MM Editorial | Librelato promove Seminário digital “Cenários 2021”
13788
post-template-default,single,single-post,postid-13788,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

08 out Librelato promove Seminário digital “Cenários 2021”

 

  • Encontro virtual reuniu grandes nomes em torno do planejamento, o futuro e os cenários e perspectivas para 2021

 

  • O evento teve como apoiadores o Consórcio Librelato e a Michelin

 

A Librelato, uma das uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, promoveu no dia 08 de outubro o Seminário Cenários 2021. O evento, que tem como principal objetivo mostrar os cenários econômico e estratégico da área de implementos rodoviários do ano seguinte, aconteceu este ano de forma digital; e teve como apoiadores o Consórcio Librelato e a Michelin.

 

Diretores, gestores, profissionais, representantes comerciais da Librelato e parceiros puderam aproveitar todo o conhecimento de grandes nomes nacionais e internacionais da indústria, que apresentaram notícias, fatos, números e conclusões. O seminário foi apresentado pela jornalista Giovanna Pedroso e pelo CEO da Librelato José Carlos Sprícigo.

 

Foram cerca de 200 participantes. Os palestrantes da primeira etapa foram Tatiana Schuchovsky Reichmann, Diretora Presidente da Ademilar Consórcio de Imóveis, CEO da Ademicon e do Consórcio Librelato; Eduardo Fares Zanotti, Vice-Presidente da Arcelor Mittal América do Sul; Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores; e Silvio Renan Souza, Diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Na segunda etapa, as apresentações ficaram por conta de Elcio Carneiro, Gerente de Vendas da Michelin; José Luiz Tejon, palestrante internacional, professor e autor, e especialista em Marketing, Vendas, New Mídia, Agribusiness e Liderança; e Fernando Gonçalves, Economista responsável pela área de Sell Side no time de pesquisa econômica do Itaú BBA.

 

“Agradeço a todos que estiveram conectados conosco nesse novo modelo digital do Seminário Cenários que introduzimos neste ano. O dia foi intenso e produtivo e todos esses grandes profissionais que participaram conosco somaram com grandes análises e informações. O evento é sempre muito esperado pelos profissionais que trabalham com a marca Librelato, pois nos mostra as expectativas e desafios para o próximo ano, considerando um período tão atípico por conta da pandemia que enfrentamos”, pontua José Carlos Sprícigo.

 

Para 2020, a Librelato tinha uma projeção de crescimento de 5% acima de 2019, que foi retomada para um orçamento 30% abaixo. “Mas para a nossa surpresa e graças ao trabalho de todos, que se desafiaram e foram para o mercado e mesmo de forma digital, conseguiram trazer pedidos que por ora pareciam impossíveis. Com isso, evoluímos e voltamos a ter cenários mais otimistas. Retomamos fortemente a nossa produção, chegamos a agosto com 38 carretas/dia, chegamos a setembro nos desafiando e passamos a 45 carretas/dia e agora já ultrapassamos 51 unidades/dia. Ou seja, a cada 20 minutos uma carreta é produzida na Librelato para os nossos clientes”, explica.

 

Sprícigo também citou as oportunidades que o Brasil terá com as reformas administrativas e tributárias. “Quando falamos de infraestrutura e Brasil, nós necessitamos para continuar o crescimento, segundo economistas, de 4,5 do PIB, e nós viemos agora nos últimos anos investindo 2,1 % do PIB. Temos então um GAP de oportunidade de 2,4 % do PIB em investimentos O que acontece se realizarmos 4.5 % do PIB? Da onde vem esse dinheiro? Eu penso que deva vir da reforma administrativa e não da reforma tributária. Queremos a reforma tributária para simplificar os tributos e não para aumentar tributos, isso de maneira nenhuma”.

 

O executivo não deixou de falar sobre a representação do agronegócio de 25% sobre o PIB brasileiro. “Alguns estudiosos já falam em 35%. O agronegócio move o Brasil, assim como o nosso mercado de implementos. A construção civil também está acelerando em um ritmo forte, onde teremos muita areia e brita para transportar, coisa que somos especialistas. O nosso Brasil vai continuar crescendo e nós vamos crescer juntos”.

 

Fazendo um balanço de todas as apresentações, o CEO constata que todos estão engajados para que haja pressão positiva na demanda em todos os setores. “Por um lado, ainda é difícil estimar quando essa pandemia vai passar a ponto de podermos voltar à normalidade. Por outro lado, sabemos, com certeza, que vai passar. Tudo o que foi apresentado e discutido teve o objetivo de auxiliar todo o setor no melhor planejamento e trazer as previsões mais assertivas para 2021. Mas o mais interessante é de que constatamos que a positividade está de volta em diversos setores”.

 

Fabiano Cornelli, presidente da Abralib, também participou do evento e falou em nome de todos os associados, agradecendo e parabenizando a Librelato por contribuir com essa ação inovadora. “Certamente são dados de mercado que irão contribuir muito para que façamos um 2021 ainda mais forte. Tivemos a oportunidade de viver uma experiência incrível, de trocar ideias, de ouvir grandes nomes do mercado, em assuntos diversos”, finaliza.