MM Editorial | Presidente do Conselho Administrativo da Librelato, Aloir Librelato, recebe Títulos de Ordem do Mérito e Cidadão Honorário de Içara
15681
post-template-default,single,single-post,postid-15681,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

28 mar Presidente do Conselho Administrativo da Librelato, Aloir Librelato, recebe Títulos de Ordem do Mérito e Cidadão Honorário de Içara

  •  Títulos são concedidos em honra a pessoas que contribuíram com o município 

 

  • Sessão solene ocorreu na Câmara Municipal de Içara, em Santa Catarina 

 

  • Um total de 15 empresários foram homenageados no evento 

 

Aloir Librelato, presidente do Conselho de Administração da Librelato, foi homenageado em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Içara, em Santa Catarina, na quarta-feira, 20/03. 

 

O empresário foi agraciado com os Títulos de Ordem do Mérito e Cidadão Honorário, em reconhecimento às suas mais de quatro décadas de serviços dedicadas à indústria e duas décadas à cidade. Durante esse tempo, Aloir exerceu um papel significativo no desenvolvimento da comunidade, ao contribuir com a geração de empregos e a prosperidade do município do estado de Santa Catarina. 

 

“Tenho muito orgulho do que Içara tornou-se e de fazer parte de uma empresa como a Librelato, referência no mercado em que atua e que colabora com o progresso da nossa região. Durante a minha vida, já rodei muitos quilômetros pelo País, conheci muitos lugares e é uma honra saber que daqui saem os implementos mais fortes do mercado”, afirmou Aloir, que foi um dos 15 empresários homenageados no evento. 

 

A jornada de Aloir Librelato 

 

Nascido em uma família de tradição italiana, Aloir Librelato trilhou seu caminho rumo ao sucesso empresarial. Sua história é uma narrativa de perseverança, determinação e dedicação ao empreendedorismo. 

 

Ainda jovem, Aloir aprendeu os valores do trabalho árduo e da integridade familiar. Na década de 1980, iniciou sua jornada profissional acompanhando toda a trajetória da Librelato, desde a venda de peças de reposição até a representação de marcas de outros segmentos. Mas foi como caminhoneiro que ele encontrou uma nova paixão em sua vida, o transporte de cargas. Por cinco anos, percorreu estradas do Brasil, absorvendo experiências e conhecimentos que moldariam seu futuro. 

 

Ainda em 1980, com uma visão empreendedora e o apoio da Família Librelato, estabeleceu em Orleans/SC a Librelato, que se apresentava como uma modesta oficina mecânica chamada “Irmãos Librelato”. Esse foi apenas o primeiro passo de uma longa jornada repleta de desafios e conquistas.  

 

À medida que o tempo passava, a Librelato crescia e se desenvolvia. Em 1992, a empresa se consolidou como fabricante de implementos agrícolas e rodoviários e direcionou seus esforços para a produção de carretas sobre chassi. Esse marco representou não apenas um avanço nos negócios como também o fortalecimento da marca nacionalmente. Em 1998, a Librelato realizou seu primeiro projeto de semirreboque em aço basculante. Desde então, cresceu e expandiu tornando-se uma das maiores empresas do segmento no País e na América Latina. 

 

O ano de 2011 marcou um ponto crucial na trajetória da Família Librelato. Nesse ano, foram realizadas negociações que transformaram a empresa em uma sociedade anônima e, com isso, ela passou a receber investimentos do Fundo de Investidores CRP VII e deu início à implementação da Governança Corporativa. Essa decisão estratégica pavimentou o caminho para um crescimento sustentável e uma gestão transparente. 

 

Em 2013, após décadas de trabalho e com o apoio de seus irmãos, Aloir Librelato ascendeu à presidência do Conselho de Administração da Librelato, posição que ocupa até os dias atuais, desempenhando um papel estratégico na expansão da companhia, hoje com três verticais de crescimento que formam a LIBREPAR S.A: montadora, autopeças e serviços e tecnologia. Atualmente, essas verticais somadas representam 3,1 bilhões de reais em faturamento, com mais de 3.100 profissionais em suas mais de seis fábricas localizadas em Içara, onde fica a matriz, Criciúma, Orleans e Itaquaquecetuba, SP. 

 

A visão desse novo grupo é conduzir a cadeia logística nacional ao próximo nível, ao oferecer um ecossistema mais completo e inteligente de marcas capaz de ampliar a eficiência dos negócios do transporte rodoviário de cargas.  

 

As histórias de Aloir e da Librelato se misturam e trazem um testemunho inspirador de como a determinação e o comprometimento podem moldar não apenas uma carreira como também uma comunidade inteira.