
10 abr Foton estreia no segmento de semipesados no Brasil com o Auman D 1722
- Modelo alia força, eficiência e tecnologia para atender o transporte de cargas urbano e rodoviário no País
- Equipado com motor Cummins e transmissão ZF, caminhão oferece alto desempenho e robustez
- Auman D 1722 será montado na nova linha da Foton em Caxias do Sul (RS)
A Foton anuncia sua entrada no segmento dos caminhões semipesados no Brasil com o início das vendas neste mês de abril, em toda a sua rede de concessionárias no País, do Auman D 1722.
Com Peso Bruto Total (PBT) de 16.000 kg e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 26.000 kg, o veículo chega para atender às necessidades dos transportadores mais exigentes, combinando alta produtividade, robustez, tecnologia e conforto.
O Auman D 1722 será montado na nova linha da Foton em Caxias do Sul (RS), inaugurada oficialmente no último dia 8 de abril. O modelo vem equipado com motor Cummins F4.5 de 4 Cilindros, com 220 cavalos de potência, 820 Nm de torque e sistema de injeção Common Rail.
Trata-se de um motor de alto desempenho e que permite ao caminhão enfrentar aclives e manter velocidade constante em longas distâncias.
O trem-de-força conta ainda com uma eficiente transmissão manual de 6 velocidades da ZF, que otimiza o consumo de combustível e a se adapta às condições de carga e terreno, garantindo uma operação eficaz e econômica.
Fabricado sobre um chassi de alta resistência, o Auman D 1722 suporta cargas com estabilidade e segurança. O conjunto da suspensão dianteira e traseira, com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, proporciona movimentos suaves mesmo em terrenos irregulares, assegurando a integridade da carga e o conforto do motorista.
Design e tecnologia
O Auman D 1722 está equipado com uma série de tecnologias que facilitam a vida do motorista e aumentam a eficiência operacional dentro das cidades ou na estrada.
O caminhão traz, por exemplo, comandos multifuncionais no volante, ar-condicionado automático, painel de instrumentos com tela colorida multifuncional de 7 polegadas, sistema de controle de cruzeiro e conectividade via Bluetooth que permite chamadas em viva-voz e streaming de áudio.
Também conta com assento do motorista com amortecimento pneumático, acendimento automático de faróis por sensor crepuscular e basculamento elétrico da cabine.
Sua cabine com interior ergonômico proporciona conforto e praticidade para os ocupantes, com ampla visibilidade e fácil acesso aos comandos. O para-choque reforçado e os faróis em LED com iluminação diurna garantem um visual atraente e maior segurança nas operações diárias.
Segurança, sustentabilidade e versatilidade
A segurança é prioridade no Auman D 1722.
O caminhão é equipado com um pacote com ABS (Sistema de Freios Antibloqueio), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), HSA (Assistente de Subida de Ladeira) e ASR (Controle de Tração), que garante segurança e controle durante a condução, mesmo em situações de emergência.
Para proteção extra dos ocupantes, o Auman D 1722 conta com uma estrutura de cabine reforçada que atende aos mais rigorosos padrões de segurança internacionais.
Comprometida com a sustentabilidade, a Foton equipou o Auman D 1722 com tecnologias que reduzem o impacto ambiental. Seu motor Cummins é altamente eficiente em termos de consumo de combustível e emissões, atendendo às normas Proconve P8 (Euro 6).
“O Foton Auman D 1722 é ideal para uma ampla gama de aplicações, desde o transporte em áreas urbanas até longas rotas rodoviárias. A plataforma de carga espaçosa e os diversos pontos de ancoragem garantem a segurança e a integridade da carga durante o transporte”, diz Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil. “Seja para o transporte de materiais de construção, produtos agrícolas ou cargas industriais, o Auman D 1722 oferece a versatilidade necessária para atender às mais diversas demandas”.
Duas versões
O Auman está disponível no mercado brasileiro em duas versões, com algumas dimensões e capacidades distintas para atender às mais variadas necessidades dos transportadores.
A versão A tem comprimento total de 7650 mm, largura máxima dianteira de 2488 mm, altura de 2800 mm, distância entre-eixos de 5150 mm, largura máxima traseira de 2483 mm, balanço dianteiro de 1270 mm, balanço traseiro de 2180 mm, distância do solo de 170 mm, comprimento plataforma de carga de 6800 mm, peso em ordem de marcha de 4.625 kg e capacidade máxima de carga útil + carroceria de 11.360 kg.
A versão B tem comprimento total de 8900 mm, largura máxima dianteira de 2488 mm, altura de 2800 mm, distância entre-eixos de 5.150 mm, largura máxima traseira de 2483 mm, balanço dianteiro de 1270 mm, balanço traseiro de 2480 mm, distância do solo de 170 mm, comprimento plataforma de carga de 6800 mm, peso em ordem de marcha de 4640 kg e capacidade máxima de carga útil + carroceria de 11.375kg.