30 mar ZF adquire parte da Astyx e desenvolvem em conjunto a nova geração de tecnologia de radar
- ZF Friedrichshafen AG adquire aproximadamente 45 % da Astyx Communication & Sensors GmbH da Hannover Finanz Group e dos acionistas fundadores
- O radar, importante tecnologia da Astyx, é fundamental para detecção de objetos, prevenção de acidentes e condução autônoma
Friedrichshafen/Ottobrunn. ZF Friedrichshafen AG adquiriu aproximadamente 45% das ações da Astyx Communication & Sensors GmbH. A Astyx foi fundada em Ottobrunn, cidade próxima a Munich em 1997 e desenvolve e produz sensores de radar de ultra alta frequência e módulos para a indústria automotiva, entre outras.
“Depois de ingressar na tecnologia LIDAR no ano passado, expandimos agora nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento em outra área de tecnologia-chave para detecção de objetos e ambientes”, diz o Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF, explicando o investimento da ZF na Astyx. “A tecnologia de radar de Astyx complementa de maneira ideal nossas outras soluções de radar utilizadas atualmente para funções de assistência ao motorista, como controle de distância. A fusão entre radar, LIDAR e sensores de câmera podem proporcionar a funcionalidade de detecção ambiental essencial para segurança avançada e condução autônoma”, completa.
A Astyx desenvolve e produz sensores para radares de curto e longo alcance. Os sensores funcionam de um modo semelhante ao ultrassom. A diferença é que eles transmitem a radiação eletromagnética em vez de sinais de ultrassom, que podem detectar objetos, bem como a sua distância e velocidade associadas. Os radares modernos tem a capacidade de atingir uma alta resolução em termos de detecção, posição e determinação do movimento de pessoas e objetos menores do que um centímetro.
Em conjunto com a ZF, a Astyx desenvolverá a próxima geração de sensores de radar para fabricantes de veículos em todo o mundo, concebidos com a capacidade de fornecer imagens ainda mais precisas em ambiente de curto e de longo alcance.
“O nosso princípio ‘Ver – Pensar – Agir’ significa que estamos comprometidos em dar aos carros do futuro uma inteligência elevada e capacidade de detecção. Por isso estamos constante e sistematicamente expandindo o nosso portfólio de tecnologia”, diz CEO da ZF, Sommer sobre a participação da ZF na Astyx. “Com o nosso investimento nesta tecnologia de radar, reforçamos a conscientização de carros do futuro, o que nos leva a um passo fundamental para a visão da condução sem acidentes”.
As atividades da TRW foram integradas na Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva da ZF depois da aquisição da companhia em maio de 2015. A divisão vem desenvolvendo e fornecendo a tecnologia de radar há muitos anos. O radar é usado em sistemas de assistência ao motorista onde a distância e controle automático de velocidade são cruciais.
“Com a Astyx, estamos dando outro salto tecnológico em direção à detecção ambiental complexa que permitirá a condução totalmente autônoma no futuro. Enquanto isso, a Zukunft Ventures GmbH opera para implementar rapidamente estas tecnologias-chave na ZF”, diz Torsten Gollewski. O head da Engenharia Avançada da ZF também é o diretor da subsidiária da ZF, a Zukunft Ventures GmbH, empresa responsável pela organização de participações da ZF em outras companhias de tecnologia, agora incluindo a Astyx.
“Estamos muito ansiosos para cooperar com a ZF. Agora temos um parceiro muito forte que sistematicamente molda as megatendências de segurança e condução autônoma”, disse o CEO da Astyx, Günther Trummer, sobre o interesse minoritário da ZF na companhia. “Graças à nossa experiência abrangente na tecnologia de radar, somos o facilitador de todas as aplicações de assistência ao motorista até a condução altamente automatizada”.
A ZF assume a propriedade das ações do anterior acionista minoritário Hannover Finanz Group e os acionistas da fundação. Durante 17 anos, a companhia de capital privado baseada em Hannover e Viena foi sócia da Astyx. A sua rede especialista acompanhou o processo de crescimento de várias companhias de tecnologia em diferentes setores nos últimos 40 anos.