18 jan Tecnologia ZF no pódio com os vencedores do Rally Dakar 2017
• Com apoio da tecnologia ZF, a equipe Kamaz obteve as 1ª e 2ª posições na categoria de caminhões.
• Os cinco primeiros caminhões do ranking possuem transmissão ZF.
A tecnologia para caminhões da ZF passou com propriedade por um teste exaustivo na América do Sul. No Rally Dakar deste ano, a equipe Kamaz Master chegou nas primeira, segunda e quinta posições no ranking de caminhões. Os veículos são equipados com a transmissão manual Ecosplit de 16 velocidades, além de embreagem e caixa de transferência de torque para todas as rodas. Usando a mesma tecnologia de transmissão, a equipe liderada pelo piloto holandês Gerard de Rooy cruzou a linha de chegada com caminhões Iveco em terceira e quarta posições. Um total de 50 caminhões participaram da corrida.
Trata-se do principal evento no esporte de rally. O Rally Dakar deste ano aconteceu de 2 a 14 de janeiro e se estendeu por quase nove mil quilômetros através da América do Sul, de Assunção, capital do Paraguai, até a capital Argentina, Buenos Aires. No caminho, os participantes tiveram que superar terrenos difíceis e grande parte da rota levou-os a altitudes de mais de três mil metros.
Tecnologia confiável para os desafios mais difíceis
A tecnologia ZF garantiu que as equipes estivessem equipadas de maneira ideal para a competição. Correndo em um Kamaz, Eduard Nikolaev venceu no geral com um tempo total de 27 horas, 58 minutos e 24 segundos. Seus companheiros de equipe Dmitry Sotnikov e Airat Maradeev chegaram em segundo e quinto lugares. Todos os três veículos são equipados com a transmissão manual Ecosplit de 16 velocidades, incluindo a embreagem da ZF. A transmissão alcança um torque máximo de 3.600 Nm e a severa aplicação faz com que ela seja perfeita para a direção off-road. O sistema pneumático de mudança de velocidades, conhecido por Servoshift, permite mudanças de marcha rápidas, precisas e com pouco esforço.
A equipe liderada por Gerard de Rooy também obteve sucesso com a transmissão manual de 16 velocidades da ZF. Pilotando um Iveco, o próprio Rooy chegou em terceiro lugar e seu companheiro de equipe, Federico Villagra, alcançou a quarta posição geral. Todos os veículos da primeira à quinta posição tinham caixas de transferência de dupla fase da ZF proporcionando melhor distribuição de força para as rodas e capacidade off-road. Com design leve, estes sistemas são ideais para desafios desportivos de corrida como o Rally Dakar.