MM Editorial | Librelato apresenta na Fenatran 2024 sua linha tanque ainda mais segura e sustentável
16060
post-template-default,single,single-post,postid-16060,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 
Librelato apresenta na Fenatran 2024 sua linha tanque ainda mais segura e sustentável

04 nov Librelato apresenta na Fenatran 2024 sua linha tanque ainda mais segura e sustentável

  • Semirreboque Tanque conta com suspensão pneumática com eixo lubrificado a óleo e freio a disco  

  • Implemento vem equipado com pacote de inteligência com as soluções de conectividade e telemetria da Sigaway e EBS (Sistema Eletrônico de Estabilidade)  

  • Empresa é pioneira no Brasil a oferecer implementos com Aço Verde, a partir da certificação X-Carb, emitida pela ArcelorMittal do Brasil  

A Librelato, uma das três maiores empresas de implementos rodoviários do Brasil, destaca na Fenatran 2024 o semirreboque Tanque Evolut de quatro eixos. Com capacidade de até 50 mil litros, o implemento conta com suspensão pneumática, freios a disco e um sistema de lubrificação dos rolamentos alimentado por óleo, que substitui a graxa convencionalmente utilizada. 

 

O grande diferencial do Semirreboque Tanque está no pioneirismo da Librelato em trabalhar com o Certificado X-Carb Aço Verde da ArcelorMittal Brasil. A partir dessa certificação, a Librelato passa a fabricar os implementos com o genuíno Aço Verde, o que possibilita aos clientes adquirirem implementos mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 aos serem produzidos.  O certificado emitido com exclusividade para a Librelato permite reportar uma redução equivalente nas emissões de Escopo 3, conforme os padrões do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol).  

 

Para Silvio Campos, Diretor Comercial e de Marketing da Librelato, além de mais seguro e sustentável, o novo implemento traz mais eficiência e produtividade para o transporte de combustíveis no Brasil. “A linha Tanque Evolut que apresentamos nessa Fenatran oferece a total segurança que uma operação com o tanque necessita e continua com a eficiência de poder carregar até cinco mil litros a mais do que a versão de 3 eixos distanciados”, diz o executivo. 

 

Tanto o freio a disco como o sistema de auto lubrificação à óleo garantem mais segurança durante o transporte, evitando superaquecimento e consequentemente danos ambientais, considerando que o implemento do tipo tanque, em geral transporta líquidos inflamáveis. O sistema de auto lubrificação possui um visor transparente que permite um controle visual do cubo, sem que seja preciso desmontar a sua tampa. Essa solução gera economia e menor tempo para a manutenção.  

 

A segurança se tornou ainda mais aprimorada com a tecnologia do Sistema Eletrônico de Estabilidade (EBS) e com o aviso de desgaste da pastilha de freio. 

 

Para completar, o implemento Tanque Evolut traz um pacote de inteligência com as soluções de conectividade de telemetria da Sigaway, com monitoramento do desgaste das pastilhas de freio e o sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) de segunda geração. A proposta é de garantir ao cliente maior durabilidade para o sistema e maior assertividade na operação, a partir da melhor integração entre cavalo mecânico e carreta.   

 

Nessa configuração com 4 eixos, sendo o primeiro eixo autodirecional distanciado e os três últimos juntos em tandem, o implemento tem peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 58,5 toneladas. O volume da caixa de carga do tanque permite transportar até 50 mil litros de gasolina, 48 mil litros para etanol e 46 mil litros de diesel.  

 

Todos os tanques Librelato possuem estrutura modularizada que permite fácil adaptação e manutenção, passam por aferição do INMETRO direto de fábrica, com laudos que certificam a qualidade e prontidão para uso imediato.

Tags: