MM Editorial | Unidade de veículos comerciais da TE Connectivity completa 10 anos com previsão de forte expansão no Brasil  
14756
post-template-default,single,single-post,postid-14756,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

13 jul Unidade de veículos comerciais da TE Connectivity completa 10 anos com previsão de forte expansão no Brasil  

Industrial & Commercial Transportation (ICT) participa com uma alta relevância no faturamento na América do Sul e se destaca como grande negócio da TE Global

 

Para atender às demandas por mais componentes eletrônicos da indústria de veículos comerciais e motocicletas, a empresa de terminais, conectores e sensores TE Connectivity criou a unidade de negócio Industrial & Commercial Transportation (ICT). A unidade comemora dez anos em 2022 com previsão de investimentos em novas tecnologias e grande expansão dos negócios no País.

 

A criação de ICT veio após a aquisição, em 2012, da Deutsch, especialista em conectores de alto desempenho. Desde então, houve entendimento de que as necessidades da indústria de veículos comerciais – caminhões leves e pesados, ônibus, veículos agrícolas, veículos recreacionais e motos – são diferentes das necessidades da indústria automotiva em muitos aspectos.

 

“Os clientes de veículos comerciais da TE eram atendidos como automotivo e vimos que algo precisava mudar, uma vez que esse mercado demanda soluções mais específicas, muitas vezes, para atender necessidades regionalizadas”, diz Monica Biazon, diretora de vendas e marketing automotivo da TE América do Sul. Ao longo dos anos, essa unidade de negócios tornou-se responsável pela fabricação de terminais e conectores, cabos com Data Connectivity e de caixas de relé e fusível. Também segue na vanguarda da montagem de sistemas alta voltagem e de sensores e cabos especiais para as novas necessidades desta indústria.

 

Para Monica, um dos mercados mais importantes para ICT é o Brasil. “O nosso País é protagonista no segmento agrícola e, por isso, tem um papel estratégico muito relevante no cenário global”, explica.

 

Monica ainda lembra que, no País, as tecnologias no setor agrícola avançam a passos largos e que o volume de veículos pesados acompanha a evolução dessas tecnologias na América do Sul. Um exemplo disso é o processo de eletrificação de veículos comerciais. Especialmente no Brasil, o mercado caminhões e ônibus têm sido protagonista no processo de eletrificação, uma vez que já possui veículos 100% elétricos e produzidos no País rodando nos maiores centros comerciais. “O papel da TE agora é buscar soluções regionais que permitam o avanço na eletrificação de ônibus e caminhões”, diz.

 

Projetos e realizações

 

Um dos grandes projetos globais que surgiu a partir dessa divisão da TE é a linha Deutsch. Desenvolvida ao longo dos anos com as principais montadoras de máquinas agrícolas e de construção, a linha lidera hoje o mercado de conexões para aplicações em ambientes hostis. Isso tem permitido o avanço da tecnologia na agricultura de precisão, o aumento da produtividade na construção e mineração, bem como a aceleração do processo de eletrificação e de soluções customizadas.

 

No Brasil, destacam-se as soluções em conexões elétricas que a divisão ICT, da TE, desenvolveu para o eDelivery, caminhão leve 100% elétrico da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Outro destaque no País é o trabalho em parceria com os principais sistemistas locais, que permite cada vez mais a localização de conteúdo, por meio de soluções regionais como a aplicação de componentes de Data Connectivity, High Voltage para eletrificação, caixas de relé e fusível, sensores e cabos especiais.

 

Expectativas

 

Para os próximos anos, as expectativas da TE em relação à ICT são positivas. A empresa prevê um crescimento acelerado, para atender às necessidades de reduções de emissões, além de aumento de produtividade no segmento agrícola (como agricultura de precisão, diminuição de agrotóxicos e melhor aproveitamento do solo) e de segurança. Prevê também mais conforto no segmento de ônibus e caminhões, além de muito mais tecnologia eletrônica embarcada nas motocicletas (mercado em franca expansão no Brasil) e eletrificação de veículos em grandes centros urbanos.

Tags: