MM Editorial | Milhares de parâmetros, uma solução inteligente: os cubiX Tuners da ZF revolucionam a calibração do chassi
16337
post-template-default,single,single-post,postid-16337,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

14 jul Milhares de parâmetros, uma solução inteligente: os cubiX Tuners da ZF revolucionam a calibração do chassi

  • Ferramenta de software acelera o desenvolvimento do veículo definido por software
  • Identidade da marca com um clique: cubiX Tuner automatiza cálculos complexos para intervenções de controle de vários atuadores
  • O uso intuitivo, os algoritmos baseados em IA e a integração na nuvem reduzem o tempo de desenvolvimento

Friedrichshafen. A identidade de um veículo é amplamente determinada por seu chassi – e, cada vez mais, isso significa a coordenação precisa de vários atuadores, como freios, direção, sistemas de amortecimento e acionamento. Essa coordenação já é orquestrada hoje pelo software cubiX da ZF.  Agora o cubiX também suporta a calibração complexa de atuadores individuais durante o processo de desenvolvimento. Projetado como uma ferramenta intuitiva para montadoras, o cubiX Tuner calcula automaticamente as interdependências entre os atuadores. Uma ECU – Unidade de Controle Eletrônico (ECU) agora pode ser configurada com o “DNA da marca” exclusivo da montadora em apenas alguns cliques. Isso economiza tempo, custos e esforço ao desenvolver novos modelos de veículos.

 Os atuadores de chassi garantem que o carro acelere com segurança, freie de forma confiável e permaneça estável nas curvas. Há algum tempo, o controle desses sistemas passou a ser feito, em grande parte, por software — e não mais apenas mecanicamente. Com o cubiX, a ZF oferece uma solução inteligente no mercado que conecta perfeitamente atuadores individuais para fornecer intervenções de controle ideais durante a condução – seja para segurança, estabilidade ou dinâmica de direção. A ZF também controla os atuadores dos concorrentes.

Mas antes que um veículo chegue à estrada, seu chassi deve ser calibrado – incluindo todos os atuadores em todas as posições possíveis, utilizadas para intervenções de controle. E isso consome uma quantidade enorme de tempo de desenvolvimento. “Garantir que um carro se comporte conforme as especificações da montadora, em qualquer situação, depende da calibração de milhares de parâmetros”, explica Philippe Gasnier, Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Soluções para Chassis da ZF. Afinal, dificilmente existe uma situação de direção em que vários atuadores não estejam trabalhando juntos. 

Nessa interação, todas as forças e variáveis de influência devem ser consideradas, testadas e verificadas. “Isso é, para dizer o mínimo, extremamente complexo”, diz Gasnier. Pelo menos, até agora. Com o cubiX Tuner, a ZF aproveita as vantagens exclusivas do veículo definido por software para simplificar e acelerar esse processo. Isso economiza custos, reduz o esforço e encurta significativamente o ciclo de desenvolvimento – especialmente para plataformas entregues com várias configurações de acionamento, como tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas: “Enquanto os algoritmos lidam com a identificação dos parâmetros principais, os engenheiros podem ajustar a dinâmica do veículo com precisão, permitindo que a maturidade da aplicação seja alcançada muito mais cedo”, explica Gasnier.

DNA da marca com apenas alguns cliques

“Durante muito tempo, a identidade de um carro foi definida principalmente por seu motor”, diz André Engelke, Head da Unidade de Sistemas de Controle de Movimento Veicular. “Isso está mudando na era da eletrificação”, acrescenta. Onde antes um motor à combustão roncava sob o capô, um motor elétrico agora costuma zumbir baixinho. “Em outras palavras: dar vida ao DNA da marca está se tornando cada vez mais responsabilidade do chassi”.  

Ao contrário das ferramentas anteriores, o cubiX Tuner foi desenvolvido do zero especificamente para essa tarefa, tendo em mente as arquiteturas elétricas/eletrônicas modernas. “Nossos clientes podem ajustar os parâmetros do chassi no nível dinâmico do veículo sem ter que mergulhar até o nível algorítmico”, explica Engelke. Isso permite uma calibração precisa e perfeitamente adaptada da experiência de direção. E o mais importante: mais fácil do que antes. Isso porque a ZF combina décadas de experiência em tecnologia de chassis com dados e métodos orientados por IA para adaptar automaticamente as complexas interdependências das funções dinâmicas. ” Simplificando: se, durante um test-drive, nossos clientes perceberem que o ângulo máximo de direção em curvas precisa de ajuste, eles podem configurá-lo com apenas alguns cliques. O cubiX Tuner calcula automaticamente quais parâmetros adicionais precisam ser ajustados e como”, explica Engelke. Isso é feito por meio de uma interface intuitiva que gera automaticamente um “mapa de ajuste” para o veículo com base nas entradas da montadora e o grava diretamente na ECU – Unidade de Controle Eletrônico. A ferramenta pode calibrar não apenas atuadores ZF, mas também componentes de outras montadoras. Um “Modo Inteligente” torna possível mergulhar ainda mais fundo no ajuste fino da configuração do chassi.

 Fácil integração, recursos abrangentes

O cubiX Tuner será disponibilizado em duas configurações: a versão completa, com interface de controle via PC, e a versão Lite, que possibilita ajustes de parâmetros diretamente no veículo usando um aplicativo móvel.

Este último é compatível com Apple CarPlay e AndroidAuto. Ambas as versões têm conectividade em nuvem para backup de dados e um recurso de otimização baseado em IA que é executado offline e localmente. 

O cubiX Tuner também permite que as montadoras testem primeiro suas calibrações em uma simulação virtual antes que os parâmetros sejam gravados na ECU e aplicados ao chassi. “Isso simplifica muito as comparações antes e depois, já que o carro não precisa mais ser testado na pista para cada mudança de parâmetro”, diz Engelke. Como resultado, o cubiX Tuner pode liberar todo o potencial do chassi do veículo definido por software – com significativamente menor esforço, tempo e custo.

O cubiX Tuner é uma ferramenta de calibração inovadora para o chassi do veículo definido por software.

O cubiX agora também suporta a calibração complexa de atuadores individuais durante o processo de desenvolvimento.

DNA da marca com apenas alguns cliques: O ajuste automático dos parâmetros do multiatuador permite que as montadoras calibrem as características de direção desejadas de seus modelos em menos tempo

A identidade de um veículo é amplamente determinada por seu chassi – e, cada vez mais, isso significa a coordenação precisa de vários atuadores, como freios, direção, sistemas de amortecimento e acionamento. Essa coordenação é orquestrada pelo software cubiX da ZF.