MM Editorial | ZF apresenta soluções de tecnologia e mobilidade na M&T Expo 2022
14906
post-template-default,single,single-post,postid-14906,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

29 ago ZF apresenta soluções de tecnologia e mobilidade na M&T Expo 2022

  • Destaques são os eixos dianteiros e traseiros Multisteer produzidos no Brasil

 

  • Linha de transmissões ERGOPOWER tem entre suas principais vantagens a facilidade de manuseio e o design modular

 

  • ZF aproveitará para também levar ao evento novas tecnologias, como componentes pneumáticos e sistemas de freios

 

A ZF marca presença com suas soluções de tecnologia e mobilidade para máquinas de construção na M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, que acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, das 13h às 20h, no São Paulo Expo. A proposta é aproveitar a oportunidade para expor tecnologias que demonstrem a liderança da ZF nas áreas de mobilidade, tecnologia, eletrificação e condução autônoma para veículos de construção, com grande atuação local.  

 

Durante o evento, a ZF vai expor seus tradicionais eixos dianteiros (MS-B) e traseiros (MT-B), especialmente desenvolvidos para retroescavadeiras produzidas no Brasil. Entre os destaques, há também a linha ERGOPOWER (sistema powershift – semiautomática) de transmissões, desenvolvida exclusivamente para o segmento de construção. Como maior fornecedora do setor de veículos comerciais que se tornou após a aquisição da WABCO, a ZF aproveitará para também levar ao evento novos produtos de seu portfólio, como sistemas de freios e componentes pneumáticos.

 

A linha da ZF destinada ao segmento de construção é extensa e conta com eixos e transmissões para carregadeira de rodas; transmissões para motoniveladoras; mixer drives para caminhões betoneira, swing drives, que garantem giro e frenagens precisos das escavadeiras hidráulicas entre outros equipamentos.

 

Eixos dianteiros e traseiros para retroescavadeiras

 

As tradicionais linhas de eixos Multisteer MS-B 3000 e Multitrac MT-B 3000 são produzidas localmente para atender o setor de construção civil de pequeno e grande porte, mas também os projetos de infraestrutura do Brasil, que exigem máquinas com alta tecnologia e robustez. De acordo com Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, tratam-se de equipamentos reconhecidos no mercado nacional por oferecerem robustez e alta eficiência, mesmo quando aplicados sob condições extremas de operação. Os equipamentos são produzidos na planta de Sorocaba, SP, e desde então vem atendendo todo o mercado de construção do País.

 

Esses produtos são capazes de suportar picos de extremo estresse durante a operação, mesmo com a caçamba sobrecarregada, sem perder a precisão de esterçamento. Sob condições extremas, o sistema de esterçamento hidrostático traz total confiabilidade, precisão e suavidade. O cilindro de direção é integrado à carcaça do eixo para maior proteção e opera simetricamente, oferecendo maior eficiência de manobrabilidade.

 

Com um torque de saída de até 46.000Nm, capacidades de carga dinâmica de até 10 toneladas e estática de até 22 toneladas, a enorme capacidade de carga dos eixos ZF torna-se evidente. Esses eixos são aplicados em máquinas com motores entre 70kW (95hp) e 80kW (108hp), conforme modelo do equipamento.

 

Já os modelos MT-B 3065/3070 estão disponíveis para aplicação em retroescavadeira de design tradicional, com eixo traseiro rígido. São destinados a suportar grandes cargas e possuem freios multidiscos úmidos internos com alto torque de frenagem. Localizado na flange do eixo, o freio de estacionamento pode ser implementado com discos múltiplos ou simples e pinça de freio hidráulico, conforme solicitação do cliente.

 

O diferencial pode ser disponibilizado com bloqueio hidráulico através de sistema Dog-Clutch, discos múltiplos, ou com sistema autoblocante. Com um torque de saída variando desde 65.000Nm a 123.000Nm, capacidades de carga dinâmica de até 9,5 toneladas e estática de até 13 toneladas, os robustos eixos traseiros ZF também se destacam pela alta capacidade de carga. Os eixos ZF Multitrac são caracterizados por sua fácil manutenção e longa durabilidade.

 

Transmissões ERGOPOWER

 

A linha de transmissões ERGOPOWER tem entre suas principais vantagens a facilidade de manuseio e o design modular. Por possuir cinco velocidades, a transmissão permite que o operador tenha mais flexibilidade na operação. O design vertical dispensa o uso de caixas de transferência de torque, o que simplifica a operação, manutenção e otimiza custos. Outra vantagem é que com as transmissões eletrônicas da linha é possível a conexão com o motor eletrônico via can.

 

A ZF destaca ainda as vantagens de um inovador sistema que permite a perfeita harmonização técnica entre as transmissões e os eixos ZF, o ERGOLOCKUP. “A solução alia o melhor funcionamento do equipamento com alto conforto na condução, contribuindo, assim, com significativo aumento da produtividade”, explica Silvio Furtado.

 

Com essa solução técnica, a ZF permite que as máquinas equipadas com seus componentes atendam satisfatoriamente demandas por maior produtividade, como redução do consumo de combustível e óleos lubrificantes, desgastes reduzidos de componentes, melhoria no conforto do condutor, maior intervalo de manutenção, redução de ruídos, níveis mais altos de automação, aumento na qualidade de mudança de marcha e facilidade na operação.

 

O ERGOLOCKUP, um conversor de travamento permite o acionamento direto já em baixas velocidades. Outros recursos dessa transmissão são bloqueio do diferencial automático (ERGO TRACTION) e a função de corte da embreagem (POWERINCH).

 

Estudos e testes realizados pela engenharia da ZF com o novo sistema apontam 15% de redução no consumo de combustível, 15% de redução no custo de manutenção, aumento de 40% na produtividade do equipamento e 60% de ganho em eficiência de combustível (parâmetro que mede a quantidade de material que a máquina pode mover por litro de combustível).

 

Extenso serviço de pós-venda no Brasil

 

Os clientes da ZF no Brasil contam com uma extensa rede de pós-venda. De acordo com Silvio Furtado, há mais de 20 anos, a ZF atua diretamente junto aos seus clientes no pós-venda de uma maneira diferenciada. Para montadoras e usuários finais, o atendimento funciona do suporte 0 km até o período pós-garantia, no caso de montadoras. Para assegurar a excelência no atendimento, que acontece tanto in loco como via suporte técnico remoto, a divisão conta com uma equipe de técnicos especializados e treinados na Alemanha, para realizar esse tipo de serviço em toda a América do Sul.

 

Serviço:

 

M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração – 30 de agosto a 2 de setembro

 

Horário: das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Jabaquara, São Paulo/SP

Estande ZF: Área 243

Tags: