24 jun TE Connectivity Brasil é reconhecida pelo terceiro ano consecutivo como uma das melhores empresas para profissionais LGBTQIA+ trabalharem
- Companhia atendeu a todos os critérios da pesquisa Equidade BR, da Human Rights Campaign
- Criação de banco de talentos LGBTQIA+ e palestra sobre visibilidade trans são algumas iniciativas já promovidas neste ano pela TE
- No Mês do Orgulho LGBTQIA+, empresa proporcionará dinâmica e palestra com drag queen para seus colaboradores
A TE Connectivity Brasil, empresa de sensores e conectores localizada em Bragança Paulista (SP), conquistou pelo terceiro ano consecutivo a certificação “Equidade BR Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”. O reconhecimento, oficializado durante uma cerimônia na última semana, no estado de São Paulo, é resultado de uma ampla pesquisa promovida pela Human Rights Campaign (HRC) em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Para receber a certificação, as empresas brasileiras e multinacionais precisam colocar em prática quatro pilares fundamentais: adoção de políticas de não discriminação; criação de grupos de funcionários ou conselhos de diversidade e inclusão; treinamento e educação LGBTQIA+; e envolvimento em atividades públicas para apoiar a inclusão LGBTQIA+. Como a TE Brasil atendeu a todos os critérios, recebeu a pontuação máxima (100) em 2024, assim como em 2023 e 2022.
De acordo com Alexandra Motta, diretora-geral da TE Connectivity para América do Sul, valorizar a individualidade e autenticidade de cada colaborador ajuda a promover ambientes propícios à inovação e sucesso. “Esse olhar voltado para a diversidade e inclusão é o que levou a TE a ser reconhecida pela HRC desde que a certificação passou a ser aplicada no Brasil, em 2022. Temos muito orgulho disso e plena confiança de que iremos mais longe com talentos diversos”, diz a executiva.
Para conferir o Relatório Equidade BR 2024, clique aqui.
Foco em representatividade e na disseminação de conhecimento
Dando continuidade ao compromisso com a comunidade LGBTQIA+, a TE Connectivity Brasil realizou algumas ações de diversidade e inclusão no primeiro semestre de 2024.
Entre elas, destaca-se a criação de um banco de talentos exclusivo para a comunidade LGBTQIA+, visando facilitar a contratação desses profissionais e levar representatividade para suas equipes. A empresa também promoveu uma palestra sobre visibilidade trans, em parceria com o Coletivo Pajubá, grupo de Atibaia focado no desenvolvimento de ações e acolhimento de pessoas da comunidade LGBTQIA+. A iniciativa ocorreu em abril, de forma online e presencial, e atingiu cerca de 120 profissionais da TE Brasil.
Outra ação importante foi o hasteamento da bandeira do Orgulho LGBTQIA+, realizado neste mês na unidade de Bragança Paulista. Ainda em junho, a TE fará uma dinâmica, tanto na planta de Bragança quanto no Centro de Distribuição da empresa, em Itatiba, e no escritório, em São Paulo, para que seus colaboradores aprendam a diferenciar sexo, identidade de gênero e orientação sexual. Junho também contará com uma palestra sobre o Mês do Orgulho, que será ministrada pela drag queen e influenciadora DaCota Monteiro, além de ser aberta para os mais de 1.500 profissionais da companhia.
Iniciativas como essas, segundo Alexandra, seguirão em andamento ao longo do ano. “Estamos empenhados em fazer nossa parte, por meio de práticas inclusivas, atividades e orientações, para ajudar a tornar o mundo mais acolhedor para todos”, finaliza.