MM Editorial | ZF é vencedora do Prêmio Transformação Digital Automotive Business
14427
post-template-default,single,single-post,postid-14427,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

25 nov ZF é vencedora do Prêmio Transformação Digital Automotive Business

 

  • Case “Logística digitalizada e inteligente aumenta vendas e disponibilidade de peças” venceu na categoria Inovação

 

  • ZF Aftermarket elevou a produtividade de seu centro de distribuição e logística em Itu, SP, em 18%, ao adotar processos de digitalização

 

A ZF foi eleita vencedora do Prêmio Transformação Digital, realizado pela Automotive Business, e que destaca as companhias precursoras da transformação digital em diferentes frentes, incluindo geração e novos negócios, relacionamento com o consumidor, fábricas e gestão de dados.

 

O case da ZF reconhecido pelo Prêmio Transformação Digital, na categoria Inovação, foi “Logística digitalizada e inteligente aumenta vendas e disponibilidade de peças”, que demonstra um aumento de produtividade de 18% da ZF Aftermarket nas atividades relacionadas ao centro de distribuição e logística em Itu, SP, a partir da adoção de processos de digitalização.

 

A empresa inovou ao implementar tecnologia de rastreamento de cargas por radiofrequência, solução associada a processos de automação e digitalização, como o Vendor Managed Inventory (VMI) e o Robotic Process Automation (RPA), dotado de IoT.

 

“O reconhecimento mostra o empenho da ZF ao implantar essas tecnologias e dar mais um grande passo na digitalização dos processos da ZF Aftermarket, ação que foi pioneira na área de reposição do Brasil e dentro do Grupo em termos globais”, afirma Bruno Silva, Gerente Sênior de Operações da ZF Aftermarket. “Ao compartilhar os recursos e tecnologias com seus distribuidores, a ZF Aftermarket consegue operar com inteligência de mercado, graças à otimização de tempo e recursos, previsibilidade, eliminação de falhas e excessos nos estoques”

 

O novo sistema RFID – Radio Frequency Identification – é suportado com a aplicação conjunta de recursos para automação dos processos. Exemplo disso está na utilização de RPA – Robotic Process Automation, tecnologia que emprega inteligência artificial e é gerenciada por colaboradores especialmente treinados. O sistema é alimentado com dados, observações e interações, bem como permite o aprendizado de todas as variáveis da operação. Além de executar tarefas diárias repetitivas, a aplicação do machine learning no processo permite criar uma base histórica ampla e uma análise mais precisa sobre a evolução das demandas do mercado.

 

Outro recurso adotado são as telas touch screen no interior de todo o centro de distribuição, aparelhos de laser points e elevadores automáticos integrados, responsáveis por quadruplicar a velocidade de atendimento dos pedidos, garantindo entregas em questões de horas para os produtos disponíveis em estoque. A ZF Aftermarket é a única empresa no Brasil a possuir cinco elevadores com este tipo de tecnologia e em funcionamento simultâneo.

 

Com as inversões de curto prazo e a utilização das soluções digitais e de automação em andamento, a ZF Aftermarket prevê a retirada definitiva do uso de papel em suas operações logísticas, ainda em 2021.