19 dez ZF lança Radar de Imagem 4D para a SAIC, na China
• A ZF está fornecendo seu Radar de Imagem de última geração para veículos elétricos Série R da SAIC, na China
• O Radar de Imagem de alta resolução quadridimensional permite segurança avançada e funções de direção automatizadas
• Com 192 canais, 16 vezes mais resolução do que um radar automotivo clássico, fornece detecção muito detalhada de cenas e objetos em um alcance de até 350 metros
Friedrichshafen, Alemanha – A ZF iniciou o lançamento de sua tecnologia de Radar de Imagem para veículos da Série R da SAIC Motor Corporation, da China. Anteriormente conhecido como radar de alcance total, o Radar de Imagem ZF percebe os arredores do veículo em quatro dimensões, incluindo informações discretas de altura. Em combinação com essas tecnologias, o Radar de Imagem de alta resolução pode ajudar a fornecer a segurança e a confiabilidade necessárias para aplicações de direção semi a altamente automatizada e de direção autônoma (Nível 4).
A tecnologia de Radar de Imagem ZF oferece alta resolução para 4 dimensões: alcance, velocidade, azimute ou plano horizontal, e elevação, no plano vertical. A adição do ângulo de elevação ajuda a gerar uma imagem 3D aprimorada da situação do tráfego, enriquecida com informações de velocidade, resultando em um modelo ambiental superdenso e processado digitalmente. Este conjunto de informações ajuda um veículo em uma estrada a detectar o fim de um engarrafamento, mesmo abaixo de uma ponte ou no estágio inicial de um túnel. O sistema é projetado para fornecer avisos de frenagem ou potencialmente acionar a Frenagem de Emergência Automática, caso o motorista não estiver respondendo. O Radar de Imagem também fornece informações que ajudam a detectar a margem da estrada e se há áreas de passagem livre na frente e ao lado da estrada para ajudar a habilitar sistemas como o Assistente de Direção de Emergência Automática.
O Radar de Imagem tem uma resolução consideravelmente maior do que as soluções de radar disponíveis, que normalmente têm apenas 12 canais (três transmissores, quatro receptores). No Radar de Imagem da ZF, o número de canais é 16 vezes maior, resultando em um total de 192 canais disponíveis.
“Temos o prazer de lançar a tecnologia Radar de Imagem da ZF para aprimorar a assistência avançada ao motorista e as funções semiautomáticas dos veículos da série R da SAIC. Isso representa um importante avanço na tecnologia de detecção”, disse Jana Rosenmann, Head da Divisão de Eletrônicos e ADAS da ZF. “Com seus altos níveis de reconhecimento de objetos e cenas e detecção de longo alcance, o Radar de Imagem é fundamental para ajudar a atender aos crescentes requisitos de percepção da Direção Autônoma Níveis 3 e 4 altamente assistida a um nível de preço competitivo, enquanto aumenta significativamente o desempenho potencial de segurança avançada e aplicações de direção Nível 2+ ADAS”.
A alta densidade de informações do Radar de Imagem permite um reconhecimento de objetos muito detalhado. Por exemplo, ele pode detectar imagens desafiadoras como uma criança na estrada, de forma até cinco vezes melhor do que os radares clássicos, permitindo informações mais precisas no registro da velocidade do objeto medido para cada ponto de medição. O Radar de Imagem da ZF pode até detectar o movimento de membros individuais – o que permite que o sensor reconheça potencialmente em que direção o pedestre está caminhando.
O Radar de Imagem é uma adição importante ao abrangente conjunto de sensores da ZF para funções de direção automatizada. Com um ângulo de abertura de 120 graus, foi concebido para uma vasta gama de situações: desde o trânsito lento da cidade à condução em estradas secundárias e autoestradas. A 350 metros, o alcance está bem acima do atual Radar de Imagem de última geração, é altamente flexível, e permite várias posições de montagem ao redor do veículo com cobertura de 360 graus. Funciona de forma eficaz em posições de montagem baixas ou altas para carros esportivos, até caminhões enquanto estão sendo ajustados para sua dinâmica de direção específica. Ele utiliza a banda de 77 gigahertz e a Modulação FMCW (Fast Ramp Frequency Modulated Continuous Wave, no original em inglês) compartilhada com outros sensores de radar da ZF.