MM Editorial | ZF cria novo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Automotivos
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10 nov ZF cria novo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Automotivos

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ZF cria novo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Automotivos

10.11.2015

  • Empresa foca na capacitação e desenvolvimento de aproximadamente 25 fornecedores estratégicos das categorias Tier 2 e 3.
  • A iniciativa da ZF em realizar o PDF ZF aconteceu a partir da sua adesão ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Automotivos, criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no final de 2013.
  • Com foco em agregar valor à cadeia automotiva, a ZF desenvolve programas para colaborar com a permanência e competitividade no mercado, tanto de sua cadeia de fornecedores como de seus colaboradores. 

 

A ZF deu início em abril ao programa PDF ZF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da ZF), por meio do qual irá capacitar e estimular o desenvolvimento de aproximadamente 25 parceiros estratégicos das categorias Tier 2 (empresas que fornecem produtos e serviços para a ZF) e Tier 3 (que fornecem para os fornecedores Tier 2). O objetivo é elevar a qualidade dos processos industriais na cadeia de autopeças e alavancar a competitividade de seus fornecedores.

Por meio de dois módulos (Gestão Financeira e de Produção), a ZF e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi, da CNI – Confederação Nacional da Indústria), prestarão serviços de consultoria às companhias ao longo de 2016 e 2017. O primeiro passo foi dado em setembro, com o início do módulo de Gestão Financeiro na primeira onda do total de fornecedores.

“O momento econômico atual do País é altamente desafiador, e mais do que nunca, somente quem for competitivo e flexível irá sobreviver às turbulências. A ZF enxerga que precisa ser protagonista, liderando o programa de desenvolvimento para garantir que seus fornecedores atinjam o nível de excelência necessário para que tanto eles como a ZF continuem sendo uma referência de qualidade em seus mercados de atuação”, diz Wilson Bricio, presidente da ZF para a América do Sul.

O Programa de Desenvolvimento

A iniciativa da ZF em realizar o PDF ZF aconteceu após sua adesão ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Automotivos, criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no final de 2014. O órgão federal planejava injetar recursos financeiros no programa no início de 2015. Devido às crises econômica e política que ganharam força nos últimos meses, os recursos foram temporariamente suspensos.

Mesmo assim, os planos de ajuda aos fornecedores se mantiveram por parte da ZF. Em 27 de abril deste ano, a empresa convocou as empresas estratégicas que iriam participar dessa iniciativa para assistirem a uma palestra que definiria como seria realizado esse trabalho.

De maneira independente, e em parceria com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), a ZF então deu início ao PDF. O programa é dividido em dois módulos, sendo o Financeiro (realizado por profissionais da IEL) e o de Produção (realizado por colaboradores da ZF), ambos com recursos oriundos da própria ZF.

Neste primeiro módulo de gestão financeira, os fornecedores serão atendidos em grupos de cinco empresas (os atendimentos são chamados de ondas), onde consultores visitam cada uma das companhias para analisarem suas áreas de planejamento, processos e governança corporativa. O primeiro módulo e a primeira onda foi iniciada no mês de setembro. Uma das primeiras empresas contempladas foi a Indústria Mecânica Kondor, de Itaquaquecetuba (SP), fornecedora de serviços de usinagem de alta precisão.

Após completar a consultoria no módulo Financeiro, o passo seguinte será o módulo de Produção, aplicado pela ZF. A sistemática será a mesma, seguindo atendimentos em cinco ondas, com uma análise personalizada de cada fornecedor.

“No módulo de Produção, iremos instrumentalizar as ferramentas necessárias para solucionar problemas que tenham sido verificados no módulo Financeiro. Por exemplo: se um fornecedor tiver problemas com relação à administração de estoque, nós iremos aplicar alguma solução já existente em nossos processos internos, como o ‘Focus Supplier’ ou a ‘ZF Supplier Academy’, entre outros. Nosso objetivo é levar aos fornecedores uma série de processos de melhorias e práticas que os levem ao ‘Estado da Arte’ de fornecimento”, comenta Tarcisio Costa, diretor de Gestão de Materiais da ZF do Brasil.

Hoje, o programa está na primeira onda do Módulo Financeiro, e a previsão é que as empresas sejam atendidas até o final do processo. O Módulo de Produção, que será administrado pela ZF, tem previsão de início para 2016.

Melhoria contínua

Participando pela primeira vez de um plano de investimento de fornecedores, a Kondor enxerga boas perspectivas na iniciativa. “A ZF está buscando a melhoria da cadeia, e contribuindo para a sobrevivência dos fornecedores. Isto é uma forma de demonstrar que não estão de braços cruzados, somente lamentando a crise. É uma ótima oportunidade para melhorarmos as práticas em todos os processos”, disse Kazunari Okimasu, diretor geral da empresa.

“Nossa maior expectativa é com relação aos processos, onde acreditamos que será de grande valor receber os especialistas de uma grande empresa como a ZF para nos ajudar a identificar onde podemos melhorar”, acrescentou Okimasu.

A Kondor ainda está na fase inicial do projeto. “Recebemos duas visitas do consultor financeiro (que fica a cargo do IEL), e ele está nos mostrando uma forma diferente de avaliar os relatórios financeiros”, falou o diretor geral. Somente após o encerramento da consultoria financeira, entrará em cena a consultoria técnica da ZF.
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Foto 1 – 
Wilson Bricio
Foto 2 – Tarcisio Costa
Foto 3 – Kazunari Okimasu

São Paulo, 10 de novembro de 2015.

Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.

Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.

Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan “Motion and Mobility” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca.

Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com

 

Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Fone: 11 2941 7568
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br