03 dez ZF finaliza processo de aquisição dos negócios de transmissões industriais e de turbina para energia eólica da Bosch Rexroth
ZF finaliza processo de aquisição dos negócios de transmissões industriais e de turbina para energia eólica da Bosch Rexroth
03.12.2015
- A aquisição fortalece a Divisão de Tecnologia Industrial e impulsiona o objetivo corporativo de expandir ainda mais o negócio não automotivo da ZF.
- Autoridades antitruste dão aval para a aquisição: Desde 1 de dezembro, 1200 funcionários das plantas de Witten (Alemanha), Pequim (China) e Lake Zurich (EUA) serão integrados ao Grupo ZF.
As autoridades antitruste deram o aval e a partir de 1 de dezembro de 2015, a ZF assumiu oficialmente os negócios de transmissões industriais e de turbinas para energia eólica da Bosch Rexroth AG. Os 1200 funcionários das plantas de Witten, Pequim e Lake Zurich farão parte da empresa de tecnologia. Para a ZF, a aquisição é a entrada no negócio de equipamentos industriais de grande porte utilizados, por exemplo, em plataformas de petróleo, veículos de mineração, máquinas de perfuração de túnel ou teleféricos. As diversas linhas de produtos serão reunidas na nova unidade de negócios, a ZF Industrial Gears, localizada em Witten, Alemanha. A empresa também fortalece seu negócio de transmissões para turbina eólica.
“Com a recém-criada unidade de negócios Industrial Gears, pretendemos fazer as coisas funcionarem literalmente em grande escala”, declara o CEO da ZF, Dr. Stefan Sommer. “Estamos ampliando nosso portfólio com as transmissões de grande porte para aplicações industriais, máquinas de perfuração de túnel e escavadeiras de mineração de 600 toneladas. A gama de produtos também será ampliada na unidade de negócios de Wind Power Technology com transmissões para turbinas eólicas, gerando até oito megawatts.”
Com a transação, a ZF está assumindo as duas plantas de produção da Bosch Rexroth AG, em Witten com quase 900 colaboradores e em Pequim com mais de 300 funcionários, bem como o site de serviços localizado em Lake Zurich com 15 empregados. No dia 1 de dezembro as três plantas celebraram o day one sob o guarda chuva ZF, além da data da aquisição oficial.
Estes dois novos negócios serão adicionados à unidade de negócios Industrial Gears comandada pela Industrieantriebe Witten GmbH e ZF Powertrain Systems (Beijing) Co. Ltd. Witten é a sede da unidade de negócios que abriga não só a linha de produção e o escritório administrativo, mas também os departamentos de desenvolvimento e vendas para tecnologias de transmissões (industriais e para energia eólicas). A planta também é responsável pela produção da unidade de negócios de Wind Power Technology da ZF, que tem a sede localizada em Lommel, Bélgica. Além disso, as transmissões ZF para o segmento eólico estão sendo produzidas também em Pequim, e, como resultado, a empresa está ampliando sua presença neste importante mercado na China.
A ZF nomeou Christoph Kainzbauer, experiente gerente do segmento de tecnologias de transmissões de grande porte, para gerir a unidade de negócios Industrial Gears. Anteriormente, ele era responsável pelas vendas globais destas transmissões da Bosch Rexroth. A nova unidade de negócios inclui as linhas de produto de transmissões para aplicações em mineração e grandes máquinas de construção, transmissões para aplicações marítimas e offshore, transmissões para plantas industriais e equipamentos, bem como para teleféricos.
“Vemos um futuro com muitas oportunidades para a Divisão de Tecnologia Industrial, relacionadas principalmente à tecnologia eólica” explica Wilhelm Rehm, responsável pela Gestão de Materiais Corporativos e Tecnologia Industrial no Board Administrativo da ZF. “O fortalecimento da ZF no segmento não automotivo é um objetivo importante na nossa estratégia de longo prazo. Estamos complementando nosso portfólio de tecnologia industrial de forma otimizada enquanto abrimos as portas a novos mercados e clientes” declara Rehm.
As duas empresas concordaram em não divulgar o valor da aquisição. Em 2014, a Bosch Rexroth faturou aproximadamente EUR 300 milhões com o negócio de transmissões de grande porte. No mesmo ano as vendas da Divisão de Tecnologia Industrial, na qual a empresa concentras todas as suas atividades off-road, representou aproximadamente 12% das vendas globais do Grupo ZF. Esse número deve aumentar em longo prazo.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA DOWNLOAD DA IMAGEM
Foto – Industrial Gears
Legenda
Com a aquisição totalmente concluída dos negócios de transmissões industriais e de turbina para energia eólica da Bosch Rexroth, a ZF consolidou seu portfólio de transmissões na área Industrial, como por exemplo, a aplicação em máquinas pesadas de perfurações de túneis.
São Paulo, 03 de dezembro de 2015.
Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.
Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.
Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan “Motion and Mobility” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca.
Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com
Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Fone: 11 2941 7568
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br