04 jan ZF amplia portfólio de tecnologias para mobilidade elétrica e automatizada na CES 2023
- A nova versão multidomínio do computador de alto desempenho ZF ProAI permite que as montadoras executem funções baseadas em domínio, em placas separadas e em apenas um computador central
- ZF faz estreia mundial da próxima geração de veículos autônomos de nível 4 para ambientes operacionais mistos, com design altamente modular
- Nova parceria com a Beep, Inc. para desenvolver e implantar sistemas de transporte autônomo para projetos nos EUA inclui milhares de veículos de transporte como meta
- Empresa estreia globalmente o dispositivo ZF Heat Belt, cinto de segurança que aquece em contato com o usuário. Componente permite reduzir o aquecimento do interior do veículo em temperaturas frias, a fim de economizar energia e ajudar a estender o alcance do veículo elétrico
Las Vegas, EUA. Na CES 2023, a empresa global de tecnologia, Grupo ZF, anuncia grandes avanços em seu trabalho para ampliar tecnologias revolucionárias que cumprem a promessa da empresa de Próxima Geração da Mobilidade AGORA. lema. Os principais desenvolvimentos visam acelerar o aumento global da mobilidade elétrica, transporte automatizado e veículos definidos por software.
“A ZF oferece tecnologias inovadoras que contribuem para a mobilidade sustentável e ajudam a descarbonizar o mundo”, disse o Dr. Holger Klein, CEO do Grupo ZF. “Hoje, temos tudo para apoiar nossos clientes com sistemas holísticos de veículos baseados em controladores avançados de alto desempenho, sensores e atuadores inteligentes, conectividade e soluções em nuvem, além de software e funções de ponta. E como um fornecedor completo de sistemas de transporte autônomo, podemos dar um passo além, oferecendo todo o ecossistema necessário para implementar uma solução de transporte público limpa, segura e voltada para o mercado”.
O computador de alto desempenho ZF ProAI ultrapassa ainda mais os limites com a sua versão multidomínio
A nova edição do computador de alto desempenho ZF ProAI com capacidade para vários domínios significa que um dispositivo pode suportar ADAS baseado em domínio, infoentretenimento ou funções de chassi em placas separadas. Isso inclui configurações de sistema em chip de vários fornecedores. É até capaz de hospedar vários sistemas operacionais em paralelo, por exemplo, QNX (Sistema Operacional Multiusuário e Multitarefa) para funções ADAS ((Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) e Android Auto para infoentretenimento. Outra grande vantagem é que os conjuntos de sistemas de software já desenvolvidos e implementados em microprocessadores específicos podem ser transportadas para uma estrutura de multidomínio.
Para acomodar essa inovação, a ZF aumentou o poder de computação geral para atingir até 1.500 TeraOPS, um aumento de 50% em relação à versão anterior de última geração. Ao mesmo tempo, a nova edição multidomínio do ZF ProAI oferece excelente eficiência energética de 5 TOPS por watt, mantendo um pacote compacto medindo 12x6x2 polegadas. O ZF ProAI multidomínio atende à expectativa da empresa de que 30 a 40% das novas plataformas de veículos serão baseadas em domínio já em 2025.
O portfólio ZF ProAI de computadores de alto desempenho é totalmente industrializado e pronto para o mercado, com mais de 14 milhões de unidades já encomendadas e crescimento futuro esperado. O fornecimento de volume está programado para começar em 2024. A iminente produção em série desses supercomputadores poderosos é prova da estratégia e capacidade da ZF de desenvolver e ampliar as bases cruciais de futuros conceitos de veículos em um curto espaço de tempo.
O ZF Heat Belt, dispositivo de aquecimento de contato visa economizar energia
Em outra estreia mundial na CES 2023, a ZF revela seu Heat Belt, uma ideia inteligente projetada para ajudar a reduzir a energia consumida no aquecimento no interior dos veículos. O cinto de segurança aquece a frente do corpo por meio de fios trançados e atinge uma temperatura máxima de superfície de 40 graus Celsius / 104 graus Fahrenheit usando apenas 70 watts de energia. A instalação é simples, sem necessidade de ajustar retratores e pré-tensionadores de cinto. A combinação do ZF Heat Belt com outros aquecedores de contato, como o aquecimento do assento ou do volante, permite que os motoristas equilibrem o aquecimento da cabine– o que, por sua vez, pode aumentar o alcance de um veículo elétrico em temperaturas frias em até 15%.
Estreia mundial do shuttle de nível 4 da próxima geração oferece solução altamente modular para ambientes operacionais mistos
O shuttle de última geração da ZF apresentado na CES 2023 será dotado de condução autônoma SAE Nível 4[1] e, portanto, onde a legislação local permitir, será capaz de manobrar no tráfego misto sem uma pessoa para monitoramento.
Com isso, a ZF possibilita a operação de sistemas de transporte autônomos em áreas densamente povoadas, sem a necessidade de faixas de transporte segregadas ou dedicadas, dando uma importante contribuição para a descarbonização.
Integrado ao abrangente sistema de direção autônoma com o ZF ProAI em seu núcleo, está o conjunto de sistemas de software do Virtual Driver. O conjunto consiste em duas partes principais, considerando o de desempenho e de segurança. Juntos permitem a operação de um shuttle nível 4 ou outros meios de transporte de forma segura e confiável. A parte de segurança monitora situações abrangentes sob aspectos de segurança, define guarda-corpos virtuais para o desempenho e intervém, se necessário, para ajudar a mitigar situações críticas. Enquanto isso, a parte de desempenho permite uma direção suave em cenários complexos. A ZF desenvolveu essa possibilidade em parceria com a Oxbotica, líder global em software de veículos autônomos para empresas.
O novo veículo de transporte nível 4 para tráfego misto também apresenta um design interior totalmente modular, permitindo que seja adaptado às necessidades específicas do cliente. Ele se junta ao crescente portfólio da ZF ao lado do atual modelo de transporte, que já faz parte do ecossistema ZF ATS (Sistema de Transporte Autônomo) para faixas segregadas ou dedicadas. A versão mais recente deste sistema teve recentemente o seu lançamento operacional no parque empresarial Rivium em Roterdã/Holanda.
Parceria com a Beep para fornecer ecossistemas de transporte autônomo (ATS) com nova geração de shuttles para o mercado dos EUA
Como líder no fornecimento de ecossistemas ATS completos, a ZF assinou um acordo com a Beep, fornecedora de serviços de mobilidade dos EUA, para desenvolver e implantar ATS de nível 4 para projetos de clientes no país.
Na coletiva de imprensa da ZF na CES 2023, o CEO da Beep, Joe Moye, disse: “Compartilhamos uma visão comum de mobilidade com a ZF e temos o prazer de fazer parceria com a empresa para oferecer sua próxima geração de shuttles no mercado dos EUA, como parte de nossas soluções de rede de mobilidade prontas para uso. Este veículo ajudará a expandir a utilização da tecnologia e atender à crescente demanda dos clientes, à medida que buscamos ampliar a igualdade na mobilidade e reduzir as emissões de carbono com transporte autônomo compartilhado seguro e eficiente”.
Ampliação de todos os principais componentes para funções baseadas em software end to end e sistemas integrados
Além dos mais de dois milhões de motores elétricos produzidos desde 2008, que contribuem significativamente para a redução das emissões de CO2, a rápida expansão de componentes inteligentes e sistemas de hardware/software integrados é crucial para realizar rapidamente os futuros conceitos de veículos. A ZF está testemunhando um forte crescimento nas vendas de seus sensores e atuadores inteligentes com contratos de volume para lançar em todas as principais regiões este ano, incluindo a China. Os inovadores sistemas de câmeras da ZF, como a Smart Camera 4.8, já ultrapassaram as vendas de 50 milhões de unidades, sendo 10 milhões produzidas apenas em 2022.
Da mesma forma, as vendas de atuadores inteligentes para controle de veículos por fio totalmente automatizado também estão acelerando. Contratos com vários fabricantes de automóveis serão lançados em todas as principais regiões nos próximos anos.
Como parte de uma abordagem holística, a ZF está ajudando seus clientes a aproveitar informações baseadas em nuvem e compartilhamento de dados com sua plataforma de conectividade de alto desempenho ZF ProConnect. Como um módulo de conectividade avançado com hardware modular e software personalizável, ele apresenta a mais recente tecnologia de comunicação interna e externa para praticamente qualquer tipo de veículo.
A ZF também oferece produtos de software independentes que as montadoras podem integrar em suas arquiteturas de sistemas individuais. Esta categoria de produto complementa a linha de sensores e atuadores inteligentes, conectividade e módulos de computação, e vê um crescimento igualmente dinâmico. Um exemplo é o controle de movimento do veículo ZF cubiX, que entrou em produção em série com uma grande montadora em 2022. O software de controle inteligente interliga e coordena os atuadores ativos e semiativos do chassi com um algoritmo de controle, permitindo assim novas funções que aprimoram conforto, dirigibilidade dinâmica e segurança.
[1] A SAE J3016 define seis níveis de automação para operações de condução de veículos rodoviários (Nível 0 a Nível 5). No Nível 4: O veículo pode lidar autonomamente com todas as situações de tráfego sob certas condições. Nenhum motorista é necessário.