MM Editorial | ZF lança nova transmissão de 6 marchas para veículos comerciais leves
12191
post-template-default,single,single-post,postid-12191,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

06 jun ZF lança nova transmissão de 6 marchas para veículos comerciais leves

  • Novo modelo foi desenvolvido na Alemanha com participação direta de diversas áreas da engenharia da ZF do Brasil 

 

  • Uma nova linha de montagemfoi construída em Sorocaba, SP, exclusivamente para a produção da nova transmissão

 

 

 

A ZF lançou globalmente a nova transmissão 6S-480 para o segmento de veículos comerciais leves, que irá integrar a família de transmissões de seis velocidades da marca.  Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas e um novo escalonamento. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.

 

 

A transmissão é ideal para aplicação em caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Seu desenvolvimento partiu da ZF Alemanha e contou com o suporte das áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da ZF do Brasil. Para sua homologação foram realizados intensos testes de durabilidade em rotas urbanas e rodoviárias, além de testes tear down para avaliar a robustez dos componentes internos. Além disso, foram ainda executados testes de bancada dos componentes com novos designs como rolamentos, engrenagens e sistema de engate.

 

 

A viabilização da produção no Brasil ocorreu com a implantação de uma nova linha de montagem, equipada com ferramentas de última geração, na planta de Sorocaba, SP. A linha é exclusiva para a produção da nova transmissão, que faz parte da família destinada a esta faixa de aplicação, e está em operação desde setembro do ano passado. Integram a família as transmissões 6S-420 e 6S-450.

 

 

De acordo com Sivio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul, o Iveco Daily, produzido no Complexo da montadora em Sete Lagoas (MG), é o primeiro veículo no mundo a utilizar a nova tecnologia. Outras montadoras já estudam a sua aplicação no Brasil, completa o executivo.

 

 

Para Furtado “a 6S-480 surge como uma evolução das versões anteriores e oferece às montadoras e clientes finais uma série de benefícios relacionados à economia de combustível e melhor produtividade”. Com seis velocidades, mecânica e sincronizada, a 6S-480 possui capacidade de torque de entrada de até 450 Nm para aplicações em caminhões e vans até sete toneladas, e 480 Nm para caminhonetes de médio porte. A 6S-480 não substitui a transmissão 6S-450, mas, sim, complementa o portfólio de soluções da ZF para essa faixa de aplicação em veículos comerciais leves.