29 ago ZF Aftermarket concentra atendimento de negócios Marine em Itu, SP
- Operação de Marine (Vendas e Serviços) opera no mesmo local do Centro de Distribuição da ZF Aftermarket em Itu (SP) há um ano
A Unidade de Negócios Marine da ZF passou por uma importante reformulação em 2017 que já se reflete positivamente em todo o mercado sul-americano. Em cerca de doze meses, a operação saiu da planta ZF de Sorocaba e se instalou no Centro de Distribuição, Logística e Administrativa do Aftermarket, inaugurado no ano passado em Itu (SP). Em sua “nova casa”, a área de Marine passou a atender todos os seus clientes (estaleiros, concessionárias, armadores e OEMS) por meio dos canais e estrutura já existentes do Aftermarket, que cobrem toda a América do Sul.
“A mudança trouxe muitos benefícios para o segmento marítimo. Além de estarmos disponíveis em diversos canais de comunicação (uma linha 0800, WhatsApp e e-mail), também ganhamos um reforço no envio de peças nos casos de atendimentos de emergência para qualquer ponto da América do Sul”, destaca Carlos Lima, gerente de Vendas e Serviços da área marítima da ZF Aftermarket.
Um exemplo claro da melhoria nos serviços aos clientes foi um atendimento feito recentemente a um estaleiro de Itajaí (SC). “Graças à estrutura logística do Aftermarket, em menos de 24 horas um pedido de peça teve sua entrega realizada. No mesmo dia, o produto já havia sido entregue ao concessionário responsável pelo reparo. Essa experiência positiva nos mostrou as muitas possibilidades que temos para oferecer ao mercado”, comenta Carlos Lima.
A área marítima abrange todos os públicos atendidos pela ZF Marine, como as fabricantes de motores marítimos (Scania, MAN, Volvo Penta, Caterpillar, MTU etc.), concessionários e clientes finais.
Hoje, a rede de concessionárias é formada por 17 estabelecimentos especializados na área marítima no Brasil e mais sete localizados em 07 países da América do Sul, totalizando 24 pontos. “Em nosso País, estamos presentes em 12 Estados (ver relação ao final do texto em Serviços), e também em países estratégicos como Argentina e Chile. Vale destacar que, além desses pontos de atendimento focados no negócio de Marine, também contamos com o apoio das 73 concessionárias automotivas da ZF Aftermarket espalhadas por todo o Brasil”, destaca Lima.
Canais de atendimento
Desde meados do segundo semestre de 2017, a área de Marine pode ser acionada pelo telefone 0800 0111 100, pelo Whatsapp (15) 9 9619-9689 e também pelo e-mail aftermarket.southamerica@zf.com.
Por meio desses canais, concessionárias e clientes finais podem tirar dúvidas sobre manutenção, solicitar atendimentos técnicos e treinamentos, ou fazer pesquisas e compras de peças do catálogo de Marine.
Portfólio
O portfólio Marine da ZF é formado por reversores, sistemas azimutais, comandos eletrônicos e hélices de passo fixo – todos para aplicações em barcos de uso comercial (como rebocadores e barcos de operação offshore) ou para lazer (iates). Os produtos são importados de fábricas ZF instaladas na Alemanha, Itália e Holanda.
Os reversores fazem o mesmo papel que as transmissões em veículos de passeio e comerciais, e são responsáveis pela transmissão do torque dos motores. A ZF dispõe de um amplo portfólio em reversores com potências que variam entre 13hp e 15.000 hp.
Na área de propulsão, há os tunnel thrusters, que são sistemas de propulsão auxiliar cuja principal função é manobra lateral que possibilita manter a embarcação em uma posição fixa no mar – o que é feito por meio de um trabalho integrado com sistemas de GPS. Já para conduzir a embarcação, a ZF fornece sistemas azimutais de propulsão principal, que são equipamentos acionados por motores a combustão ou elétricos que possibilitam manobras muito mais seguras e ágeis devido ao giro de 360º do hélice (thruster). As potências variam de 245 a 2.680 hp.
Os comandos eletrônicos da ZF são responsáveis pela condução das embarcações e controle dos sistemas de propulsão. Em 2018, houve um novo lançamento que agregou, além das opções de joysticks e manetes, a possibilidade de uso de telas touch-screen coloridas.
“Há hélices com até dois metros de diâmetro que podem ser aplicadas em embarcações de uso comercial. Na América do Sul, ainda estamos monitorando o mercado e passaremos a atuar com mais força neste segmento no segundo semestre de 2018”, afirma Carlos Lima.
Serviço:
Canais de Atendimento da ZF Marine
Telefone: 0800 0111 100
Whatsapp: (15) 9 9619-9689
E-mail: aftermarket.southamerica@zf.com
LISTA DE CONCESSIONÁRIAS MARINE
- ACARAÚ: COMÉRCIO DE MATERIAIS DE PESCA LTDA
- BELÉM: A PONTUAL COMÉRCIO E SERVIÇO LTDA
- DUQUE DE CAXIAS: TAMBAÚ RIO HIDRÁULICA LTDA
- GUAJARÁ-MIRIM: ACH COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA
- ITAJAÍ: EURO-MOTORES E PEÇAS LTDA EPP
- MANAUS: (Motomar) JB SILVA & SILVA LTDA – ME
- MANAUS: SUPERMAC MÁQUINAS E CAMINHÕES DA AMAZÔNIA LTDA
- MANAUS: TAMBAÚ RIO AMAZONAS COMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA
- RIO DE JANEIRO: CIAMAR COMERCIAL E HIDRÁULICA
- SALVADOR: ALFAM SERV MEC E COM VAREJISTA DE PEÇAS NÁUTICAS LTDA
- SANTANA: MOTOMAP MOTORES E PEÇAS LTDA – ME
- SANTARÉM: MOTOMAP MOTORES E PEÇAS LTDA
- SANTOS: HPS PEÇAS E SERVIÇOS LTDA
- SANTOS: SERVITAL DIESEL COMERCIAL LTDA
- SÃO PAULO: ROBERTO DIESEL COM MOTORES REVERSORES E PEÇAS LTDA
- CANOAS: NOVAK MOTORS – COM. E SERV. DE MOT. MARÍT. E INDUSTRIAIS LTDA – ME
- VILA VELHA: CIAMAR COMERCIAL E HIDRÁULICA