MM Editorial | Linha de eletrônicos da ZF no Brasil é uma das mais digitalizadas da empresa no mundo
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16 nov Linha de eletrônicos da ZF no Brasil é uma das mais digitalizadas da empresa no mundo

 

  • Linha de eletrônicos de segurança automotiva da ZF é 100% digitalizada, com conexão total entre equipamentos, dados em nuvem e inteligência artificial

 

  • Nacionalização de componentes eletrônicos de segurança na ZF Limeira foi iniciada em 2013

 

A ZF vem introduzindo cada vez mais tecnologias e automação em sua linha de produção de eletrônicos em Limeira, SP, para acompanhar a crescente demanda dos últimos dois anos. Entre as novidades, houve a implantação de telas touch screen de 50 polegadas para atualização automática de todos os dados da produção, com informações instantâneas sobre todas as máquinas e robôs em operação. Como a produção é 100% digitalizada, com conexão total entre os equipamentos, utilizando dados em nuvem e Inteligência Artificial, a unidade implementou o sistema PITS (Segurança de Tecnologia da Informação de Produção) que permite alta proteção dos dados da rede industrial, também contra invasões cibernéticas, vírus etc.

 

A linha de eletrônicos da ZF no Brasil também é uma das mais digitalizadas da empresa em todo o mundo. Opera de acordo com processos industriais de última geração e segue os preceitos da Indústria 4.0. Foi completamente modernizada para produzir os mais avançados sistemas eletrônicos de segurança veicular.

 

Há também 100% de controle de qualidade das peças, cujas verificações vão desde inspeção ótica 3D do volume da pasta de solda antes da montagem até inspeção ótica 3D da montagem, raio X para componentes que não permitem inspeção por câmera, testes paramétricos de componentes, teste funcional de produto em alta temperatura e testes funcionais finais em temperatura ambiente.

 

Essas repetidas verificações de qualidade permitem que a linha tenha um alto nível de componentes fabricados, por isso é considerada uma das mais eficientes de qualquer Grupo ZF no mundo. E mesmo com alta produção, a linha é exemplo de segurança pessoal e registra índices de qualidade garantidos em todas as etapas.

 

Mais da metade do total dos profissionais atuantes são mulheres. Colaboradores com deficiência auditiva compõem o quadro e, para ampliar o número de contratações, foi formado um grupo de estudos para aprendizagem em Libras (Língua Brasileira de Sinais) envolvendo lideranças e membros da equipe.

 

Todos os operadores possuem certificados White Belt baseados na metodologia Lean Six Sigma. Esta certificação garante que os profissionais estejam conscientes e capacitados sobre as suas responsabilidades em todas as etapas do processo de montagem e capazes de apoiar projetos de melhoria e resolução de problemas.

 

Produção nacional de componentes

 

A produção de componentes eletrônicos de segurança nesta unidade da ZF começou em 2013. Naquele ano, a produção de controle de acionamento de airbag e controle eletrônico para ABS (Sistema de Freio Antitravamento) começou de forma pioneira no Brasil. Atualmente, além desses produtos, a linha também produz EPP (Conjunto de Potência Elétrica) para EPS (Direção Eletricamente Assistida) e neste mês já iniciou a produção pioneira no Brasil da ECU (Unidade de Controle Eletrônico) para o ESC (Sistema Eletrônico de Estabilidade), que será exigida em 100% de veículos fabricados no Brasil a partir de 2024.

 

O início desta operação da ZF ocorreu justamente para dar suporte aos seus clientes em território brasileiro, atendendo às leis de segurança. Em 2014, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito – baixou uma resolução determinando que os veículos nacionais fossem equipados tanto com ABS, como com airbags frontais, sistemas de proteção ao motorista e aos passageiros.