MM Editorial | ZF capitaliza megatendências globais: empresa é líder mundial em tecnologia de chassis
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14 jul ZF capitaliza megatendências globais: empresa é líder mundial em tecnologia de chassis

  • Veículos definidos por software, direção automatizada e mobilidade elétrica: as megatendências globais estão impulsionando a crescente importância da tecnologia de chassis
  • Bem-sucedida com sua abordagem modular Chassis 2.0, a ZF apresenta atuadores inteligentes combinados com experiência em sistemas e know-how de software liberando um novo potencial de crescimento
  • A ZF está impulsionando o sucesso com montadoras globais estabelecidas, fabricantes asiáticos em rápido crescimento e start-ups inovadoras 

Friedrichshafen. Em 10 de julho, antes do IAA Mobility 2025, o Chassis Tech Day da ZF ofereceu insights sobre a tecnologia e a estratégia no negócio de chassis de carros de passeio, que é uma das principais áreas de foco do Grupo. Como líder de mercado global, a ZF está se beneficiando da crescente importância da tecnologia de chassis – impulsionada por tendências que definem o futuro, como elétrica, veículos definidos por software e direção automatizada. Com atuadores inteligentes, além de profundo conhecimento de sistemas e software, a ZF está atendendo à demanda global por novas funções de direção e garantindo novos contratos com clientes em todo o mundo. 

O veículo definido por software está se tornando uma realidade. Novos controladores centrais ou de domínio poderosos já estão consolidando o controle de vários componentes, incluindo as principais funções do chassi, como frenagem, direção e amortecimento. “Nós da ZF estamos nos beneficiando dessa tendência de duas maneiras”, explica o Dr. Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e responsável pela Divisão de Soluções para Chassis.  “Primeiro, por meio do aumento da demanda global por componentes prontos para o sistema, como nossas soluções steer-by-wire (direção por cabos) ou brake-by-wire (freios por cabos). Além disso, há uma forte demanda por novas funções importantes que coordenem perfeitamente esses componentes e ofereçam grandes benefícios aos clientes finais”.  

Chassis 2.0: Forte posição de mercado para produtos interconectáveis

A abordagem Chassis 2.0 da ZF aproveita atuadores inteligentes e interconectáveis para permitir novas funções de chassi alimentadas por software. Todos esses produtos já fazem parte do portfólio atual da Divisão de Solução para Chassis. No centro desse esforço está a industrialização das tecnologias by-wire (por cabos), onde sistemas como frenagem e direção operam sem qualquer conexão mecânica entre o volante e a caixa de direção, ou entre o pedal do freio e o sistema de freio. No início do ano, o NIO ET9 se tornou o primeiro veículo no mercado chinês a entrar em produção em série com um sistema steer-by-wire (direção por cabos) completo – desenvolvido pela ZF. Dois contratos adicionais de montadoras chinesas já foram recebidos. A ZF também garantiu um contrato com a Mercedes-Benz, com a produção em série programada para começar em 2026.

O portfólio de produtos Chassis 2.0 da ZF também inclui sistemas de amortecimento ativos e semiativos. O sistema de chassi ativo sMOTION da ZF resolve um dilema de longa data no design de chassis de carros de passeio: estabilidade e dinâmica não comprometem mais o conforto – Com o sMOTION, esses atributos passam a coexistir de forma harmônica, elevando o padrão de desempenho e experiência ao dirigir.  

A ZF introduziu seu primeiro sistema CDC – Controle de Amortecimento Contínuo – semiativo, no mercado há 25 anos. Hoje, a ZF fornece para 40% do mercado global deste segmento. A empresa detém uma posição de mercado ainda mais forte em direção do eixo traseiro com seu sistema AKC – Controle Cinemático Ativo. Em 2024, a ZF alcançou uma participação de mercado global de 73% com este sistema, e até mesmo uma impressionante cobertura de 80% no mercado asiático. 

“Com nossa abordagem Chassis 2.0, estamos atendendo precisamente aos requisitos atuais do mercado”, afirma o Dr. Peter Holdmann. “Prevemos que nosso portfólio de produtos voltados a esse segmento representará sozinho cerca de 33% do mercado global até o final desta década, gerando receitas totais de cerca de 4,8 bilhões de euros. Estamos prontos para estabelecer posições de liderança de mercado e tecnologia em todos os principais segmentos do nosso portfólio de Chassis 2.0”.

A linha de produtos Chassis 2.0 atrai todos os grupos de clientes, como os pedidos recentes demonstram claramente: a ZF já está garantindo contratos de montadoras europeias e norte-americanas globalmente ativos, montadoras chinesas e start-ups voltadas para nichos de mercado. 

Excelência em software – independente do hardware

A ZF é um dos poucos parceiros de tecnologia a oferecer experiência em software, independentemente de os atuadores associados estarem incluídos no escopo de fornecimento. A chave para isso é a plataforma de software cubiX, que coordena perfeitamente todos os componentes envolvidos na dinâmica longitudinal, lateral e vertical por meio de uma lógica de controle unificada. Ele garante um movimento harmonioso do veículo de acordo com as especificações da montadora, mesmo quando alguns dos componentes do chassi já instalados não são provenientes da ZF.

O grupo de tecnologia já oferece o cubiX na produção em série e agora está dando o próximo passo com a ferramenta de desenvolvimento cubiX Tuner. Projetado como uma solução intuitiva para montadoras de veículos, ele calcula automaticamente as interdependências entre os atuadores. Uma unidade de controle eletrônico agora pode ser configurada com o “DNA da marca” exclusivo da montadora em apenas alguns cliques. Essa ferramenta inovadora oferece suporte aos engenheiros na complexa tarefa de calibração do chassi, oferecendo um valor agregado significativo, principalmente em termos de redução do tempo de desenvolvimento. “Isso atende diretamente a uma demanda importante de clientes em todos os mercados, particularmente na Ásia, para acelerar os processos de desenvolvimento e reduzir custos”, explica Philippe Gasnier, Head de Desenvolvimento da Divisão de Soluções para Chassi. 

Um “rastreador inteligente” no chassi – alimentado pela sinergia de dados, software e controle

A estreita integração da experiência em hardware e know-how de software na ZF, impulsionada pela crescente demanda por novas funções de chassi, é claramente ilustrada por um exemplo de produto atual: o Sensor de Chassi Inteligente. Integrado em uma junta esférica, ele mede o movimento relativo da carroceria do veículo. O sensor e seus dados já permitem o controle de funções essenciais do chassi. Este ano, entrou em produção em série no Cadillac CELESTIQ. 

O mais recente avanço da ZF permite que o sistema capture a aceleração do chassi em todas as três dimensões. Graças a esses dados de alta resolução, agora são possíveis funções adicionais, como as do conceito de “Saúde do Chassis”, o “Chassis Health” da ZF: os dados de aceleração do Sensor de Chassi Inteligente registram continuamente as forças que atuam no chassi e na carroceria do veículo. Os algoritmos calculam em tempo real como esses eventos podem afetar a funcionalidade do chassi.

A interação entre hardware e software permite o monitoramento contínuo em tempo real das condições dos componentes do chassi. Os dados transmitidos por meio de uma conexão em nuvem do veículo são transferidos por meio de interfaces padronizadas e analisados, utilizando algoritmos alimentados por IA. Esta solução fornece informações críticas sobre cargas mecânicas e condições relevantes de segurança do chassi – atuando essencialmente como um “rastreador inteligente” para o veículo. Integrado aos sistemas de back-end, o conceito “Chassis Health” da ZF permite o desenvolvimento orientado por dados, ajudando a reduzir o tempo de inatividade não planejado e as visitas à oficina.  No Chassis Tech Day 2025 em Friedrichshafen, a ZF mostrou sua experiência e portfólio de tecnologia de chassi usando veículos de teste e modelos de produção. Pela primeira vez na Europa, os visitantes também tiveram a oportunidade de experimentar um NIO ET9 – de propriedade da ZF – em primeira mão. Para este veículo, a ZF fornece o atuador do volante – responsável por dirigir e proporcionar a sensação de direção desejada – e o atuador redundante da caixa de direção, juntamente com o software correspondente que a NIO desenvolveu em conjunto com a ZF. Como resultado, o Smart Electric Executive Flagship opera sem uma conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras.

Imagens: ZF

Contatos para a imprensa:

ZF

Fernanda Giacon

Fernanda.giacon@zf.com

MM Editorial

Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br

+55 11 99369-3707

Sobre a ZF

A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas avançados de mobili-dade para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. Sua ampla gama de pro-dutos é voltada principalmente para montadoras de veículos, provedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, proteger o clima e melhorar a mobilidade segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerci-ais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas de construção e agrícolas, energia eólica, propulsão marítima, acionamentos ferroviários e sistemas de teste.

Com cerca de 161.600 colaboradores em todo o mundo, a ZF registrou vendas de 41,4 bilhões de euros no ano fiscal de 2024. A empresa opera 161 locais de produção em 30 países. Para mais informações de imprensa e fotos, visite: www.zf.com