02 ago Os números semestrais da ZF refletem um ambiente desafiador
- ZF reporta vendas de cerca de 22 bilhões de euros com uma margem EBIT ajustada de 3,5% para o primeiro semestre de 2024
- Desenvolvimento estrutural por meio de investimentos em áreas com margens elevadas e voltadas para o futuro
- Grupo atualiza perspectivas de vendas para o ano inteiro de 2024
Friedrichshafen, Alemanha. A ZF Friedrichshafen AG encerrou o primeiro semestre de 2024 até 30 de junho com vendas de cerca de 22 bilhões de euros (2023: 23,3 bilhões de euros). Tendo em vista os efeitos resultantes principalmente das atividades de fusões e aquisições, as receitas de vendas situaram-se perto do nível do ano anterior, sob condições de mercado que mais uma vez se revelaram desafiadoras, em um contexto de atividade de compras lenta e sinais de recessão. O EBIT ajustado totalizou 780 milhões de euros (2023: 941 milhões de euros), equivalente a uma margem EBIT ajustada de 3,5% (2023: 4,0%).
“O ambiente de mercado persistentemente desafiador se reflete em nossas vendas. Enquanto isso, nossa rentabilidade e geração de caixa estão atendendo às nossas expectativas”, disse o CFO da ZF, Michael Frick. “Ao mesmo tempo, estamos melhorando a nossa competitividade e – em linha com o princípio orientador ‘Fortalecer os nossos pontos fortes’ – continuamos avançando com o desenvolvimento estrutural da nossa empresa. Estamos investindo principalmente em áreas de alta margem e voltadas para o futuro, como veículos comerciais e tecnologia industrial, soluções de chassis e negócios de serviços”. A organização mais eficiente das unidades alemãs, com o objetivo de as fundir em várias redes de sites industriais, fará parte deste realinhamento estrutural.
Neste contexto, Frick destacou que a separação em curso da ZF LIFETEC (Divisão de Sistemas de Segurança Passiva) está no caminho certo: “As últimas medidas formais estão atualmente em curso. Estamos explorando todas as opções estratégicas em um processo aberto para desenvolver ainda mais a ZF LIFETEC da melhor maneira possível e agiremos de acordo quando chegar o momento certo. Como empresa independente, espera-se que a ZF LIFETEC obtenha vantagem estratégica para permitir ainda mais o crescimento nas vendas e na lucratividade. As vendas da divisão mais uma vez tiveram um desempenho superior à produção global de veículos leves no primeiro semestre de 2024”.
Crescimento orgânico próximo ao nível do ano anterior
De janeiro a junho de 2024, a ZF gerou vendas de aproximadamente 22 bilhões de euros (21,9 bilhões de euros; em 2023: 23,3 bilhões de euros), representando uma diminuição de 5,6%. Ajustadas pelos efeitos da taxa de câmbio e de fusões e aquisições, principalmente da joint venture para sistemas de chassis de carros de passeio acordada com a Foxconn – as vendas orgânicas permaneceram quase inalteradas em comparação com o primeiro semestre de 2023 (-0,1%). A ZF alcançou um EBIT ajustado de 780 milhões de euros (2023: 941 milhões de euros), equivalente a uma margem EBIT ajustada de 3,5% (2023: 4,0%). A rentabilidade foi influenciada pela continuação de elevados investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de 1,8 bilhões de euros, pela diminuição dos volumes devido às tendências fracas nos mercados de veículos e aos custos fixos para o lançamento de novas fábricas e produtos. O fluxo de caixa livre ajustado é de menos 494 milhões de euros (2023: menos 525 milhões de euros). “Em comparação com o ano anterior, o fluxo de caixa livre melhorou apesar dos elevados investimentos e das pressões nas margens”, disse Frick.
O passivo líquido totalizou em 10,5 bilhões de euros em 30 de junho de 2024. Isto representa uma diminuição de cerca de 01 bilhão de euros em comparação com junho de 2023. O índice de alavancagem melhorou em relação ao ano anterior, de 3,06x para 2,67x. O âmbito da liquidez da empresa era de 7,5 bilhões de euros à data do relatório. Isto inclui a linha de crédito renovável (RCF) não utilizada de 3,5 bilhões de euros que foi prorrogada até 2029.
Atividades financeiras fortalecem a liquidez
O primeiro semestre de 2024 foi marcado por inúmeras transações financeiras significativas. Em janeiro, a ZF emitiu um título verde em euros no valor de 800 milhões de euros. Isto foi seguido em abril por uma transação de títulos verdes nos EUA que rendeu 1,5 bilhão de dólares. Durante este período, a ZF pagou dívidas de 1,35 bilhões de euros. Há apenas algumas semanas, a ZF captou 650 milhões de euros em financiamentos e garantiu dois empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco Europeu de Recuperação e Desenvolvimento (BERD) com um volume total de 525 milhões de euros. “Com essas transações financeiras ganhamos confiabilidade no planejamento para os próximos anos”, disse o CFO Frick. “A forte demanda do mercado pelas emissões de títulos mostra que os investidores continuam acreditando na ZF”.
Perspectiva de vendas atualizada para o ano inteiro
A ZF já comentou sobre o fraco ambiente econômico no início do ano e espera que as condições piorem no segundo semestre. Com o mercado mais lento do que o esperado e tendo em vista a atual fraca procura por carros de passeio totalmente elétricos, a empresa ajustou de forma conservadora a sua previsão de vendas para 2024 para um intervalo entre 42,5 bilhões de euros e 43,5 bilhões de euros. Para a margem EBIT ajustada, a ZF confirma a sua projeção anterior para o ano inteiro entre 4,9 e 5,4%, pois a empresa pretende obter mais ganhos de flexibilidade na produção e assume que os efeitos das medidas de desempenho implementadas se intensificarão ao longo do tempo. A ZF também confirma a sua projeção original de 800 milhões de euros para fluxo de caixa livre.
Perspectivas: ZF na IAA Transportation, em Hannover
Na sua perspectiva, o CFO Michael Frick também se referiu à presença da ZF na IAA Transportation em Hannover, Alemanha. A Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF, como fornecedora líder mundial de veículos comerciais, apresentará soluções para clientes de veículos comerciais e operadores de frotas.
A ZF estará presente no Pavilhão de Exposições – IAA (Hall H21, estande B54) na capital da Baixa Saxônia, de 17 a 22 de setembro.
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Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. A sua abrangente gama de produtos destina-se principalmente à montadoras de veículos, fornecedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com os seus produtos, a empresa contribui para a redução de emissões, para a proteção do clima e para uma mobilidade cada vez mais segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas agrícolas e de construção, energia eólica, propulsão marítima, aplicações ferroviárias e sistemas de teste.
Com cerca de 168.700 colaboradores em todo o mundo, a ZF reportou vendas de 46,6 bilhões de euros no ano fiscal de 2023. A empresa opera 162 locais de produção em 31 países.
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