06 dez Semana de Qualidade Mundial 2021 da ZF envolve colaboradores e atividades em todas as unidades da empresa na América do Sul
- Todos os colaboradores da ZF puderam participar dos eventos regionais e globais de forma híbrida
- Semana teve como ponto de partida o “Eu tenho DNA da Qualidade”, Vivo Zero Defeitos! para estimular a cultura de qualidade da ZF
A ZF promoveu em novembro a “Semana de Qualidade Mundial 2021” na América do Sul. Essa foi a quarta edição regional e contou com iniciativas globais em que todos os colaboradores puderam participar, seja de forma presencial ou digital.
Foram vários eventos regionais e globais com foco no compartilhamento de experiências relacionadas ao mote “Eu tenho DNA da Qualidade”, Vivo Zero Defeitos! – programa global de melhoria contínua do Grupo ZF que, apesar do nome, não é exclusivo da área e promove a mentalidade e a cultura pela qualidade de forma transversal na empresa.
“A iniciativa ‘Semana de Qualidade Mundial’ na América do Sul, que já está na sua quarta edição e contou com iniciativas globais para valorizar o relacionamento e sentimento de pertencimento dos colaboradores em relação à empresa. Com a troca de informações acontecendo de forma mais intensa, acreditamos que as pessoas se envolvem mais e identificam em suas atividades diárias as oportunidades de melhoria em busca da qualidade, uma característica de excelência na ZF, em todos os seus processos”, explica Marcelo Oliveira, Diretor de Qualidade da ZF América do Sul.
A “Semana de Qualidade Mundial” atingiu os cerca de cinco mil colaboradores na região. “Nossa ‘Semana de Qualidade Mundial’ segue os princípios do ‘ZF DNA da Qualidade, e trabalha o “mindset” dos colaboradores no sentido de adotar sempre uma atitude correta, fortalecendo a cultura da Qualidade para toda a empresa. Nesse momento, em que estamos ainda em distanciamento social, programas como esse são extremamente bem-vindos para manter os colaboradores engajados e próximos, pois embora alguns eventos tenham ocorrido in loco, boa parte teve o formato on-line”, diz Marcelo.
Programa global “ZF DNA da Qualidade”
Em 2020 o Grupo ZF lançou o programa global “ZF DNA da Qualidade”,
baseado em cinco princípios (cinco “P”):
- People: liderança e desenvolvimento de pessoas
- Perform: checagem constante da performance
- Prevent: identificação de riscos e ações de prevenção
- Perceive: relacionamento, atendimento às demandas e necessidades do cliente
- PDCA (Plan – Do – Check – Act): é o plano de ação, a base de todos os demais princípios
“A elaboração de todos os cinco princípios e do próprio programa foi feita pensando no cliente e em suas necessidades. Afinal, o bom relacionamento, através de alta performance e eficiência no atendimento às demandas dos clientes é essencial para a manutenção de negócios saudáveis e sustentáveis para qualquer empresa”, finaliza Marcelo.