MM Editorial | ZF participa de encontros voltados à busca de melhorias para a mobilidade urbana
11566
post-template-default,single,single-post,postid-11566,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

12 nov ZF participa de encontros voltados à busca de melhorias para a mobilidade urbana

zf

ZF participa de encontros voltados à busca de melhorias para a mobilidade urbana

12.11.2015

  • Desenvolver soluções eficientes para melhorar o transporte coletivo e individual das pessoas é uma das grandes missões da ZF.  
  • Eixo convencional e elétrico para ônibus e as mais modernas transmissões, tanto para ônibus como para carros de passeio, estão entre as soluções de ponta oferecidas pela ZF, a fim de garantir melhorias ao transporte urbano e rodoviário.

Mais eficiência na Mobilidade Urbana. Esta tem sido uma das principais prioridades da ZF no desenvolvimento de suas soluções tecnológicas, tanto no Brasil, como em todo o mundo.  Por este motivo, a ZF América do Sul tem garantido sua participação nos principais eventos relacionados a este tema.  

Um dos exemplos foi sua participação na 26ª Conferência Anual do Conselho Empresarial da América Latina, onde a marca foi a única representante da indústria automotiva brasileira a participar do painel sobre os desafios e soluções para a Mobilidade Urbana, parte do tradicional encontro que ocorre a cada ano em uma grande cidade da América Latina.

O mote do evento, “América Sem Fronteiras”, abordou desafios, oportunidades e soluções para diversas áreas, entre elas energia; educação; das cadeias produtivas de valor agregado dos segmentos de agronegócio, mobilidade e serviços; empreeendedorismo e inovação; sustentabilidade; cooperação público privado; conectividade e progresso, entre outros.

Representando a ZF, Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, participou do painel que discutiu a busca por mais eficiência na mobilidade urbana ao lado de empresas como Telefónica, LATAM, Centro de Operações Rio e ANSCAP. O tema trata de um dos grandes desafios futuros para o continente latino-americano, o qual, segundo projeções da ONU, terá 90% da população vivendo em cidades até 2020. O levantamento apresentado por Bricio apontou que o número de cidades na região do Cone Sul cresceu seis vezes em apenas 50 anos.

“O êxito de maior integração entre as nações latino-americanas reside, naturalmente, na busca por soluções ecológicas, seguras, integradas e eficientes de mobilidade urbana, valorizando, particularmente, o transporte coletivo”, disse o executivo. Foram apresentados estudos que a ZF realiza em todo o mundo, com foco em inovações tecnológicas voltadas para que a indústria automotiva esteja apta a trazer respostas rápidas e positivas a estes grandes desafios.

A ZF, uma das maiores sistemistas do mundo, está há mais de 55 anos no Brasil. A empresa possui uma vasta gama de produtos desenvolvidos especificamente para aprimorar a mobilidade urbana, tanto para carros de passeio como para ônibus.

Entre as grandes inovações neste segmento, destacam-se as transmissões automáticas de 9 velocidades para automóveis, e as transmissões automatizadas ECOLIFE para ônibus urbanos, ambas oferecendo alta eficiência por permitir melhor rendimento energético com reduzidos índices de emissões.

O Eixo AV 132 para ônibus de piso baixo é outro exemplo que garante maior acessibilidade aos passageiros, facilita o embarque e desembarque e, por isso, reduz em cerca de 50% o tempo de parada dos veículos nos pontos. O equipamento pode ser aplicado tanto em BRTs como em ônibus convencionais.
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA DOWNLOAD DAS IMAGENS
Foto 1 – Wilson Bricio
Foto 2 – Ecolife
Foto 3 – Eixo AV 132

São Paulo, 12 de novembro de 2015.
Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.

Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.

Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan “Motion and Mobility” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca.

Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com