MM Editorial | ZF participa da 8ª Edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, com foco na indústria 4.0 e no profissional do futuro
11986
post-template-default,single,single-post,postid-11986,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

09 nov ZF participa da 8ª Edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, com foco na indústria 4.0 e no profissional do futuro

  • Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, organizado pela VDI-Brasil, está acontecendo hoje e discute com profundidade as tendências da Indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia no Brasil.

 

  • VDI-Brasil é a sigla da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, entidade focada no desenvolvimento da alta engenharia e da cooperação tecnológica com a Alemanha.

 

 

As diversas possibilidades da Indústria 4.0, suas perspectivas a curto e médio prazo para o Brasil e quais as competências necessárias para o Engenheiro do futuro são os assuntos principais da 8ª Edição do Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, promovido pela VDI-Brasil, patrocinado pela ZF entre outras empresas, e que está acontecendo hoje no Centro Universitário SENAC, na cidade de São Paulo. O tema desta edição é “O engenheiro 4.0 na transformação digital”. O presidente da ZF América do Sul – também presidente da VDI-Brasil, Wilson Bricio, fez a abertura do evento.

 

 

Como grande apoiadora da iniciativa, a ZF patrocina o evento que conta com cerca de 300 participantes entre engenheiros, empresários, presidentes e diretores de várias corporações, representantes de associações e entidades de classe, políticos, acadêmicos, imprensa, além de universitários, que têm a oportunidade de debater e apresentar as suas conclusões sobre os desafios do denominado “Engenheiro 4.0”.

 

 

Na edição deste ano do Dia da Engenharia estão presentes personalidades do universo da Digitalização e da Indústria 4.0, como o Dr. Nills Macke, do board da BitCom na Alemanha e um dos responsáveis pela introdução do conceito da Indústria 4.0 na ZF da Alemanha, que participa de um dos painéis por videoconferência, Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R e professor da Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, que está à frente de projetos como Porto Digital e Ikewai, que faz a ponte de boas ideias de empreendedores locais com investidores e financiadores. O evento conta ainda com Claudio Haddad, presidente do Insper, Cristina Palmaka, presidente da SAP e Uwe Schwartz, Head de Planejamento da marca Volkswagen, gerente do projeto “Costs and outlay” e um dos maiores especialistas do mundo desta nova indústria.

 

 

Para Wilson Bricio, os engenheiros têm papel fundamental no desenvolvimento da Indústria 4.0, “sendo profissionais essenciais para a elaboração, implantação e gestão de processos inovadores para o aumento da competitividade da indústria e sua renovação frente às oportunidades e desafios futuros”.

 

 

A também denominada “Manufatura Avançada” fundamenta-se não somente em novas tecnologias, mas em um novo modelo de atuação e interação entre homens e máquinas. Trata-se de uma nova revolução industrial com reflexos não apenas nas fábricas, mas na vida das pessoas. A ZF é uma das empresas que vem dedicando grande atenção à Indústria 4.0, já em fase mais avançada na Alemanha e ainda incipiente no Brasil.

 

 

É o que a ZF chama de “fábricas inteligentes” que garantem mais produtividade, melhor qualidade dos produtos, o uso mais adequado e consciente dos recursos naturais e uma logística altamente eficiente entre todas as suas unidades do mundo. Com este processo é possível reduzir substancialmente o índice de defeitos e, melhor ainda, garantir celeridade para detectar os problemas muito antes dos produtos finais chegarem ao consumidor, já que a “integração do supply chain do fornecedor ao cliente é o grande desafio”, afirma Bricio.

 

 

“A Indústria 4.0 vem sendo introduzida na ZF por meio de uma abordagem mais evolucionária. A empresa definiu um comitê central para cuidar especificamente deste assunto em todas as suas unidades. O objetivo principal é focar na alta qualidade, eficiência logística e o uso consciente dos recursos naturais. Experiências positivas neste sentido já foram implantadas nas unidades da ZF na Alemanha, México e Brasil”, comenta Bricio.

 

 

2o. Prêmio VDI-Brasil – Ao final do dia acontecerá a cerimônia de outorga do 2º Prêmio VDI-Brasil “Destaque da Engenharia”, que reconhecerá o engenheiro cuja trajetória tenha demonstrado a versatilidade da engenharia e como esta formação contribui para a excelência não somente na área técnica, mas também de gestão.

 

 

Na área de exposição da ZF, há um painel em LED que demonstra por meio de ferramentas tridimensionais como as tecnologias da empresa estão presentes no dia a dia das pessoas. Com isso, o visitante pode passear virtualmente por uma cidade fictícia, criada com o objetivo de demonstrar a abrangência de atuação da ZF. Desta forma, o painel criado apresenta todos os setores onde os produtos da marca estão presentes, desde o agrícola e de construção, marítimo, de energia eólica, transportes, automóveis e até trens. O objetivo é demostrar ao público todas as tecnologias da ZF em cada um destes segmentos.

 

SERVIÇO:
Centro Universitário SENAC
Endereço: Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – SP
Data: 09 de novembro
Horário: das 10h00 às 19h00
Local: Centro de Convenções – Auditório 01