relevante de caráter informativo que, com pouca margem de erro, vai despertar o interesse do público-alvo.
Branded Content, contudo, não é mais nem menos eficiente que Publieditorial, só não é a mesma coisa. Já o tema comunicação eficiente é mote para outro artigo.
Texto:
Mauro Cassane
Diretor Editorial da MM Editorial