MM Editorial | ZF se mantém firme em um ambiente desafiador
14826
post-template-default,single,single-post,postid-14826,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

03 ago ZF se mantém firme em um ambiente desafiador

  • As vendas no primeiro semestre de 2022 foram de € 21,2 bilhões e a margem EBIT ajustada de 4,0%

 

  • O índice de patrimônio aumentou para cerca de 24%

 

  • A perspectiva para o ano foi confirmada, mas ainda com uma ressalva

 

  • O volume de pedidos de acionamentos elétricos para carros de passeio e veículos comerciais totaliza € 23 bilhões até 2030

 

Friedrichshafen, Alemanha. No primeiro semestre de 2022, a ZF se manteve firme em um ambiente de mercado globalmente desafiador e volátil. Nos primeiros seis meses deste ano, a empresa alcançou vendas de € 21,2 bilhões (2021: € 19,3 bilhões), um aumento de 10% acima do período do ano anterior. O EBIT ajustado totalizou € 851 milhões (2021: € 1,0 bilhão), equivalente a uma margem EBIT ajustado de 4,0% (2021: 5,2%).

 

“O primeiro semestre do ano foi marcado por muitas incertezas e influências externas. Nós, como equipe da ZF, as dominamos bem – principalmente com base na experiência adquirida nos últimos dois anos de crise”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO do Grupo ZF, ao apresentar os números semestrais nesta quarta-feira, 03/08. “A guerra na Ucrânia, os bloqueios relacionados à pandemia na China, a disponibilidade limitada de semicondutores e a inflação significativa afetaram nossos negócios. Nosso foco é encontrar o equilíbrio certo entre as expectativas de nossos clientes e a nossa meta de ganhos, garantindo investimentos contínuos em tecnologias futuras”.

 

Índices financeiros estáveis

 

De janeiro a junho de 2022, a empresa de tecnologia gerou vendas de € 21,2 bilhões (2021: € 19,3 bilhões), representando um aumento de cerca de 10% (5% ajustado para efeitos cambiais) em comparação com o mesmo período do ano anterior. A produção mundial de veículos diminuiu durante esse período de 2022, com queda de 2% no segmento de carros de passeio e 28% no segmento de veículos comerciais em relação ao ano anterior.

 

A empresa reportou um EBIT ajustado de € 851 milhões (2021: € 1,0 bilhão). Isso corresponde a uma margem EBIT ajustada de 4,0% (2021: 5,2%). O fluxo de caixa livre ajustado totalizou € 630 milhões negativos (2021: menos € 186 milhões), o que é impulsionado principalmente pelo estoque de segurança que é influenciado pelos efeitos cambiais e pelo aumento de preços dos materiais.

 

“Em um ambiente de mercado fraco e volátil, demonstramos estabilidade e perseverança em nosso desempenho”, disse o CFO da ZF, Dr. Konstantin Sauer. “Os desafios não vão diminuir no segundo semestre do ano, mas estamos confiantes de que continuaremos no caminho certo, por meio de conscientização de custos, mitigação consistente e contínua dos efeitos inflacionários e gestão ativa de nossos estoques. Estamos de olho em nossas metas financeiras anuais”.

 

À luz dos desenvolvimentos até o momento e das perspectivas para os próximos meses, a ZF mantém sua perspectiva para o ano inteiro, que permanecerá inalterada. A empresa espera um crescimento moderado nas vendas do Grupo em 2022, com um volume superior a € 40 bilhões pela primeira vez. A ZF prevê uma margem EBIT ajustada na faixa de 4,5 a 5,5% e fluxo de caixa livre ajustado entre € 1,0 bilhão e € 1,5 bilhão.

 

A perspectiva ainda vem com uma ressalva, pois a ZF espera influências negativas contínuas de problemas em andamento (inflação, guerra na Ucrânia, disponibilidade limitada de semicondutores e novos surtos da pandemia de Covid-19). Possíveis paralisações no fornecimento de gás na Alemanha e na Europa também podem impactar os negócios no segundo semestre deste ano. A empresa está se preparando para esse cenário. “Estamos reforçando as medidas já em vigor para reduzir ainda mais nosso consumo de energia, conforme refletido em nossa estratégia de sustentabilidade”, enfatizou o CEO Scheider.

 

A ZF fortaleceu ainda mais sua base de capital: o índice de patrimônio aumentou de 18,6% no final de 2021 para cerca de 24% em 30 de junho de 2022. Além disso, a empresa aumentou sua linha de crédito rotativo existente (RCF) de € 3 bilhões para € 3,5 bilhões, garantindo condições de financiamento atraentes, de longo prazo e previsíveis um ano antes do vencimento. Ao expandir simultaneamente o grupo de core banks, a ZF reforça sua forte posição no mercado de capitais.

 

Novos pedidos de acionamentos elétricos e plataforma de conectividade

 

A ZF recebeu novos pedidos para tecnologias estrategicamente importantes, como acionamentos elétricos. O volume de pedidos nesse segmento agora totaliza € 23 bilhões para carros de passeio e veículos comerciais até 2030. “Hoje, a ZF oferece uma linha de produtos completa e abrangente de sistemas e componentes para mobilidade elétrica”, disse Wolf-Henning Scheider. O crescimento de 12% das vendas da Divisão de Acionamentos para Veículos Elétricos no primeiro semestre do ano confirma isso de forma conclusiva. “Com os novos pedidos, podemos gerenciar a transformação de transmissões convencionais para acionamentos 100% elétricos. E podemos, no mínimo, compensar a eliminação de tecnologias para veículos com motores de combustão interna. Agora pretendemos expandir ainda mais nosso papel de liderança, por exemplo, em eletrônica de potência”.

 

Um fabricante internacional de veículos fez um pedido substancial para o primeiro estágio de configuração da plataforma de conectividade escalável ZF ProConnect, que entrará em produção em volume em 2024. O ZF ProConnect permite a comunicação entre veículos e até satélites (comunicação de veículo para X) – tudo através da conexão com a nuvem. Isso inclui serviços como planejamento de rotas, diagnósticos remotos do sistema ou gerenciamento de frotas. Modelos de negócios digitais são integrados à plataforma para apoiar a tendência em direção ao veículo definido por software. Aplicações potenciais também estão se abrindo na direção autônoma, em que a conectividade confiável e estável é indispensável. Portanto, o ZF ProConnect também é usado nos sistemas de transporte autônomo da ZF.

 

Para refletir a transformação da empresa em uma dimensão estrutural, a ZF celebrou acordos em várias localidades alemãs, entre elas Saarbrücken, Koblenz e Kreuztal, como parte do Acordo Coletivo de Transformação (“Transformação Tarifvertrag”). Esses acordos tornam os locais mais competitivos, abrem perspectivas futuras para os funcionários e criam os pré-requisitos para identificar produtos que possam ser fabricados nesses locais no futuro.

 

Perspectivas: ZF no IAA Transportation em Hannover

 

Em sua perspectiva, Scheider também se referiu à presença da ZF na IAA Transportation Exhibition, em Hannover, Alemanha. Nesse evento, a Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF apresentará pela primeira vez soluções pioneiras para clientes de veículos comerciais e operadores de frotas, em sua nova posição como o maior fornecedor de veículos comerciais do mundo, após a integração da WABCO. De 20 a 25 de setembro deste ano, a ZF estará presente no stande da feira (Hall H21, Stand A90). A presença se concentrará em novos acionamentos elétricos para veículos comerciais e reboques, bem como desenvolvimentos de software como o ZF SCALAR, uma plataforma digital baseada em inteligência artificial para gerenciar frotas de veículos comerciais com eficiência.

Tags: