MM Editorial | ZF está preparada para os desafios da eletromobilidade e sustentabilidade no Brasil
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20 jun ZF está preparada para os desafios da eletromobilidade e sustentabilidade no Brasil

  • 80% dos componentes para transmissões de veículos comerciais produzidos no mundo são ZF

 

  • Focada em sustentabilidade, ZF é a única fabricante de transmissões no Brasil que atua com itens remanufaturados, com a mesma garantia dos novos

 

  • Sistemas como ConAct, eWorX e eFan antecipam tendências no Brasil por maior eficiência operacional e eletromobilidade

 

A divisão Soluções para Veículos Comerciais da ZF anuncia que está integralmente pronta para atender as demandas atuais e futuras das fabricantes de veículos comerciais (caminhões, ônibus e vans) do Brasil por equipamentos de alta tecnologia voltados à eletromobilidade e cada vez mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente. A divisão foi criada no início deste ano, depois que a ZF integrou as inovações tecnológicas da WABCO, adquirida em 2020.

 

Especializada no desenvolvimento e produção de componentes de alta tecnologia destinados a equipar veículos comerciais, a divisão responde por mais de 80% de participação no mercado mundial. No Brasil, a partir de 2023, com a entrada do Proconve P8 (similar à Euro 6), quando os caminhões e ônibus fabricados no País terão que ser produzidos seguindo normas ambientais mais severas, além de motores tecnologicamente mais avançados, as montadoras precisarão equipar os veículos com componentes de transmissão que ativamente auxiliem na redução de emissões.

 

Na linha de componentes para driveline, a mais nova geração de embreagens, por exemplo, está entre os equipamentos que entregam maior eficiência dinâmica aos caminhões e ônibus. A ZF oferece esses componentes para a maioria das fabricantes do País e, a partir do ano que vem, com a entrada dos novos veículos Euro 6, quando se elevará ainda mais a necessidade por autopeças que contribuam com a redução de poluentes, a marca alcançará perto de 60% de participação no mercado nacional de embreagens para veículos comerciais.

 

Responsabilidade ambiental 

 

De acordo com Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, “além de produzir embreagens de alta qualidade técnica e operacional, que permitem maior eficiência dinâmica aos veículos comerciais, a empresa, dentro de suas metas globais de sustentabilidade, remanufatura esses componentes e os distribui para o mercado de reposição em todo o País”.

 

Com essa logística reversa, a ZF, única fabricante que faz remanufatura desses produtos, assegura a frotistas, oficinas e revendas embreagens remanufaturadas com uma redução no preço de cerca de 20% em relação às produzidas convencionalmente (novas), a partir de insumos recebidos de fornecedores. As transmissões da marca também foram tecnologicamente desenvolvidas para permitir sua total reciclagem agregando positivos ganhos ambientais.

 

Atualmente, há maior conscientização dos empresários do setor de transportes sobre vantagens operacionais, financeiras e ambientais em suas operações. Com isso, as embreagens remanufaturadas já representam 25% das vendas de embreagens para veículos comerciais no País. Do total de embreagens produzidas pela ZF, 20% são remanufaturadas.

 

A remanufatura desses componentes segue, rigorosamente, os mesmos padrões e protocolos de segurança, qualidade e eficiência dos produtos convencionais (produzidos pela primeira vez, valendo-se de matéria-prima e insumos dos fornecedores). Por isso mesmo, a ZF oferece a mesma garantia que compreende o uso por seis meses ou dez mil quilômetros.  

 

Tecnologia a favor da eficiência operacional

 

Um dos grandes avanços tecnológicos voltados à eletromobilidade é o sistema ConAct de acionamento da embreagem.

 

O ConAct é um cilindro pneumático de acionamento concêntrico ao eixo de entrada da transmissão. Suas válvulas solenoides, acionadas pela central eletrônica da transmissão automatizada, gerenciam com extrema precisão o fluxo de ar no cilindro, movimentando o atuador da embreagem de forma ideal em situações como partidas, manobras e trocas de marcha. Ele substitui o modo convencional de acionamento composto por servo-atuador da embreagem, garfo e mancal, e é capaz de acionar embreagens para motores de até 3200 Nm de torque máximo.

 

Com o ele, os frotistas ganham em eficiência e produtividade. Além de oferecer melhores condições de dirigibilidade, o sistema proporciona redução de peso e menos manutenções, pois reduz o número de interfaces externas. Adicionalmente, facilita a instalação da embreagem e da transmissão uma vez que dispensa o emprego de fluido hidráulico.

 

“O ConAct é um sistema pneumático robusto que garante à transmissão automatizada dos veículos comerciais um controle preciso da embreagem. Nossa projeção é que aproximadamente 60 mil caminhões extrapesados utilizem o ConAct nos próximos anos no Brasil” diz Silvio Furtado.

 

Foco na eletromobilidade

 

Outro importante destaque do portfólio da ZF para os próximos anos é o eWorX, um sistema desenvolvido para promover a interface entre os futuros veículos comerciais elétricos e seus implementos que necessitam de energia para operar. A família de produtos eWorX oferece solução completa para tomadas de força elétricas e eletromecânicas de veículos comerciais.

“O eWorX utiliza a energia da bateria do caminhão elétrico e a disponibiliza ao implemento da forma que ele precisa para ser acionado, seja através de um motor elétrico ou de uma bomba hidráulica (opcional), ou mesmo de uma tomada de força elétrica. Diferente de hoje em dia, em que os implementos utilizam a energia mecânica captada do motor à combustão do veículo ou de componentes ligados a ele, com o eWorX os fabricantes de implementos não precisarão modificar seus produtos para atender o mercado de veículos elétricos”, explica.

 

De acordo com Silvio Furtado, cerca de 40% dos caminhões no mundo vão precisar de uma tomada de força eWorX ainda nesta década. “Os veículos atuais usam implementos que precisam da energia cinética produzida pelo motor à combustão para operar. Mas, os veículos elétricos terão que oferecer outras soluções por meio de um equipamento como o eWorX, que a ZF, antecipadamente, já desenvolveu e oferece a todos os mercados do mundo”.

 

eFan – Sistema previne contra superaquecimento e perda de eficiência

 

Veículos comerciais elétricos precisam de um sistema eficiente de arrefecimento para assegurar que itens como motor, baterias e unidades eletrônicas se mantenham em temperaturas adequadas de funcionamento, prevenindo contra superaquecimento e perda de eficiência.

 

Para isso, a ZF possui em seu portfólio de tecnologias para eletro mobilidade a solução eFan, um eletroventilador de funcionamento extremamente eficiente e silencioso, projetado para atender os novos requisitos de ruído, vibrações e de segurança dos powertrains elétricos de alta voltagem. Disponível em duas versões de potência, com inversor e software inteligentes, o eFan otimiza o consumo de energia e a troca térmica, além de se adequar aos layouts de instalação dos trens de força elétricos graças ao seu design compacto.

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