MM Editorial | Mais autonomia: ZF Heat Belt pode ajudar a melhorar a eficiência energética de veículos elétricos em climas frios
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05 jan Mais autonomia: ZF Heat Belt pode ajudar a melhorar a eficiência energética de veículos elétricos em climas frios

  • O novo cinto de segurança é projetado para fornecer calor uniforme próximo ao corpo
  • Mais conforto sem comprometer o desempenho
  • Reduzir a potência para aquecer o veículo pode aumentar a autonomia dos veículos elétricos quando comparado a outros sistemas de controle de temperatura

 

Alfdorf, Alemanha — A ZF desenvolveu uma opção de cinto de segurança aquecido para veículos elétricos. Essa tecnologia permite que os motoristas reduzam a energia utilizada para aquecer o veículo, especialmente em combinação com outros aquecedores de contato, como um aquecedor de assento. Durante o tempo frio, o sistema pode aumentar a autonomia em até 15%, reduzindo a energia necessária para aquecer o interior do veículo. O cinto de segurança ZF aquecido é baseado em uma cinta especial com condutores de aquecimento integrados que aumentam minimamente a espessura do cinto. Isso torna a integração mais fácil para as montadoras e oferece aos ocupantes o mesmo conforto do cinto de segurança normal. O cinto aquecido foi concebido para proporcionar aos ocupantes uma sensação uniforme de calor junto ao corpo.

 

Com essa função de aquecimento integrada, o novo cinto de segurança aquecido da ZF pode fornecer calor próximo ao corpo imediatamente após o motorista começar a dirigir, normalmente entre 36 e 40 graus Celsius. Em combinação com bancos aquecidos, o cinto de segurança aquecido tem o potencial de proporcionar conforto aos ocupantes rapidamente. Nos veículos elétricos, o sistema de controle de temperatura é alimentado pela corrente da bateria, pois não há calor residual utilizável como no motor a combustão. Reduzir a quantidade de corrente da bateria usada para aquecer o interior do veículo pode permitir um ganho de autonomia de até 15%, usando aquecedores de contato e reduzindo o uso de sistemas de controle de temperatura convencionais.

 

Outras vantagens do cinto de segurança aquecido da ZF são decisivas para sua ampla aceitação entre motoristas e passageiros: ele se comporta como um cinto de segurança convencional e seu funcionamento também é idêntico.

 

Fino e seguro

 

A ZF usou um método especial de processamento têxtil para essa inovação. Os condutores de aquecimento são tecidos na estrutura do cinto de segurança. Os elementos de contato para os circuitos de aquecimento elétrico são posicionados de forma que não interfiram na operação ou retração da correia. Não são necessários retratores de cinto especiais em outras posições de instalação. Como todas as características relevantes do cinto de segurança permanecem as mesmas, não há nenhum procedimento ou qualificação adicional para a montadora. O cinto de segurança aquecido não é de forma alguma inferior aos seus equivalentes convencionais em termos de proteção aos ocupantes.

 

Segurança indireta importante

 

A experiência do ocupante e o potencial de segurança são geralmente aprimorados com a redução de roupas volumosas. Isso permite que o cinto fique muito mais próximo do corpo, enquanto continua a restringir e proteger o ocupante em caso de colisão.