MM Editorial | ZF confirma as perspectivas para 2023 e ajusta sua estrutura corporativa
15359
post-template-default,single,single-post,postid-15359,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

02 ago ZF confirma as perspectivas para 2023 e ajusta sua estrutura corporativa


• As vendas no primeiro semestre de 2023 aumentaram para € 23,3 bilhões e a margem EBIT ajustada é de 4%

• A ZF impulsiona o alinhamento das estruturas corporativas com principais unidades de negócios

• Empresa de tecnologia estabelece joint venture com a Foxconn para sistemas de módulos de chassis para carros de passeio

• A ZF confirma a perspectiva para de 2023. A meta é uma margem EBIT entre 4,7% e 5,2% para o ano inteiro


Friedrichshafen, Alemanha. No primeiro semestre de 2023, a ZF manteve sua posição em um ambiente de mercado globalmente desafiador e volátil. Nos primeiros seis meses do ano, a empresa gerou vendas de 23,3 bilhões de euros (2022: 21,2 bilhões de euros), um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. O EBIT ajustado totalizou 941 milhões de euros (2022: 851 milhões de euros), equivalente a uma margem EBIT ajustada de 4,0% (2022: 4,0%).

“O ambiente econômico no primeiro semestre de 2023 foi novamente difícil e caracterizado por muitas incertezas”, disse o CFO do Grupo ZF, Michael Frick, ao apresentar os números semestrais na quarta-feira. “A alta inflação e as consequências da guerra em curso na Ucrânia são alguns dos desafios que a ZF e toda a indústria automotiva continuam enfrentando. Além disso, a incerteza em torno do desenvolvimento dos mercados mundiais afeta toda a economia. Neste contexto, é ainda mais importante industrializar nossos futuros produtos estratégicos e trazê-los para o negócio operacional. Assim, eles podem fornecer um valor correspondente aos nossos lucros”.

Índices financeiros estáveis
De janeiro a junho de 2023, a empresa de tecnologia gerou vendas de 23,3 bilhões de euros (2022: 21,2 bilhões de euros), representando um aumento de 10% (aumento de 11% quando ajustado para efeitos cambiais e fusões e aquisições) em relação ao período do ano anterior. A empresa reportou um EBIT ajustado de 941 milhões de euros (2022: 851 milhões de euros). Isso corresponde a uma margem EBIT ajustada de 4,0% (2022: 4,0%). O fluxo de caixa livre ajustado é de menos 525 milhões de euros (2022: menos 630 milhões de euros). Os maiores investimentos em imobilizados em relação ao ano anterior, bem como o lançamento de novos produtos, foram os principais impulsionadores da evolução da geração de caixa. Além disso, o acúmulo de estoques devido ao crescimento orgânico afeta negativamente o fluxo de caixa.

A ZF mantém sua posição em um ambiente de mercado desafiador
“Em um ambiente de mercado desafiador, temos afirmado nosso desempenho com números dentro das nossas expectativas. Apesar da alta inflação e maiores gastos com P&D, conseguimos atingir nossa meta de lucros”, acrescentou o CFO Michael Frick. “Embora ainda não estejamos satisfeitos com os resultados financeiros e os próximos seis meses não sejam fáceis, estamos confiantes de que vamos cumprir nossas metas anuais apresentadas no início do ano. Confirmamos nossa perspectiva para o ano, pois continuamos seguindo as medidas apresentadas na mesma época. Atingiremos nossas metas anuais reduzindo ainda mais nossos custos, mitigando os efeitos inflacionários por meio de negociações cooperativas com clientes e otimizando nossos estoques. Gostaria de agradecer aos colaboradores da ZF pelo comprometimento, que tornou esse resultado possível em um ambiente difícil”.

Em face aos desenvolvimentos até o momento e apesar da aparente queda da demanda global por carros de passeio, a ZF mantém sua perspectiva para o ano todo. A empresa ainda espera um crescimento moderado nas vendas do Grupo em 2023 para mais de 45 bilhões de euros. Esse crescimento de vendas deve levar a uma margem EBIT ajustada entre 4,7% e 5,2%. Espera-se que o fluxo de caixa livre esteja na faixa de 1,0 bilhão a 1,5 bilhão de euros.

A base patrimonial permanece estável: devido a estoques de materiais e contas a receber mais altos, o total do balanço patrimonial aumentou de 38,9 bilhões de euros no final de 2022 para 39,5 bilhões de euros em 30 de junho de 2023. Como resultado, o índice de patrimônio caiu ligeiramente de 22% a 21%. Nos últimos meses, a ZF colocou três títulos verdes (green bonds) para financiamento sustentável com um volume total de aproximadamente 1,7 bilhão de euros – pela primeira vez também no mercado dos EUA – confirmando o forte posicionamento da ZF nos mercados financeiros internacionais.

“Para gerenciar a transformação acelerada em tempos de crise, a tarefa mais crucial é focar na mudança”, explicou o CFO Michael Frick. “Para isso, estamos ajustando estruturas, acelerando processos, simplificando caminhos decisórios e mantendo rígida disciplina de custos. Isso nos permite fazer investimentos direcionados em tecnologias lucrativas e voltadas para o futuro”.

Parceria estratégica com a Foxconn
Com base em sua estratégia de Mobilidade de Nova Geração, a empresa de tecnologia está desenvolvendo ainda mais suas estruturas corporativas para adequá-las às exigências do mercado. Para isso, a ZF firmou uma parceria 50:50 para sistemas de chassis de carros de passeio com o Hon Hai Technology Group (Foxconn), o maior fabricante mundial de eletrônicos. O objetivo da parceria estratégica é desenvolver a unidade de negócios de montagem de sistemas de eixos de carros de passeio, agrupada na ZF Chassis Modules GmbH, e explorar novos grupos de clientes.

A otimização da estrutura corporativa também inclui o foco em algumas das principais unidades de negócios da empresa. Após a venda da unidade de tecnologia de aviação no final de 2022, a ZF se desfez nos últimos seis meses de suas ações na ASAP, prestadora de serviços de engenharia, e de suas ações na empresa de consultoria Tsetinis, conforme planejado. Com base na estratégia Next Generation Mobility, a ZF está fundindo as Divisões de Tecnologias de Chassis para Carros de Passeio e de Sistemas de Segurança Ativa em uma nova divisão para tecnologias de chassis, direção e freios, única no mercado. A nova Divisão de Soluções de Chassis oferece toda a gama de hardware, software e eletrônica para dominar a dinâmica vertical, longitudinal e transversal de um veículo. Com vendas de mais de 14 bilhões de euros, será um forte parceiro dos clientes da ZF. A nova divisão será lançada em 1º de janeiro de 2024 e será dirigida por Dr. Peter Holdmann.

A ZF também está estabelecendo de forma independente a Divisão de Sistemas de Segurança Passiva para que a unidade de negócios possa crescer mais rapidamente e operar com mais sucesso no mercado. “Caso haja interesse particular neste segmento com excelentes perspectivas de crescimento, conversaremos com potenciais parceiros sobre a entrada como investidores externos”, explicou Michael Frick. “Estamos mantendo todas as opções em aberto e buscando um prazo favorável para o mercado de capitais em relação a uma possível transação”.

Conforme planejado, a ZF está avançando na retirada da unidade de negócios de shuttles, anunciada no ano passado e agora em andamento. O negócio de shuttles autônomos e da tecnologia de sistemas associada, distribuídos por várias unidades, é particularmente intensivo em capital. É por isso que a ZF está agrupando-a em uma unidade independente para se tornar atraente para investidores externos.

Pontos focais da ZF no IAA: Mobilidade elétrica e controle de movimento do veículo
Em sua visão, o CFO Michael Frick também se referiu à presença da ZF na IAA Mobility em Munique. Na feira, a empresa se concentrará em mobilidade elétrica e tecnologias de controle de mobilidade de veículos. A ZF estará no recinto de feiras na capital da Baviera (Hall A2, Stand D40) de 4 a 8 de setembro. A presença da ZF inclui o veículo conceito elétrico EVbeat, projetado para máxima compacidade, baixo peso e máxima eficiência. Além disso, a ZF apresentará as mais recentes tecnologias por cabos (by-wire) da nova Divisão Soluções de Chassis em Munique.