MM Editorial | Programa “Acelera Librelato” completa dois anos com mais de 200 ideias implantadas
15006
post-template-default,single,single-post,postid-15006,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

28 out Programa “Acelera Librelato” completa dois anos com mais de 200 ideias implantadas

  • Programa ouve sugestões dos profissionais, em busca de melhorias contínuas para os processos e produtos

 

  • Das 1.161 ideias geradas na plataforma, 224 foram implantadas, 123 estão em implantação e 128 estão em análise

 

O programa de inovação e melhoria contínua “Acelera Librelato” completou dois anos com mais de mil ideias sugeridas por profissionais da empresa e 224 implantadas. Para comemorar, a Librelato realizou uma ação interna entre os dias 17 e 19 de outubro, em que foram apresentadas a trajetória dessa iniciativa até o momento e projeções para o futuro do programa. O objetivo do “Acelera Librelato” é proporcionar o estreitamento das relações entre a Librelato e seus profissionais, além de estimular o potencial criativo, bem como o trabalho em equipe e virtudes como iniciativa, participação, integração e comunicação interna.

 

Segundo a analista de lean manufacturing da Librelato Vanessa Gerônimo Duarte, responsável pelo programa de melhorias, o “Acelera Librelato” reforça os valores da empresa, que acredita e coloca os profissionais de força em destaque. “Das 1.161 ideias apresentadas desde 2020, 224 foram implantadas, 123 estão em implantação e 128 estão em análise”, conta.

 

“Essas sugestões nos ajudam muito a enxergar o que pode ser aperfeiçoado nos processos, produtos, nas condições de trabalho e na segurança, alcançando uma melhor satisfação dos profissionais e da empresa. Essas ideias têm um impacto muito positivo, inclusive, no programa PLR (Participação nos Lucros e Resultados), que remunera os profissionais quando a empresa bate as metas”, conclui.

 

O programa possui, ainda, um plano de reconhecimento para quem contribui com as melhores ideias, que dá direito a vale-compras, brindes personalizados, miniaturas de implementos, participação em grandes eventos e treinamentos, entre outros. É graças a esse plano que, pela primeira vez, os profissionais da Librelato Sidnei Farias Pereira Júnior e Fernando Cardoso Esmeraldino irão participar, em novembro deste ano, da Fenatran, uma das mais importantes feiras de transporte e logística do mundo.

 

Para o profissional Sidnei, que sugeriu ideias que visam reduzir custos e aumentar a produção da implementadora, a Librelato sempre oferece oportunidades para que todos possam contribuir com o crescimento da empresa. “Por isso, tenho muito orgulho de trabalhar aqui e agradeço o convite para participar da feira. É uma alegria imensa e uma chance de obter ainda mais conhecimento e experiência”, diz.

 

Por ser um programa de inovação, o “Acelera Librelato” é um dos pilares do Sistema Librelato de Excelência (SLE), que tem como objetivo desenvolver processos de forma mais organizada e prática em prol do aumento da qualidade dos produtos, de melhorias nos processos e da redução de custos para a empresa. O Acelera dissemina o uso de metodologias e ferramentas para solução de problemas, além de promover o comprometimento dos profissionais.

 

Como funciona?

 

Por meio da Plataforma de Inovação, os times de melhorias do “Acelera Librelato” têm acesso a diversas atividades e desafios do programa. Todos os profissionais são incentivados a participar e devem ficar atentos às informações distribuídas em seus setores.

 

Pela plataforma, é possível fazer também o acompanhamento das ideias. “É importante ressaltar que o ‘Acelera Librelato’ valoriza todas as etapas do processo de inovação, como descobrir, criar, desenvolver, refinar e mensurar. Por isso, existem quatro categorias para os times de profissionais: idealizador (geração de ideias); assertivo (ideias aprovadas); colaborativo (implementadores); e empreendedor (profissional que atuou em todas as etapas anteriores)”, explica o gerente de Excelência Operacional da Librelato, Rodrigo Corso.

 

E tem novidade vindo aí. “A partir do ano que vem, as melhores ideias implantadas durante o ano nas campanhas serão avaliadas e premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugar, assim como os desafios, que terão uma premiação para a melhor ideia”, conclui o gerente.