06 jun Transmissão ZF de 6 marchas equipa a nova Iveco Daily City 30S13
- Transmissão oferece uma série de benefícios relacionados à economia de combustível e melhor produtividade
- ZF é a principal fornecedora da Linha Daily
- Suavidade e precisão na troca de marchas é referência no segmento
A ZF é a fornecedora da transmissão do novo modelo Iveco Daily City 30S13, lançado em maio no Brasil e chegou para atuar no segmento de 3,5 toneladas, versão de entrada. Trata-se da transmissão ZF 6S-480 de seis marchas, que oferece ao transportador uma série de benefícios relacionados à economia de combustível e melhor produtividade. A suavidade e precisão na troca de marchas é outro atributo que a torna uma referência em seu segmento.
“Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas e um novo escalonamento. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível”, Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul.
A transmissão é ideal para aplicação em caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Com seis velocidades, mecânica e sincronizada, a 6S-480 possui capacidade de torque de entrada de até 450 Nm para aplicações em caminhões e vans até sete toneladas, e 480 Nm para caminhonetes de médio porte.
A produção da 6S480 ocorre na linha de montagem da ZF em Sorocaba, SP, inaugurada em Setembro de 2016 especialmente para este modelo. A linha está equipada com ferramentas de última geração e faz parte da família destinada à faixa de aplicação para veículos leves.
O desenvolvimento da transmissão partiu da ZF Alemanha e contou com o suporte das áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da ZF do Brasil, antes de seu lançamento, em Setembro de 2016. Durante sua homologação foram realizados intensos testes de durabilidade em rotas urbanas e rodoviárias, além de testes tear down para avaliar a robustez dos componentes internos. Além disso, foram ainda executados testes de bancada dos componentes com novos designs como rolamentos, engrenagens e sistema de engate.