MM Editorial | Logística mais limpa e autônoma é o tema da ZF no IAA 2018
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26 set Logística mais limpa e autônoma é o tema da ZF no IAA 2018

 

  • A condução autônoma e a conectividade simplificam os processos logísticos – do centro logístico à entrega de encomendas
  • ZF revoluciona entregas nos centros urbanos com o desenvolvimento de um veículo elétrico e autônomo
  • ZF pretende investir mais de € 12 bilhões nas áreas de mobilidade elétrica e direção autônoma nos próximos cinco anos
  • A empresa mantém direcionamento estratégico, diz o CEO da ZF, Scheider

 

Hannover/Friedrichshafen. O setor logístico está ultrapassando a indústria de carros de passeio quando se trata da automatização das funções de condução. A ZF reforça essa tendência com conceitos inovadores e grandes investimentos. Por exemplo, veículos comerciais que são conectados de forma inteligente graças à tecnologia de produção da ZF e equipados com funções de condução autônoma, capazes de desempenhar todas as tarefas logísticas ou auxiliar os condutores de entrega de encomendas de forma independente. Com isso, caminhões autônomos tornarão mais eficientes os serviços de entregas urbanas e no futuro, ajudarão a lidar com o aumento dos volumes, ao mesmo tempo em que reduzirão o tráfego nos centros das cidades. A mobilidade elétrica e a direção autônoma são estrategicamente importantes para a ZF, e a empresa pretende investir mais de € 12 bilhões nessas áreas nos próximos cinco anos.

 

Com a temática “Smart Logistics” no IAA 2018, a empresa integrou suas tecnologias e – por meio de automação, conectividade e eletrificação – desenvolveu soluções atrativas para toda a cadeia logística. A condução autônoma irá prevalecer mais rapidamente no segmento de veículos comerciais em virtude da necessidade de redução dos custos operacionais do veículo, além de ajudar a melhorar a segurança e eficiência.

 

Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF Friedrichshafen AG, afirma: “Estamos revolucionando as tecnologias para os serviços de entregas urbanas para que sejam feitas de forma limpa, segura e dentro do prazo. Por esta razão, estamos trabalhando juntamente com parceiros e clientes para que este novo conceito inicie sua produção em série nos próximos dois anos. Para oferecer rapidamente ao mercado nossa experiência em sistemas sob a forma de soluções inovadoras e práticas, investiremos mais de 12 bilhões de euros em mobilidade elétrica e condução autônoma nos próximos cinco anos. Apesar dos desafios nos mercados e maiores custos para o desenvolvimento de novas tecnologias, a ZF continuará o seu direcionamento estratégico.  Cumpriremos nossos objetivos para este ano, que incluem aumento de receita, investimentos e redução de dívidas,” continuou Scheider.

 

ZF Innovation Van oferece suporte aos serviços de entrega e resolve problemas de tráfego

 

O ZF Innovation Van demonstra como a conexão inteligente, a direção autônoma e uma condução totalmente elétrica oferecem suporte aos serviços de entrega de encomendas para atender às futuras exigências de entregas urbanas.  Ao mesmo tempo, esses veículos também poderão ajudar a reduzir as emissões e o tráfego nos centros das cidades. Essa abordagem despertou o interesse da indústria. “Estamos prontos para concretizar negociações com vários clientes”, acrescentou Sheider.  O ZF Innovation Van é baseado no supercomputador ZF ProAI de alta velocidade, assim como seu conjunto de sensores constituído por câmera, radar e lidar.

 

O caminhão de distribuição, além de totalmente elétrico, vem equipado com funções de direção autônomas nível 4 e pode ser projetado para manobrar pelos centros das cidades de forma independente, permanecendo em sua faixa mesmo sem marcações nas vias, reconhecendo os semáforos e outras sinalizações de trânsito, respondendo a situações de risco repentinas. Além disso, o ZF Innovation Van pode detectar e contornar obstáculos como veículos estacionados em fila dupla, por exemplo. A função “Follow Me” utiliza um controle remoto baseado em tablet e é especialmente útil para os motoristas. Caso existam dois endereços próximos o suficiente para que o motorista consiga fazer a entrega a pé, o ZF Innovation Van o seguirá. Além disso, se não houver vaga de estacionamento disponível em um determinado endereço, o motorista poderá comandar o veículo para a próxima parada, que irá procurar por uma vaga de estacionamento sozinho. Futuramente essa solução também ajudará a evitar congestionamentos causados por veículos de entrega, que geralmente são estacionados em fila dupla.

 

Áreas restritas: mercado lucrativo para condução autônoma

 

Os dois mais recentes lançamentos mundiais da ZF – Innovation Truck e o Terminal Yard Tractor – mostram como a empresa está respondendo aos principais desafios da logística inteligente. Esses veículos podem manobrar reboques e contêineres de forma totalmente autônoma, melhorando eficiência, velocidade e respeito ambiental nos terminais de cargas. Além disso, eles contribuem na redução de acidentes e danos materiais. Por fim, esses veículos também podem ser a solução para a crescente escassez de trabalhadores qualificados no setor logístico.

 

“Veículos de transporte sem motorista e funções automatizadas desempenharão um importante papel, principalmente em áreas restritas, como pátios de empresas e terminais de cargas”, continuou Scheider. “Num futuro próximo, veremos mais veículos autônomos em tais áreas restritas, de forma mais rápida do que em vias públicas. O custo-benefício, a segurança e a eficiência para os clientes farão a diferença neste caso.”

 

A ZF eletrifica todas as categorias de veículos comerciais

 

A logística inteligente da ZF abrange emissão zero de poluentes para todas as categorias de veículos. Como resposta às solicitações internacionais para ônibus movidos a eletricidade, a ZF, líder do mercado europeu, já vendeu mais de mil eixos portais elétricos AxTrax AVE. Em breve, estas soluções entregarão emissões zero para milhões de passageiros em cidades como Los Angeles, Londres e Stuttgart, por ano.

 

A ZF também está impulsionando a eletrificação da condução em outros segmentos de veículos comerciais. A empresa já recebeu pedido de produção seriada para sua nova tração central elétrica CeTrax, desenvolvida para ônibus e caminhões, que entrará em produção em meados de 2019. A ZF mostrou ainda ser a pioneira na eletrificação de caminhões pesados. Pela primeira vez, um teste de campo com a transmissão de veículo comercial TraXon Hybrid, conduzida em conjunto pela ZF e pela DAF, demonstrou os benefícios da eletrificação nesta categoria. Com manobras totalmente elétricas, assim como inúmeras funcionalidades híbridas, uma economia potencial de redução de combustível de até 7%. Com isso, a ZF demonstra o potencial de eletrificação em veículos comerciais pesados.