MM Editorial | Foton participa da Expointer 2024 com veículos ideais para o agronegócio
15916
post-template-default,single,single-post,postid-15916,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

21 ago Foton participa da Expointer 2024 com veículos ideais para o agronegócio

  • Montadora estará presente no evento agropecuário com os caminhões Aumark S 315, Aumark S 715, Aumark S 916 e Auman 17T, além do caminhão 100% elétrico iBlue 6T e a picape híbrida (diesel/elétrica) Tunland V7

 

  • Representantes das concessionárias Covesa, Noroeste, Midia Hugen, Foroeste, Austral e Forauto oferecerão condições atrativas de negócios no estande da Foton

A Foton, uma das principais montadoras de caminhões do mundo, irá participar da Expointer 2024, uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do Brasil. O evento será realizado entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, localizado no município gaúcho de Esteio, a 25 km de Porto Alegre.

 

Neste ano, a Foton marca presença na feira com um estande montado em parceria com suas concessionárias Covesa, Noroeste, Midia Hugen, Foroeste, Austral e Forauto, todas com forte atuação na região Sul do País. No local, a empresa apresentará ao público uma seleção de seus veículos mais avançados, projetados para atender às exigências do agronegócio com eficiência, durabilidade e sustentabilidade. Os modelos expostos serão os caminhões Aumark S 315, Aumark S 715, Aumark S 916, Auman 17T, além do caminhão 100% elétrico iBlue 6T e a picape híbrida (diesel/elétrica) Tunland V7.

 

Durante os nove dias de feira, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto todos os detalhes dos veículos Foton. Especialistas da montadora e representantes das concessionárias parceiras estarão presentes no estande para oferecer informações técnicas, esclarecer dúvidas e fechar negócios. A Expointer é conhecida por ser um ambiente propício para grandes negociações e a Foton está preparada para oferecer condições comerciais atrativas durante o evento, garantindo aos produtores rurais, transportadores e empresários do setor agropecuário a melhor relação custo-benefício em suas aquisições.

 

“Para a Foton, participar da Expointer é uma oportunidade estratégica de se aproximar ainda mais do público agropecuário, entender suas demandas e apresentar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável do setor”, afirma Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil. “Com uma linha de veículos que se destaca pela inovação e pela capacidade de enfrentar os desafios das operações rurais, convidamos todos os participantes da feira a visitar nosso estande e conhecer de perto as excelentes soluções que estamos trazendo para o mercado”.

 

A escolha dos veículos a serem exibidos reflete o objetivo da Foton de atender às necessidades específicas do agronegócio, um dos setores mais dinâmicos e exigentes da economia brasileira. Os modelos Aumark S 315 (Peso Bruto Total de 3,5 toneladas), S 715 (Peso Bruto Total de 7 toneladas) e S 916 (Peso Bruto Total de 9 toneladas), por exemplo, são reconhecidos por sua robustez, versatilidade e baixo custo operacional, características essenciais para o transporte de insumos e produtos em áreas rurais. Já o Auman 17T (Peso Bruto Total de 17 toneladas) destaca-se por sua capacidade de carga elevada e desempenho superior em terrenos difíceis, sendo ideal para o transporte de grandes volumes em distâncias maiores, comuns nas operações do agronegócio.

 

A inovação tecnológica também é um dos pilares da Foton, o que fica evidente na apresentação do caminhão 100% elétrico iBlue 6T (Peso Bruto Total de 6 toneladas) e da picape híbrida Tunland V7 (capacidade de transporte de até 1 tonelada). O iBlue 6T é um marco no portfólio da montadora, oferecendo uma solução de transporte totalmente sustentável, sem emissões de poluentes, e com desempenho e autonomia de 200 km que atendem às necessidades do setor. A Tunland V7, por sua vez, combina o melhor de dois mundos com sua motorização híbrida a diesel e elétrica, proporcionando economia de combustível e menor impacto ambiental, sem abrir mão da potência e resistência necessárias para enfrentar as condições adversas das estradas rurais.

 

Conheça os veículos em detalhes

 

O Aumark S 315 começará a ser comercializado no Brasil neste segundo semestre de 2024 e estará disponível no mercado em duas versões: transmissão manual de cinco marchas da ZF e transmissão manual automatizada de cinco velocidades fabricada também pela ZF. Ambos os modelos têm Peso Bruto Total de 3,5 toneladas e são equipados com motor Cummins 2.5 de 150 cv e 400 Nm de torque. Os caminhões também trazem mais de 15 itens de série, como painel de instrumentos com cristal líquido de 7 polegadas, assento do motorista com absorção de mola a ar, vidro elétrico, alarme e defletor de ar. Além disso, estão equipados com freios a disco nas rodas dianteiras e freio a tambor nas traseiras e com sistema ABS (Sistema de Freios Antitravamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).

 

À venda no Brasil desde 2023, o caminhão leve Aumark S 715, por sua vez, tem Peso Bruto Total de 7 toneladas, potência de 150 cv e torque de 400 Nm, além de um trem de força composto por motor Cummins F2.5 e transmissão ZF/5S408 de cinco marchas. Para percorrer com estabilidade as estradas rurais brasileiras, o modelo conta com sistema de suspensão composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação. O sistema de freio de serviço é a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).

 

Também já à venda no Brasil, Aumark leve S 916 possui Peso Bruto Total de 9 toneladas e junta a confiável transmissão ZF/6S558 de seis marchas com um motor Cummins F3.8 de 160 cv e torque de 500 Nm, garantindo a potência necessária para operações eficientes no campo. Seu sistema de suspensão é composto por molas parabólicas e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação. E o modelo vem equipado com freio motor, freio de estacionamento com câmara de molas acumuladoras e freio de serviço a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + ASR (Controle Eletrônico de Tração) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade).

 

Já o iBlue é o moderno caminhão 100% elétrico que a Foton vende no Brasil desde 2023: o veículo tem Peso Bruto Total de 6 toneladas e é composto por baterias CATL de 81 kWh que acionam um motor silencioso com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv). Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 quilômetros. Por ser elétrico, proporciona baixos custos de operação, evitando gastos com combustível. O iBlue 6T vem com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade). E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.

 

O caminhão semipesado Auman 17T e a picape Tunland V7, por sua vez, ainda estão em processo de homologação no Brasil, com as vendas previstas para começarem entre o fim deste ano e o começo de 2025. Mas suas qualidades já podem ser vistas de perto na Expointer.

 

Com Peso Bruto Total de 17 toneladas, o Auman tem 220 cavalos de potência, 820 Nm de torque, motor Cummins F4.5L e transmissão manual de 6 velocidades da ZF. Construído sobre um chassi de alta resistência, o caminhão é capaz de suportar cargas com grande estabilidade e segurança. A suspensão robusta, com feixe de mola na dianteira e traseira, proporciona um movimento suave mesmo em terrenos irregulares, garantindo a integridade da carga e o conforto do motorista. O sistema de tração traseira com diferencial autoblocante assegura máxima aderência em diversas condições de piso, enquanto os freios a tambor nas quatro rodas, com sistema ABS (Sistema de Freios Antitravamento) e ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade) proporcionam segurança e controle durante as frenagens, mesmo em situações de emergência.

 

E, por fim, a Tunland V7 é a moderna picape 4×4 da Foton ideal para cenários rurais: com suspensão calibrada para operações off-road e capacidade de transporte de 1 tonelada, o veículo vem com motor 2.0L diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo de 4 cilindros com turbocompressor tipo VGT (Turbocompressor de Geometria Variável). Trata-se de um sistema capaz de entregar até 175 cavalos de potência máxima e 450 Nm de torque máximo, garantindo desempenho excepcional para o transporte de cargas no campo.

 

O motor elétrico da Tunland V7 auxilia o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de combustível. Quando o veículo está parado ou em baixa velocidade, ele pode operar apenas com o motor elétrico, economizando diesel e reduzindo as emissões. Quando o veículo freia ou desacelera, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia cinética em eletricidade que é armazenada na bateria. Isso ajuda a recarregar a bateria e a melhorar ainda mais a eficiência da picape.

 

E o interior da Tunland V7 proporciona muito conforto para o motorista e passageiros, com painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 14.6 polegadas, comandos no volante, o ar-condicionado dual zone automático e assentos ergonômicos em couro e ajustes elétricos.

 

Visite a Foton na Expointer 2024:

 

Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
BR 116 KM 13 – Esteio (RS)
Estande número QB1 LT02