MM Editorial | TE Connectivity contrata alunos do Projeto Formare e inicia nova turma
14749
post-template-default,single,single-post,postid-14749,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

29 jun TE Connectivity contrata alunos do Projeto Formare e inicia nova turma

  • Empresa contratou oito alunos da turma de 2021 e, neste ano, 12 jovens começaram as aulas dentro da unidade de Bragança Paulista (SP)

 

  • Alunos de edições anteriores do Formare atuam na empresa em áreas administrativas e produtivas

 

Investir em programas sociais de qualificação profissional é uma das iniciativas da TE Connectivity Brasil para apoiar jovens em condições de vulnerabilidade social a conseguir um emprego. A empresa, uma das maiores fabricantes de conectores e sensores do mundo, com fábrica em Bragança Paulista (SP), acaba de contratar oito alunos de sua última turma do Projeto Formare como jovens aprendizes.

 

O Formare é um dos mais bem-sucedidos programas de qualificação profissional voltados para jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social do Brasil. O programa é baseado em prática pedagógica inovadora, sintonizada com as transformações do mundo e as demandas do mercado de trabalho, e é fundamentado no voluntariado empresarial.

 

A TE Brasil participa do Formare desde 2017 e, neste ano, iniciou a sexta turma com 12 jovens selecionados. Certificados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os cursos ocorrem dentro do ambiente das empresas participantes, ao longo de até um ano, e têm foco total em competências para a vida e para o mundo do trabalho.

 

De acordo com a Fundação Iochpe, entidade coordenadora do programa, essa abordagem resulta em um índice de empregabilidade de 93% dos jovens participantes. Quase 25 mil jovens já foram certificados desde 1989. O programa Formare é reconhecido por garantir alto índice de empregabilidade para seus alunos e promover cidadania entre empresas e comunidades.

 

Para a diretora geral da TE América do Sul, Alexandra Motta, o Formare representa a possibilidade da TE Connectivity Brasil atuar de maneira efetiva na maior carência do País hoje em dia, a educação. “O programa oferece a oportunidade real de transformar vidas, por meio do conhecimento, das descobertas e da aproximação de jovens com profissionais qualificados, em um ambiente positivo de muita energia, motivação e engajamento”, afirma.

 

O diretor de operações da TE América do Sul, Fabricio Miyasato, acredita que o programa desenvolve também os times da TE, já que os educadores voluntários, coordenadores e demais profissionais ligados ao Formare acabam aprendendo com o projeto de alguma forma.

 

Agora em sua 6ª edição e com ex-alunos do Programa Formare trabalhando nos setores de qualidade e financeiro da TE, a corporação espera que outras empresas se inspirem nesse modelo para abraçar a ideia. “Entendemos que o valor de uma empresa não se limita à sua condição financeira, econômica ou patrimonial, mas também à sua capacidade de contribuir para transformar positivamente a comunidade onde está inserida. Quanto mais empresas aderirem a essa causa, maior será o benefício da sociedade como um todo”, comenta Miyasato.

 

Aprendizado

 

Com 900 horas de carga horária, o objetivo do Projeto Formare da TE Connectivity é estimular o jovem para sua descoberta profissional, focando no conhecimento teórico, tecnológico e prático, além de estimular a comunicação e o relacionamento interpessoal.

 

O conteúdo programado aborda desde matemática e informática até o processo industrial específico, como Desenho Técnico, Processos Produtivos, Organização Empresarial e Logística, entre outras disciplinas. Além das atividades teóricas, os alunos contam com atividades práticas dentro da própria TE, visitas ao Centro de Distribuição da empresa em Itatiba e visitas em universidades.

Tags: