
24 abr ZF lança novo eixo estreito TSA Narrow na Agrishow 2025, desenvolvido no Brasil para tratores de até 105 HP
- Novo Eixo Dianteiro Direcionável Estreito, da família de produtos TSA – TerraSteerAxle da ZF, foi desenvolvido no Brasil e traz evoluções para evitar danos às culturas de café e frutas
- ZF chega a 40 anos de produção de eixos no Brasil e atinge 700 mil eixos em Sorocaba, SP, onde possui equipe de engenharia de desenvolvimento e de aplicação, além de time de campo dedicado exclusivamente para a América do Sul
- Tecnologias de driveline e soluções digitais para o segmento agrícola serão destaque na feira, assim como componentes para o mercado de reposição
A ZF, empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para o setor automotivo, agrícola e de construção, apresenta na Agrishow 2025, que acontece de 28 de abril a 02 de maio, em Ribeirão Preto, SP um portfólio de produtos para o mercado agrícola que tem como principal característica o aumento da eficiência nas operações agrícolas e a redução de impactos no solo cultivado. O grande destaque será o lançamento do Eixo Dianteiro Direcionável Estreito, o TSA Narrow, – projetado pela Engenharia de Produto e Desenvolvimento do Brasil, localizado no Centro de Competência Mundial da ZF, em Sorocaba, para atender às exigências de segmentos como café e fruticultura. O novo eixo traz avanços em desempenho, economia e versatilidade. Além de tecnologias para aplicação agrícola e industrial, a empresa estará presente no evento com suas soluções para veículos comerciais, segmento de construção e para o mercado de reposição de componentes. Serão 300 metros quadrados de exposição para apresentar suas tecnologias voltadas ao setor agrícola do Brasil e América do Sul, da produção até a logística de transporte e manutenção.
A ZF participa da Agrishow em um momento histórico para a empresa, quando atinge o marco de 700 mil eixos produzidos em sua unidade de Sorocaba (SP), ao mesmo tempo em que celebra quatro décadas da nacionalização desses componentes, fornecidos em sua maioria para o setor agrícola brasileiro. Para Silvio Furtado, vice-presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, “essa marca reflete a sólida estrutura que foi criada pela ZF em Sorocaba, SP, consolidada desde 2018 como um Centro de Competência Global de Inovação e Desenvolvimento de soluções em eixos dianteiros direcionáveis tracionados para o setor agrícola. Atingimos esses números graças à nossa presença em campo, que possibilitou realizarmos um trabalho personalizado para atender as necessidades dos produtores no Brasil. Isso vem contribuindo diariamente para a produtividade e eficiência nas operações agrícolas no País”, conclui.
O Centro de Competência dispõe de um espaço para testes dedicado à validação de performance dos eixos para aplicação com carregador frontal. Esta instalação reforça o papel da engenharia brasileira para o Grupo ZF e tem como objetivo testar e validar a performance dos eixos da família TSA, que equipam as principais máquinas agrícolas do mercado, além de futuras famílias de produtos. Com aproximadamente 1.000 m², o espaço foi projetado para simular cenários desafiadores levando em consideração as condições reais enfrentadas no campo, como terrenos irregulares e situações que exigem alta oscilação dos eixos, o que permite validar sua durabilidade e robustez, de acordo com a aplicação.
A família de eixos TSA em produção no Brasil cobre aplicações de 60 a 260 HP e praticamente todas as aplicações 4×4. Ela é conhecida por sua modularidade e possibilidade de personalizações, conforme a necessidade do cliente. Os produtos possuem design que permitem excelente distância do solo, geometria de direção para melhor dirigibilidade, melhor ângulo de esterçamento, além de sensores de esterçamento que auxiliam na geolocalização do trator quando ligados a seu sistema de GPS. Conta ainda com projeto otimizado em eficiência energética e peso de componentes para garantir a redução no consumo de combustível. Adicionalmente à linha TSA, a ZF produz em sua unidade de Sorocaba o eixo APL335 para aplicações até 90 HP e o eixo AS3050, para aplicações de 135 HP.
Novo TSA Narrow foi criado no Brasil para evitar danos às culturas e aumentar a produtividade
O novo eixo dianteiro direcionável estreito TSA Narrow foi desenvolvido no Centro de Competência da ZF, com design 100% brasileiro e criado a partir da identificação das necessidades dos produtores em campo. Especificações podem ser solicitadas pelas montadoras para suas aplicações e maquinários.
A principal característica do novo TSA Narrow, principal lançamento da empresa na Agrishow, está na sua bitola reduzida. A tecnologia permite que os tratores passem entre as fileiras de plantio, minimizando danos às culturas e aumentando a produtividade. O equipamento foi projetado para tratores estreitos de até 105 HP, mais comuns na fruticultura e no café.
“Hoje o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de frutas e café e por isso o mercado demanda tratores estreitos que permitam a passagem entre as linhas de plantação. Com o lançamento do Eixo Dianteiro Direcionável Estreito tracionado, o TSA Narrow, conseguimos entregar melhor aproveitamento da área cultivável e consequente aumento da produtividade”, explica Silvio Furtado.
O equipamento mantém a carcaça de três partes, que garante mais facilidade para a manutenção e segue o mesmo padrão dos demais eixos da família TSA, incorporando conceitos de design, especificações e otimização estrutural. Sua modularidade permite simples adaptações para atender às necessidades dos clientes, que o tornam mais versátil e eficiente.
O novo eixo propicia redução no consumo de combustível, graças ao seu design leve e eficiente. Entre os principais diferenciais técnicos estão a largura total de 1340 mm, o ângulo de esterçamento de 55° e o diferencial de deslizamento limitado a 45%.
Um portfólio completo de soluções para o setor agrícola
Além de dar foco ao lançamento do novo eixo e comemorar marcos de produção no Brasil, a ZF também levará para a exposição outros produtos da mesma família de produtos, como o TSA23, comercializado na versão rígida e suspensa. Como opcional, o eixo pode ser produzido de fábrica com um kit reversível de extensão de bitola para até 3 metros, atendendo a demanda da cultura de cana-de-açúcar. Esses eixos suportam aplicações em tratores com potências de 160 até 260 HP. “O TSA 23 está sendo produzido no Brasil com alto grau de tecnologia e precisão apurada e foi desenvolvido para entregar alto desempenho às máquinas, com menores custos operacionais possíveis aos produtores”, enfatiza Silvio Furtado.
Drivelines e componentes para tratores agrícolas estreiam no evento
Pela primeira vez no Brasil, a ZF apresenta a TPT 20, transmissão projetada para tratores com potência até 205 HP. Este modelo possui uma transmissão powershift de 6 velocidades, proporcionando 30 marchas à frente e 15 marchas à ré, além de uma opção Basic Line com um pacote a menos de mudanças. O TPT 20 também oferece a função Intelligent Range Shift (IRS) opcional, permitindo mudanças de faixa rápidas e confortáveis. Uma característica única é a capacidade de overdrive, possibilitando operações de transporte a 50 km/h com apenas 1.500 rpm, ou 40 km/h a 1.200 rpm, dependendo do tamanho dos pneus.
O eTrac, acionamento auxiliar elétrico para suportar a tração principal do trator estará pela primeira vez na Agrishow. Trata-se de um equipamento que pode ser instalado em implementos como arados e transbordo de cana ou grãos. Com um módulo de controle inteligente, o eTrac distribui a potência entre o motor do trator e do implemento para garantir performance, mesmo em condições mais exigentes. O sistema permite o uso de máquinas menores com o mesmo desempenho, o que aumenta a eficiência no campo de trabalho, reduzindo o consumo de combustível e opera de maneira ecologicamente correta. O sistema também facilita o trabalho quando o solo é macio. A força adicional fornecida pela eTRAC significa que um trator de motor menor consegue puxar um arado maior – o que se traduz em produtividade. Afinal, a compactação do solo por equipamentos pesados é um desafio generalizado para os produtores e suas culturas.
Componentes hidráulicos e pneumáticos pela primeira vez na Agrishow
Uma linha completa de componentes hidráulicos e pneumáticos voltados para máquinas agrícolas e construção, que garantem maior segurança, eficiência e confiabilidade no campo também estreiam na Agrishow. A empresa apresentará suas soluções inovadoras para sistemas de freios, controle de suspensão e compressores, destacando produtos como a válvula de freio eletro-hidráulica EBV-V, o pedal modulador de freio e a válvula de carga de acumulador dual, todos pertencentes à linha de componentes hidráulicos. No segmento pneumático, a ZF exibirá itens como o compressor de cilindro único, a válvula de secador de ar com regeneração, a válvula de freio manual para reboques e o módulo de nivelamento para suspensão.
A ZF também exibe o sistema ECAS (Suspensão a Ar Controlada Eletronicamente), solução já conhecida do mercado de veículos comerciais, que garante mais estabilidade para os pulverizadores autopropulsados. “Com os braços de pulverização cada vez mais longos, a estabilidade é muito importante para garantir eficiência na operação e durabilidade das barras. O sistema de controle eletrônico é mais eficiente do que os sistemas mecânicos tradicionais”, explica.
Eixos dianteiros e traseiros para o segmento de construção e transmissão ERGOPOWER
Os tradicionais eixos para construção, o dianteiro direcional Multisteer MS-B 3000 e o traseiro rígido com freio Multitrac MT-B 3000 produzidas localmente e voltadas ao setor de construção civil farão parte da exposição da ZF. São produtos capazes de suportar picos de extremo estresse durante a operação, mesmo com a caçamba sobrecarregada, sem perder a precisão de esterçamento. Estes eixos são aplicados em máquinas com motores entre 70kW (95HP) e 80kW (108HP), conforme modelo do equipamento.
Os modelos MT-B 3065/3070 estão disponíveis para aplicação em retroescavadeira de design tradicional, com eixo traseiro rígido. São destinados a suportar grandes cargas e possuem freios multidiscos úmidos internos com alto torque de frenagem. Localizado na flange do eixo, o freio de estacionamento pode ser implementado com discos múltiplos ou simples e pinça de freio hidráulico, conforme solicitação do cliente. Os eixos ZF Multitrac são caracterizados por sua fácil manutenção e longa durabilidade.
Facilidade de manuseio e o design modular são as principais vantagens das transmissões Ergopower, já conhecidas do setor de construção brasileiro por permitir que o operador tenha mais flexibilidade na operação. O modelo em exposição na Agrishow 2025 terá quatro velocidades. O design vertical dispensa o uso de caixas de transferência de torque, o que simplifica a operação, manutenção e otimiza custos. Outra vantagem é que com as transmissões eletrônicas da linha é possível a conexão com o motor eletrônico via can.
Portfólio completo com destaque para soluções digitais e tecnologias para reboques e gerenciamento de ar
A ZF levará para a feira suas soluções e sistemas para chassis, controle de chassis e driveline, como a TraXon, transmissão automatizada consagrada para o segmento de caminhões pesados e extrapesados que fazem o escoamento da produção agrícola. Além disso, apresenta um portfólio inovador de tecnologias para reboques e semirreboques, voltadas para aumentar a segurança e a eficiência operacional no escoamento da produção agrícola.
Entre os destaques está o SCALAR EVOPulse, tecnologia de telemetria que pode trabalhar em conjunto com o sistema iEBS para fornecer dados operacionais como, monitoramento de pneus, localização, atuação dos sistemas de segurança (ABS e antitombamento) e diagnóstico de manutenção, atendendo às diferentes aplicações do mercado, incluindo transportadores de grãos e operações off-road.
Outra inovação é o novo SmartBoard da ZF, um painel de interface montado na lateral do reboque, que permite aos motoristas acessar parâmetros essenciais, como carga por eixo e avisos de manutenção, itens que otimizam a operação e segurança do transporte. Complementando as soluções, a ZF também apresenta o System Saver Single Cartridge Air Dryer, um sistema compacto de gerenciamento de ar que integra as funções de secagem, descarga e regeneração, garantindo um fluxo contínuo de ar limpo e seco, além de facilitar a manutenção e reduzir o tempo de inatividade dos equipamentos.
ZF Aftermarket sustenta a longevidade dos equipamentos agrícolas
A ZF Aftermarket se prepara para apresentar um portfólio de componentes agrícolas e voltados a veículos comerciais na Agrishow, com destaque a soluções para os modelos das famílias de eixos APL, AS e TSA, além de itens para transmissões e engrenagens.