30 jun ZF acelera validação e homologação de tecnologias ADAS com dados e inteligência artificial inovadores
- Conjunto ADAS.ai de Dados e Inteligência Artificial reduz significativamente os custos e a velocidade de comercialização dos sistemas ADAS
- ZF e Cognata irão colaborar para entregar essas ofertas a provedores de mobilidade global
- Conjunto utiliza dados de direção do mundo real – não simulação – para auxiliar na validação de sistemas ADAS
Livonia/Rehovot. O Grupo ZF está apresentando um novo conjunto escalonável de serviços baseados em dados e Inteligência Artificial (IA) para Engenharia Virtual de tecnologias avançadas de assistência ao motorista – ADAS e Validação Digital, denominado ADAS.ai. O conjunto ADAS.ai suporta montadoras na aceleração do desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) para carros de passeio e veículos comerciais. O ZF ADAS.ai pode ser aplicado a sistemas ADAS desenvolvidos pela ZF, bem como por outros fornecedores Tier I.
O ADAS.ai é baseado em duas inovações: A primeira é um conjunto de dados sincronizados multissensor de super alta resolução coletados por meio da condução de todos os cenários e quilometragem necessários para validar um sistema Nível 2+ ADAS globalmente. O segundo ponto é a tecnologia de Inteligência Artificial proprietária desenvolvida com a empresa Cognata em Rehovot, Israel, que transforma o conjunto de dados de super alta resolução em entradas de sensor “conforme vistos” por novos sensores em novas aplicações de veículos.
Cenários Nível 2+ baseados em condução no mundo real
O ADAS.ai é baseado em nuvem e oferece vantagens significativas de custo e qualidade em comparação à engenharia tradicional e validação com base em unidades de teste físicas e tecnologia de simulação existentes. Cenários Nível 2+ completos baseados em dados derivados de condução do mundo real são injetados em vários pontos nas fases de engenharia e validação, tanto no modo “virtual” como “sensor completo”, fornecendo considerável aceleração e eficiência dos processos de engenharia e validação.
“Usamos dados do mundo real em uma abordagem de ponta a ponta porque sabemos pelo que nossos clientes e organizações regulatórias buscam”, afirma Christophe Marnat, Vice-Presidente Executivo da Divisão de Eletrônicos e Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista. “Com a nossa abordagem, uma montadora não precisa de uma legião de motoristas de teste, nem milhões para projetar e validar com confiança. Unimos o mundo real e o virtual porque usamos dados reais para conduzir as duas modalidades.” Ele acrescenta: “A visão da ZF é habilitar engenharia virtual de ADAS completa para ADAS de todos os fornecedores Tier I, pois as montadoras querem que os atributos de tecnologias ADAS sejam como nos testes de colisão – totalmente validados digitalmente antes que o primeiro protótipo seja construído, e a ZF tem a tecnologia para fazer isso acontecer.” O pacote de validação e engenharia digital ADAS da ZF pode reduzir o tempo e o custo em até 20%.
ZF e Cognata trazem mundos real e virtual juntos
O ADAS.ai da ZF integra algoritmos exclusivos da Cognata, líder na aplicação de IA para AD e ADAS. “A IA do Cognata permite que o pacote de validação da ZF transfira dados reais de condução para todos os veículos existentes e novos com tecnologia ADAS até o Nível 2+ e os valide no espaço virtual. Chamamos isso de transformação ‘real para real’”, explica Danny Atsmon, CEO da Cognata.
Como maior fabricante mundial de câmeras frontais, a ZF tem vasta experiência em tecnologia de hardware e software ADAS e validação específica de montadoras, bem como no desenvolvimento da documentação necessária para cumprir as regulamentações internacionais. Essa experiência e competência combinadas com capacidade de back-end total e inteligência artificial avançada criam um processo eficiente e rápido que mudará a forma como os sistemas ADAS são lançados no mercado.
“Nossa prioridade é a segurança e a confiabilidade da tecnologia ADAS de hoje e do futuro, e nosso conjunto de engenharia e validação reflete isso porque sua base não é fundamentada em simulação, mas sim em dados de condução do mundo real coletados de centenas de milhares de quilômetros rodados em todo o mundo. A ZF entende o que é necessário para colocar um sistema ADAS em veículos na estrada”, diz Marnat.