06 jan ZF estreia a plataforma de computação de alto desempenho para controle de mobilidade de veículo
- ZF apresenta seu próximo computador central de alto desempenho – o Vehicle Motion Domain Controller
- Computador coordena as funções do chassi e do veículo a partir de uma única unidade e integra as funções de controle da carroceria do veículo sem a necessidade de ECUs adicionais
- Solução é uma nova adição à família de supercomputadores da ZF juntando-se ao ProAI
Las Vegas, Estados Unidos. No CES 2022, a ZF apresenta sua próxima plataforma de computação de alto desempenho: o controlador Vehicle Motion Domain (VMD Controller). O VMD Controller é um computador central adaptável para todos os tipos de plataformas de chassis, funções de movimento e carroceria de veículos, carros definidos por software de próxima geração e futuras arquiteturas de domínio e zona E / E.
As características de direção e manuseio de um carro são amplamente definidas por seu chassi. A orientação das rodas, o amortecimento, a suspensão, a direção e os freios ajudam a determinar o caráter de um veículo e a tendência de eletrificação e controle de software desses sistemas continuam a acelerar.
“Dinâmicas de direção cuidadosamente coordenadas são essenciais para aumentar a segurança e o conforto da direção com condutor e autônoma. Os clientes hoje estão escolhendo entre um espectro mais amplo de tecnologias que exigem mais detecção de sensores de chassi integrados, bem como de outros sistemas de veículos. Atender aos requisitos crescentes desses sistemas, cada vez mais sofisticados que incluem circuitos semelhantes, precisam de soluções de computação de maior potência”, disse André Engelke, Head da Área de Sistemas de Controle de Mobilidade de Veículos.
“É por isso que desenvolvemos o VMD Controller, que acreditamos ser atualmente o computador de alto desempenho de domínio de chassi mais flexível, escalável e poderoso disponível”, enfatizou Engelke.
O controlador de alto desempenho é projetado para integrar as funções do veículo em todos os domínios, incluindo corpo e gerenciamento de energia, e oferece suporte à funcionalidade autônoma enquanto reduz a complexidade usando um único controlador para controle inteligente de movimento do veículo. O VMD Controller atende às tendências de veículos definidas por software com funções e aplicativos em tempo real com um limite de alto desempenho de 55.000 DMIPS (milhões de instruções por segundo).
A ZF também dá grande ênfase aos sistemas abertos que permitem que os clientes da mobilidade ajustem os componentes de acordo com suas necessidades. Para um nível mais alto de automação, o controlador de alto desempenho VMD pode ser conectado ao ZF ProAI, a plataforma de computação de alto desempenho da ZF para aplicativos ADAS / AD, em uma abordagem de sistema integrado.
“O design e a arquitetura da nova versão do ZF VMD Controller são, obviamente, baseados nesta abordagem aberta e modular: a placa pode operar o próprio software de aplicativo e segurança da ZF – ou de outros desenvolvedores ou fornecedores terceirizados,” disse Engelke.
Supercomputadores de alta performance da ZF são projetos para um futuro dinâmico
A inteligência dos veículos futuros provavelmente será controlada por alguns computadores centrais extremamente poderosos, como o VMD e os controladores ProAI. Eles executam as funções de software de computação intensiva que controlam os domínios críticos do veículo e ajudam a habilitar funções para direção automatizada, mobilidade elétrica, controle de movimento do veículo e segurança integrada. Computadores de alto desempenho e funções de software inteligentes são os principais capacitadores para os veículos definidos por software do futuro e podem ajudar a trazer experiências de mobilidade seguras e inteligentes aos consumidores contemporâneos.
Com a última geração do supercomputador ZF ProAI, a ZF apresenta o próximo nível do supercomputador automotivo mais flexível, escalável e poderoso do mundo. Com um aumento de 66% no poder de computação, o novo ZF ProAI consome até 70% menos energia. O núcleo das novas arquiteturas de veículos E / E é formado por computadores de alto desempenho que podem ser usados como controladores centrais, de domínio ou de zona.
“Nosso ProAI foi projetado para cobrir uma ampla gama de campos de aplicação possíveis para praticamente todos os tipos de veículos e para todos os estágios previstos de direção automatizada ou autônoma”, explica Torsten Gollewski, Head de Sistemas de Mobilidade Autônoma da ZF. “E à medida que adicionamos novos controladores especializados como o VMD, podemos ajudar a indústria a atender às demandas de novas arquiteturas de veículos e funções avançadas que irão aprimorar a mobilidade da próxima geração.”