MM Editorial | ZF Aftermarket lidera o Aftermarket da próxima geração
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13 set ZF Aftermarket lidera o Aftermarket da próxima geração

 

 

  • A abordagem holística de plataforma única da ZF reduz a complexidade para os clientes
  • A ZF Aftermarket mostra serviços baseado em dados para sistemas de transporte autônomos
  • Processos e tecnologias sustentáveis para um “Mercado de Reposição Verde” são prioridade

 

Toda a indústria automobilística está passando por uma transformação voltada a uma economia baseado em dados em que as soluções digitais estão ganhando tanta importância quanto as tecnologias clássicas para veículos. A ZF produz soluções de sistema holísticas que permitem aos veículos “ver, pensar e agir” para modelar a Mobilidade da Próxima Geração. Isto permite que a ZF Aftermarket antecipe os desafios da indústria e prepare seus parceiros nas fases iniciais para adaptação às mudanças. Em paralelo ao Automechanika Digital Plus, a empresa está aproveitando a oportunidade para mostrar a partir de agora suas ofertas para o Aftermarket da Próxima Geração.

 

Especialistas agrupam as cinco principais tecnologias que vão moldar o mercado de mobilidade do futuro usando a sigla “CASES”: Conectado, Autônomo, Compartilhado (“Shared”), Elétrico e Sustentável. Philippe Colpron, Head  da ZF Aftermarket, explica: “Estas tecnologias são capazes de revolucionar toda a nossa indústria, pois oferecem uma alternativa atraente para nosso cenário atual centralizado em veículos – ao mesmo tempo em que conservamos recursos e reduzimos emissões.” Esta Mobilidade da Próxima Geração já é uma realidade, em parte graças a produtos e soluções da ZF.

 

Condução Autônoma – O futuro já começou

 

Sistemas de Transporte Autônomos (ATS) da ZF já estão em uso desde 1997 e já transportaram mais de 14 milhões de passageiros até hoje. Graças aos acessórios abrangentes que incluem sensores, sistemas de assistência a motoristas e acionamentos elétricos, juntamente com capacidades de rede abrangentes que podem operar com fabricante e infraestrutura, estes veículos podem servir como base para todos os carros de passeio futuros, vans e veículos comerciais.

 

A complexidade destes veículos significa que suas operadoras não podem mais confiar apenas em suporte de manutenção e reparos convencionais de oficinas automotivas; eles também precisam de suporte digital abrangente durante toda a vida útil do veículo. Entre muitas outras coisas, isto inclui serviços como controle de frota inteligente, manutenção preditiva e atualizações remotas. Desta forma, as oficinas do passado estão evoluindo para o “Aftermarket da Próxima Geração”. Esta nova rotina é caracterizada por veículos cada vez mais complexos, empresas de frotas organizadas profissionalmente em vez de vários clientes individuais e particulares, e novos concorrentes, como as empresas de e-commerce.

 

Mobilidade como serviço: Manutenção Preventiva e Preditiva impulsionadas pela ZF Aftermarket

 

De acordo com a abordagem holística de centralização dos serviços, a empresa oferece uma linha de produtos abrangente. Isto incorpora peças individuais, como sensores, sistemas de assistência ao motorista e acionamentos elétricos, além de serviços de software, manutenção preventiva e preditiva e serviços de reparo. Após a recente aquisição da WABCO, a ZF agora também oferece a linha de serviços e produtos líder de mercado para veículos comerciais no mercado de reposição.

 

A ZF Aftermarket não só fornece serviços para ATS, mas também para outras aplicações, que já estão em produção em série ou planejadas: vans autônomas, veículos de manuseio de materiais industriais, e máquinas agrícolas. Aqui é onde surgirá um novo mercado para parceiros de oficinas da ZF no futuro.

 

“Aplicações sem motorista altamente eficientes e totalmente controladas por informações – como robô-taxis ou serviços de transporte – estão definindo novos horizontes para a mobilidade. A ZF Aftermarket apoia o lançamento contínuo de veículos CASES ao expandir a infraestrutura, mas também ao oferecer serviços de manutenção para o software e hardware destas aplicações voltadas para o futuro,” comenta Philippe Colpron.

 

A empresa também transmite essa experiência para seus parceiros de serviços – por exemplo, em treinamentos para tópicos como sistemas de assistência ao motorista ou acionamentos de alta tensão. Este tópico é apresentado na ZF Aftermarket Live, a plataforma online da ZF que funciona em paralelo com a Automechanika Digital Plus.

 

A mobilidade elétrica já é fundamental para transporte limpo e eficiente

 

Os desenvolvimentos tecnológicos oferecem potencial de crescimento interessante para as oficinas, mas só podem ser usados se elas estiverem preparadas. A quantidade de modelos elétricos ou híbridos, mas que também operam por bateria está aumentando e, com isso, a necessidade de serviços e reparos. No entanto, sem o treinamento correto, os técnicos não podem tocar em um veículo elétrico ou híbrido; uma regra que se aplica até mesmo para trabalhos de manutenção simples em peças individuais de veículos convencionais. Como fabricante líder de produtos para veículos elétricos com qualidade de OEM, a ZF Aftermarket alavanca seu know-how em primeira mão para fornecer as habilidades técnicas relevantes para suas oficinas parceiras. Com uma abordagem totalmente integrada, a ZF Aftermarket certifica de que os componentes  desenvolvidos pelo grupo ZF estejam disponíveis para o mercado de reposição já em fases iniciais – por exemplo, o Servo freio Elétrico TRW.

 

Soluções de Produtos e Sistemas para redução de custos operacionais e emissões de CO2

 

As Soluções de Gestão de Frota da ZF Aftermarket contribuem com a sustentabilidade, mas os produtos ZF também são líderes mundiais em termos de desempenho, ajudando os clientes a reduzir consumo de combustível e, portanto, emissões. O desafio global é alcançar a neutralidade climática juntamente com toda a cadeia de valor: para todos os produtos primários e rotas de transporte associadas, mas também para o produto, o veículo em si, seu uso e seu descarte. A ZF Aftermarket trabalha em prol da neutralização destas emissões até 2040. Além disso, a ZF está reduzindo as emissões de CO2 em todas as etapas e processos de produção – por exemplo, ao controlar máquinas-ferramentas de acordo com a demanda ou ao substituir processos a base de gás, como endurecimento.

 

Como resultado disso, estes produtos fabricados de forma sustentável estão disponíveis no mercado de reposição como um elemento do #greenaftermarket da ZF. Outro elemento é a remanufatura – redução de necessidade de material em até 90% comparada à fabricação de um novo produto. Ao mesmo tempo, cerca de 90% da energia pode ser economizada. Uma ampla série de componentes de veículos, como freios, transmissões, sistemas de direção e conversores de torque, é remanufaturada de acordo com a qualidade do equipamento original em mais de 20 locais pelo mundo – e a tendência está em alta. Além disso, os especialistas da ZF Aftermarket já estão trabalhando em soluções remanufaturadas para acionamentos elétricos, em prontidão para a demanda.

 

Philippe Colpron enxerga a ZF Aftermarket e suas parceiras em uma boa posição no ponto de conversão da indústria: “A ZF Aftermarket possui a ambição de ser líder no Aftermarket verde e sustentável, com metas ambiciosas em muitas áreas como neutralidade de carbono, embalagem sem plástico e educação. Com base na liderança tecnológica do Grupo ZF, a ZF Aftermarket traz tecnologias e abordagens de OE sustentáveis para o mercado de reposição. Nossa receita para o sucesso é a combinação entre grande foco no cliente, presença de serviços exatamente onde o cliente precisa e uma linha de produtos e serviços em franco crescimento, incluindo soluções digitais. Em um mundo cada vez mais complexo, queremos oferecer simplicidade, conveniência e valor agregado ao mesmo tempo.”