
14 jul Sensor de chassi inteligente de última geração: mais dados, mais inteligência
- Recursos aprimorados: o acelerômetro integrado permite uma detecção ainda mais precisa do movimento relativo em três dimensões
- Novos recursos: funções habilitadas como de “Saúde do chassi” (“Chassis Health”), cancelamento de ruído, além de detecção de carga e força
- Visão “Chassis 2.0” da ZF: a interação perfeita entre sensores, atuadores e softwares inteligentes aumenta o conforto e a segurança ao dirigir
Friedrichshafen. Apenas alguns meses após o lançamento do Sensor de Chassi Inteligente no Cadillac CELESTIQ, a ZF revela a próxima geração de seu sensor inteligente de chassi. A versão atualizada não apenas mede a altura da roda, mas também captura a aceleração em três dimensões. Esse conjunto de dados expandido abre caminho para uma série de recursos inteligentes e atrativos, desde monitoramento da integridade do chassi em tempo real e detecção de força/carga até cancelamento de ruído ativo. O sensor avançado também se integra perfeitamente a outros sistemas ZF, alinhando-se com a estratégia “Chassis 2.0” da empresa. Por exemplo, o Sensor de Chassi Inteligente pode ajudar a tornar o feedback de um sistema Steer-By-Wire (direção por cabos) ainda mais preciso e realista.
À medida que a digitalização transforma o cenário automotivo e a megatendência de veículos definidos por software ganham força, a ZF adota essa evolução com sua abordagem Chassis 2.0 voltada para o futuro. No centro dessa estratégia está a capacidade da ZF em fornecer atuadores inteligentes e interligados instalados de forma eficaz no nível do veículo e do sistema, combinando-os por meio de funções de software desenvolvidas internamente. O Sensor de Chassi Inteligente abre caminho para esses atuadores e funções de software graças aos seus sensores de alta precisão. Ao conectar vários sensores de chassi inteligentes, outras funcionalidades podem ser habilitadas.
A ZF está escrevendo o próximo capítulo da história do Sensor de Chassi Inteligente. Há poucas semanas, a versão básica entrou em produção em série no Cadillac CELESTIQ. Durante o Chassis Tech Day, a ZF apresentou o modelo inteligente de próxima geração — que, na versão avançada, conta com um acelerômetro integrado. Esse novo modelo permite a coleta de dados diretamente no pivô. Um veículo de demonstração ilustrou a ampla gama de aplicações que essa tecnologia possibilita.
ZF Chassis Health: um rastreador digital que nunca dorme
Graças à sua capacidade de medir com precisão não apenas o movimento vertical, mas também a aceleração, o Sensor de Chassi Inteligente permite que as montadoras implementem recursos inovadores. Ao analisar os padrões de aceleração e variações de frequência, o sistema pode detectar anomalias ou danos no chassi. A ZF chama isso de abordagem “Chassis Health”: um sistema de monitoramento digital contínuo que fornece informações em tempo real sobre a condição do chassi. O sensor aciona alertas de manutenção e reparo por meio de um sinal no visor do veículo, por exemplo, quando elementos de fixação das rodas podem estar soltos após uma troca de pneu são detectados e precisam ser reapertados. Assim, a função Sensor de Chassi Inteligente ajuda a prevenir acidentes e aumentar a segurança.
Outro recurso importante é a detecção de carga. Usando um algoritmo dedicado, o sensor pode estimar o peso do veículo – útil para identificar se a carga máxima foi excedida após uma viagem de compras ou antes de viagens de férias. Isso garante a conformidade com os limites legais de carga e ajuda a evitar problemas inesperados durante inspeções na estrada. A detecção de carga também melhora a estimativa de alcance para veículos elétricos, permitindo que os motoristas planejem as paradas de carregamento com mais precisão antes mesmo de iniciar sua viagem.
Sensor para chassi 2.0: integração perfeita dos sistemas ZF
O Sensor de Chassi Inteligente também foi projetado para integração perfeita com outros sistemas ZF. Ele já suporta o CDC – Controle Contínuo de Amortecimento, semiativo, o amortecimento sMOTION ativo e o ERC – Controle de Rolagem Eletromecânico usando dados do sensor. O sensor atualizado desempenha um papel fundamental na otimização do feedback de força em aplicações Steer-By-Wire.
Como a detecção de aceleração do Sensor de Chassi Inteligente também captura a frequência de estímulos contínuos da superfície da estrada – como características específicas do pavimento – esses dados podem ser usados para permitir o cancelamento de ruído ativo, gerando anti-som por meio de vários alto-falantes dentro do veículo.
Design robusto, fácil integração
Assim como seu antecessor, o novo Sensor de Chassi Inteligente está integrado a uma junta esférica – um componente padrão em sistemas de suspensão independentes, responsável por garantir orientação precisa das rodas e características de amortecimento estáveis. Essa configuração permite medir com precisão o movimento relativo entre a roda e a carroceria do veículo por meio dos pinos esféricos. A ZF conseguiu isso ao integrar a eletrônica de medição diretamente no pivô, oferecendo o Sensor de Chassi Inteligente como um componente integrado a ele. O sensor se destaca por seu baixo peso, design robusto, alta qualidade de sinal e facilidade de instalação.
Ao integrar o acelerômetro ao Sensor de Chassi Inteligente o número de sensores pode ser reduzido, diminuindo custos e simplificando a montagem para montadoras.
O Sensor de Chassi Inteligente de primeira geração já está em uso nas quatro rodas do Cadillac CELESTIQ.

Com sua capacidade de medir a aceleração nas três dimensões, o Sensor de Chassi Inteligente de última geração apresenta com seus dados uma série de novos recursos importantes para sistemas de chassi de veículos.

Com sua capacidade de medir a aceleração nas três dimensões, o Sensor de Chassi Inteligente de última geração apresenta com seus dados uma série de novos recursos importantes para sistemas de chassi de veículos.

Com base na entrada do Sensor de Chassi Inteligente, uma das funções do sistema pode identificar se aos elementos de fixação das rodas, em qualquer uma delas, se soltaram. Isso se torna especialmente relevante em situações em que os parafusos e porcas das rodas precisem ser reapertados após uma troca de pneus. As informações correspondentes são exibidas ao motorista por meio de um sinal no visor do veículo.

Ao analisar os padrões de aceleração e suas variações de frequência, o sistema pode detectar anomalias ou danos no chassi. A ZF chama isso de abordagem “Chassis Health”: um sistema de monitoramento digital contínuo que fornece informações em tempo real sobre a condição do chassi.
Imagens: ZF
Contatos para a imprensa:
ZF
Fernanda Giacon
Fernanda.giacon@zf.com
MM Editorial
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
+55 11 99369-3707
Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas avançados de mobilidade para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. Sua ampla gama de produtos é voltada principalmente para montadoras de veículos, provedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, proteger o clima e melhorar a mobilidade segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas de construção e agrícolas, energia eólica, propulsão marítima, acionamentos ferroviários e sistemas de teste.
Com cerca de 161.600 colaboradores em todo o mundo, a ZF registrou vendas de 41,4 bilhões de euros no ano fiscal de 2024. A empresa opera 161 locais de produção em 30 países.
Para mais informações de imprensa e fotos, visite: www.zf.com