MM Editorial | ZF produz em série sistema revolucionário de amortecedores de chassi ativo sMOTION e avança significativamente a tecnologia de suspensão ativa 
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10 dez ZF produz em série sistema revolucionário de amortecedores de chassi ativo sMOTION e avança significativamente a tecnologia de suspensão ativa 

 

 

  • Primeira aplicação resultante da produção em série da tecnologia de amortecimento em modelos premium foi para modelos de carros esportivos alemães 

 

  • Tecnologia de chassi ativo reduz o balanço e a inclinação do veículo durante manobras de direção, aceleração e frenagem

 

  • A ZF é líder do setor com 25 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de amortecimento de chassi controlados eletronicamente

 

Friedrichshafen. Uma nova era da tecnologia de amortecimento começou com o sMOTION da ZF que traz estabilidade e dinâmica ao mesmo tempo para melhorar o conforto e o desempenho de condução. Este sistema revolucionário adapta a força de amortecimento exatamente à situação de condução correspondente, enquanto também inicia movimentos verticais muito rápidos para cada roda, individualmente, elevando de forma ativa o veículo para garantir um desempenho ideal de aderência à estrada, ao mesmo tempo em que melhora a experiência de condução. Essa capacidade do sMOTION cria uma experiência de condução única. A tecnologia de amortecedores do sistema agora está sendo usada em dois novos modelos de uma montadora premium alemã. 

 

No histórico de desenvolvimento dos chassis automotivos tem sido desafiador combinar excelentes propriedades dinâmicas com alto nível de conforto. Isso foi facilitado para as montadoras com o sMOTION, pois as manobras de balanço e inclinação inevitáveis na direção dinâmica, frenagem e aceleração foram virtualmente eliminadas. “Nosso sistema de chassi totalmente ativo sMOTION pode prevenir quase por completo os movimentos da carroceria do veículo em certas situações de condução”, explica o Dr. Peter Holdmann, Membro do Board Mundial da ZF e Head da Divisão de Soluções de Chassi. “Ao mesmo tempo, as características de conforto dos veículos equipados com o sMOTION aumentam significativamente”. 

 

Dois novos modelos da Porsche já utilizam parte do sistema de suspensão ativa sMOTION da ZF – o Panamera e o Taycan. Cada um apresenta a suspensão a ar “Active Ride” da Porsche, que utiliza a tecnologia de amortecedores e válvulas do sMOTION. 

 

sMOTION define padrões para conforto, dinâmica e segurança de condução 

 

O sistema de chassi ativo sMOTION é baseado no conhecido sistema de amortecimento adaptativo da ZF, o CDC (Continuous Damping Control. ou Controle Contínuo de Amortecimento) que funciona com duas válvulas externas, cada uma das quais regulando independentemente a direção de compressão e retorno do amortecedor. Assim, a pressão de amortecimento é adaptada de forma ideal à situação de condução respectiva, o que é uma qualidade importante para o conforto e a dinâmica de condução. O sMOTION vai um passo além, usando uma bomba de óleo de alto desempenho para mover ativamente a suspensão da roda através da haste do pistão. Dessa forma, o sistema de controle eletrônico pode neutralizar o efeito das irregularidades da estrada em cada roda, de forma individual. Ele também é capaz de compensar ou até mesmo neutralizar a altura da roda ao fazer curvas – por exemplo, ao acelerar e frear. 

 

Movimento vertical ativo das rodas 

 

O sMOTION é particularmente poderoso durante manobras de condução dinâmica. Um movimento brusco de direção para a direita normalmente faria com que um veículo com amortecedores convencionais “inclinasse” para a esquerda. Carros de passeio equipados com o sMOTION ajustam automaticamente a inclinação da curva à velocidade e geram um “modo helicóptero”. Assim, o comportamento de condução do veículo é quase leve e ágil. 

 

Por exemplo, um veículo equipado com o sMOTION pode usar o sistema de amortecedor ativo para elevar um veículo em oito centímetros dentro de meio segundo. Isso significa que a eletrônica de controle, também desenvolvida pela ZF, pode manter um carro de passeio pesando três toneladas quase horizontal na estrada até uma força de curva de 1 g. 

 

Causas do “Enjoo de Movimento” são minimizadas  

 

Esse controle ativo da carroceria específico para cada roda, que não utiliza estabilizadores, tem um potencial significativo em termos de conforto. Se os movimentos verticais da carroceria do veículo forem evitados, o chamado “enjoo de movimento” pode ser potencialmente eliminado. 

 

“Nosso sistema praticamente elimina o “enjoo de movimento”, que hoje afeta principalmente passageiros que leem ou assistem a filmes enquanto viajam”, explica Thomas Kutsche, Vice-Presidente de Engenharia da Linha de Produtos para Suspensão da ZF. A estabilização da carroceria do veículo pode ser ainda mais aumentada, por exemplo, se informações sobre as condições da estrada, como solavancos ou buracos forem conhecidas, já que o sistema pode compensar de maneira direcionada esses fatores. Se a condução automatizada e autônoma continuar a aumentar na prática, essa característica do chassi se torna cada vez mais valiosa para todos os ocupantes do veículo. 

 

Expansão do portfólio de sistemas da ZF – 25 anos de CDC 

 

Com o sMOTION, a ZF está adicionando uma tecnologia ao seu portfólio de direção, frenagem e chassi para carros de passeio. Com esses atuadores controlados eletronicamente, a ZF pode influenciar a dinâmica longitudinal, transversal e vertical completa dos veículos como um sistema geral controlado por software. No futuro, a combinação dessas tecnologias levará a sistemas de chassi conectados que podem ser coordenados de forma holística com o software cubiX da ZF.  “Podemos apoiar os fabricantes não apenas com os componentes, mas também com funções de condução por software para o sistema geral”, diz Holdmann. 

 

A ZF está entre os principais fornecedores de tecnologia quando se trata de sistemas de amortecimento semiativos e ativos. O primeiro sistema CDC chegou ao mercado há 25 anos e o sMOTION usa a última geração da tecnologia CDC, o CDCrci independente de tração e pressão com duas válvulas em cada amortecedor – uma para a fase de retorno, a outra para a fase de compressão.