MM Editorial | ZF inicia produção em série do CeTrax – sistema de tração central elétrico para transporte público
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08 jun ZF inicia produção em série do CeTrax – sistema de tração central elétrico para transporte público

  • Produção em série do sistema de tração central elétrico CeTrax terá início no terceiro trimestre de 2020

 

  • Lançamento inicial será em parceria com a montadora de ônibus Solaris no modelo Urbino 15 LE elétrico

 

  • As soluções de mobilidade elétrica da ZF suportam o transporte e estão alinhadas ao futuro da mobilidade e livre de emissões

 

 

Friedrichshafen. Para tornar o transporte público livre de emissões da forma mais fácil e flexível possível, a ZF suporta montadoras de veículos comerciais com sua ampla experiência em tecnologia e competência em sistemas. Vários fabricantes em todo o mundo já contam com o eixo portal elétrico AVE AxTrax como acionamento elétrico para ônibus em transporte coletivo. A partir do terceiro trimestre de 2020, o sistema de tração central elétrico CeTrax será o segundo produto nesta linha de eletrificação da ZF para o transporte público a entrar em produção em grande escala. A unidade será fabricada em Friedrichshafen, Alemanha.

 

 

“O início da produção em série do sistema de tração central elétrico para ônibus ilustra o pioneirismo que a ZF possui na eletrificação. O CeTrax é outro elemento na construção do caminho para um transporte público livre de emissões, que a ZF suporta com o melhor da sua competência”, diz Dr. Andreas Grossl, responsável pelos sistemas de eixos e transmissão para ônibus na ZF. “A conquista das montadoras de ônibus no mercado de propulsão elétrica mostra que estamos no caminho certo com a nossa estratégia”.

 

 

CeTrax: flexível e potente

A ZF projetou o CeTrax para uso em ônibus e o apresentou ao público pela primeira vez em um veículo de teste próprio em 2017. O design do inversor é baseado em um conceito plug-and-drive, que une em um único módulo compacto, um motor elétrico, uma transmissão de dentes retos de uma velocidade com dois estágios com diferencial, bloqueio de estacionamento, carcaça, unidade de arrefecimento, assim como unidade eletrônica e software de controle. O CeTrax pode ser facilmente instalado em veículos com um layout de driveline convencional. Além disso, o CeTrax, como os outros acionamentos elétricos da ZF, pode ser pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível, ou ser alimentado por bateria e supercapacitores. É, portanto, adequado para o desenvolvimento de novos veículos, bem como para a modernização de plataformas existentes.

 

Isso permite que as montadoras e os frotistas respondam com flexibilidade aos requisitos do mercado e às regulamentações legais. Convencida das inúmeras vantagens do produto, a montadora polonesa Solaris decidiu então pelo CeTrax. No futuro, ele fornecerá tração elétrica ao novo modelo elétrico Urbino 15 LE. Outros lançamentos de clientes estão ainda em preparação.

 

Livre de emissões por toda a cidade

Limites mais rigorosos de emissões e o debate público sobre poluentes estão pressionando as montadoras em relação às soluções para a mobilidade. O transporte público alemão, está, em particular, sob a obrigação de reduzir as emissões e, assim, aliviar o impacto sobre o meio ambiente. Como grupo líder de tecnologia mundial e parceiro de longa data da indústria de veículos comerciais, a ZF apoia os fabricantes nessa conversão com sua experiência tecnológica.