21 jun Soluções de tração elétrica da ZF facilitam transição para a eletromobilidade às montadoras de veículos comerciais
- Soluções da ZF simplificam a eletrificação do transporte público urbano
- O eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 e o sistema de tração central elétrico CeTrax são compatíveis com todos os tipos de ônibus urbanos
- As plataformas atuais de caminhões de distribuição também podem ser operadas eletricamente com a unidade de tração CeTrax
- A transmissão TraXon Hybrid é aplicada em caminhões e reduz o impacto ambiental
Friedrichshafen. Com o objetivo de facilitar e flexibilizar a transição para zerar as emissões no transporte coletivo urbano e reduzir os poluentes na logística, a ZF dá suporte às montadoras de veículos comerciais oferecendo know-how em tecnologia e competência em sistemas. Nesse contexto, a empresa fornece seu eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 e o novo sistema de tração central elétrico CeTrax para ônibus urbanos, juntamente com todos os componentes necessários, como solução de sistema completo. Isso permite que as montadoras utilizem as plataformas de piso baixo e convencional para modelos com acionamento elétrico, o que torna a eletrificação de frotas mais rentável e fácil. Os acionamentos elétricos também podem ser implementados na logística de longa distância. Para isso, a versão híbrida da transmissão TraXon para veículos comerciais alavanca os potenciais ainda não explorados de economia de energia com o máximo desempenho.
Não são só as montadoras de carros de passeio que estão sob pressão com os limites mais rigorosos de emissões e com o debate público sobre o impacto ambiental dos poluentes. Acima de tudo, é o transporte coletivo urbano que tem o dever de reduzir os níveis de emissões para aliviar o meio ambiente. Consequentemente, as montadoras de ônibus são confrontadas com altas despesas para fazer a integração dos sistemas e consideráveis custos de desenvolvimento.
Como líder mundial em tecnologia e com sua competência em sistemas, a ZF auxilia as montadoras nessa mudança, como pode ser visto em um novo veículo de demonstração desenvolvido pela ZF. O ônibus articulado de 18 metros de comprimento é equipado com dois módulos do eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 que, com quatro motores, asseguram forte tração. A ZF fornece esses componentes como conjunto completo, incluindo avançados inversores, sistema de controle e unidade eletrônica. Com isso, a companhia garante eficiência energética perfeita – e ampla autonomia. Um único eixo portal elétrico AVE 130 acionado gera potência suficiente para um ônibus articulado padrão.
Basicamente, a instalação do AVE 130 não exige mais espaço do que um eixo pórtico convencional, o que significa enorme economia para as montadoras, já que não precisam desenvolver plataformas específicas para as soluções de eletromobilidade. O AVE 130 pode ser combinado com praticamente todas as fontes de energia, como baterias, supercapacitores, células de combustível e linha elétrica superior, sem contar que é perfeitamente adequado a conceitos híbridos seriais e versões plug-in. Isso oferece às montadoras e às operadoras de transporte flexibilidade máxima na escolha da alimentação de energia. Graças aos componentes padronizados de alto volume, sua facilidade na manutenção completa o pacote que a ZF preparou com o eixo elétrico AVE 130 para futuro dos ônibus urbanos.
“Plug-and-Drive” com o CeTrax
Além do comprovado AVE 130, a ZF fornece o novo sistema de tração central elétrico CeTrax como solução para ônibus de piso baixo e convencional. Graças ao princípio “Plug-and-Drive”, o CeTrax pode ser integrado em plataformas já existentes de veículos sem que sejam necessários grandes ajustes no chassis, nos eixos, na estática e no diferencial. A ZF está se concentrando primordialmente nas montadoras que, no contexto de uma estratégia de plataforma, querem mudar os atuais modelos convencionais para produzir versões movidas a eletricidade. Com um desempenho de pico que chega a 300 kW e um torque máximo de 4.400 Nm, o CeTrax foi projetado para aplicações desafiadoras em ônibus e oferece consideráveis vantagens no peso, bem como excelente grau de eficácia. Como o pacote do sistema integral inclui um sistema de controle e inversores, as montadoras adquirem uma solução completa e perfeita em termos de desempenho, eficiência e vida útil. Além de ser usado em ônibus, o CeTrax também é adequado para a eletrificação de caminhões distribuidores.
TraXon Hybrid: sistema híbrido paralelo para a logística de longa distância
Equipada com um motor elétrico instalado entre o motor de combustão e a transmissão, a TraXon Hybrid possibilita implementar todas as funções híbridas nos veículos comerciais pesados. Uma característica atrativa para muitas aplicações é que no modo de geração, o módulo híbrido também pode auxiliar na alimentação de energia elétrica de outras unidades – como no transporte frigorífico. Além das aplicações em caminhões, a TraXon Hybrid também é ideal para os ônibus rodoviários, que podem ser beneficiados com as mesmas vantagens do acionamento híbrido. Esse produto inovador também leva todas as vantagens que a ZF oferece com suas soluções de sistemas.
Legendas das fotos:
- Tração em dobro: no ônibus de demonstração, duas unidades do eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 asseguram forte tração.
- Competência em sistemas comprovada durante longos anos: a ZF fornece o eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 em conjunto com inversores, sistema de controle e unidade eletrônica.
- “Plug-and-Drive”: o sistema de tração central elétrico CeTrax pode ser facilmente integrado nas plataformas já existentes de veículos.
- A TraXon Hybrid possibilita implementar todas as funcionalidades híbridas em veículos comerciais pesados, como ônibus rodoviários e caminhões.
Fotos: ZF