MM Editorial | Foton planeja vender 150 mil unidades por ano na América Latina e Caribe até 2030
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24 abr Foton planeja vender 150 mil unidades por ano na América Latina e Caribe até 2030

 

  • Empresa tem como objetivo ser líder de mercado regional nos próximos anos

 

  • Foton planeja fábricas de CBUs e CKDs no Brasil, Argentina e México

 

  • Meta é ter mais de 30 centros de distribuição na região

 

Durante a inauguração oficial de sua nova linha de montagem em Caxias do Sul, RS, no último dia 8 de abril, a Foton divulgou seus planos de crescimento para a América Latina e Caribe.

 

A empresa tem o objetivo de atingir 150 mil unidades vendidas por ano na região até 2030 e se tornar, em médio prazo, líder de mercado em muitos desses países. Para isso, planeja desenvolver fábricas no Brasil, Argentina e México que estejam integradas logisticamente e que produzam veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos projetados especificamente para os mercados locais.

 

O plano é produzir CBUs (Completely Built Units ou unidades completamente produzidas nas fábricas) iniciando com CKDs (Completely Knocked Down Parts ou componentes trazidos da China).

 

Para abastecer a região, a Foton contará com três centros de distribuição dedicados na China que enviarão, através de uma rota pelo oceano Pacífico, componentes para centros de distribuição regionais (CDRs) localizados no Chile e Panamá.  Esses CDRs, por sua vez, enviarão componentes para 32 centros de distribuição nacionais (CDNs) localizados em quase todos os países da América Latina e Caribe.

 

“Iremos também aumentar, cada vez mais, nossa rede de fornecedores locais. Nossa meta é que, até 2030, itens produzidos na América Latina e Caribe componham pelo menos 80% dos nossos veículos feitos na região”, diz Fu Jun, Vice-Presidente de Operações Globais da Foton.    

 

A Foton também estabelecerá polos de treinamento de pós-vendas em territórios como Brasil, México, Colômbia, Equador, Peru e Chile. E irá investir em talentos locais para atuar tanto em cargos de liderança como em posições operacionais.

 

Além disso, já está firmando parcerias estratégicas com empresas que têm forte presença na região. No último dia 8 de abril, por exemplo, Foton e Iveco assinaram em São Paulo um Memorando de Entendimento para explorar uma possível colaboração no desenvolvimento de soluções inovadoras focadas nos mercados brasileiro e argentino.

 

“A Foton fabrica um portfólio completo de produtos para o mercado de transportes, de caminhões semileves a extrapesados, passando por vans, picapes e ônibus. Somos referência mundial na produção de veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio. Além disso, nossos veículos são equipados com as melhores marcas do mercado automotivo, como motores Cummins e transmissões ZF. Já estamos vendendo nossos melhores produtos na América Latina e Caribe. E, com nossos planos de crescimento, a região terá cada vez mais opções da nossa marca, com unidades produzidas localmente”, projeta Fu Jun. 

 

América Latina estratégica

 

Atualmente, a Foton tem 46 fábricas em mais de 15 países, com mais de 30 mil colaboradores. Maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China nos últimos 14 anos, seus veículos são comercializados em mais de 130 países, incluindo 20 nações das Américas.

 

Segundo o Vice-Presidente de Operações Globais da Foton, Fu Jun, a América Latina e o Caribe compõem hoje uma região de enorme importância para a Foton no mundo.

 

“É uma área que tem crescimento econômico estável e participação importante no Produto Interno Bruto global”, avalia o executivo. “Está entre as regiões com mais recursos naturais essenciais para a indústria automotiva, como cobre, ferro e lítio. E a China é um dos maiores parceiros comerciais da América Latina e Caribe nos dias de hoje”.

 

A demanda por veículos movidos por energia alternativa a combustíveis fósseis (como elétricos, hoje uma expertise de fabricantes chinesas e, especificamente, da Foton) deve crescer na região. Eles representaram 1% de todos os veículos comerciais vendidos na América Latina e Caribe em 2024. Em 2030, a Foton prevê que eles representem 20% do mercado da região.

 

O volume de vendas da Foton na América Latina e Caribe, por sua vez, aumentou 45% entre 2021 e 2024, subindo de 22 mil unidades para 32 mil unidades comercializadas.

 

“Estamos evoluindo muito rapidamente na região. Com a força produtiva e qualidade dos produtos e serviços da Foton, temos tudo para alcançar a liderança regional nos próximos anos”, finaliza Fu Jun.