MM Editorial | E.Go Mover autônomo e elétrico terá produção em série em 2019
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28 jun E.Go Mover autônomo e elétrico terá produção em série em 2019

  • Empresas de mobilidade demonstram grande interesse no e.Go Mover

  • Veículo autônomo para entregas foi desenvolvido para reduzir a carga de trabalho das empresas de transporte

  • Veículos comerciais autônomos constituem um modelo comercial atrativo

  • A estratégia da ZF foca em conceitos inovadores de mobilidade

Friedrichshafen. A ZF está demonstrando sua ampla experiência em sistemas com o e.Go Mover. A empresa está fornecendo  sua tecnologia a este veículo como sócia da recém-fundada joint-venture e.GO Moove GmbH. Além de outras inovações que a ZF exibirá em setembro deste ano durante o IAA, em Hannover, o e.GO Mover faz parte de uma proposta logística totalmente digital, incluindo hardware, software e serviços. Com isso, a empresa está destacando sua orientação estratégica.

O CEO da ZF, Sr. Wolf-Henning Scheider, e o Dr. Günther Schuh, fundador e CEO da e.GO Mobile AG, com sede em Aachen, anunciaram que a produção em série será iniciada em Aachen. A joint-venture e.Go Moove GmbH une a fabricação de veículos de transporte de pessoas e cargas primariamente para as necessidades de mobilidade urbana do futuro. Inicialmente, está previsto um volume de produção anual de cinco dígitos e a ZF espera que a demanda por esses veículos atinja, aproximadamente, um milhão de unidades nos próximos cinco a sete anos. A empresa está equipando o e.Go Mover com sistemas de acionamento elétrico, sistemas de direção e freios, bem como com o computador central ProAI, da ZF (que utiliza inteligência artificial), e sensores que permitem funções de condução automatizada.

“Fornecedoras de sistemas, como a ZF, podem ser beneficiar da tendência mundial de condução automatizada e eletromobilidade,” disse o CEO da ZF,Sr. Wolf-Henning Scheider, durante o Dia de Tecnologia da ZF de 2018, em Friedrichshafen, Alemanha. “O e.GO Mover é o primeiro veículo pronto para produção com sistemas ZF que constitui um conceito de mobilidade autônoma para cidades“, conclui.

Ao utilizar veículos autônomos elétricos para serviços de entrega de encomendas, a ZF está apresentando outros exemplos para tecnologias conectadas digitalmente. Com essas tecnologias, o funcionário da empresa não terá que guiar ou estacionar, pois o veículo realizará essas atividades de forma independente, indo de um destino a outro, com zero emissões.

Uma vantagem para veículos comerciais
Durante o IAA 2018 – Feira de Veículos Comerciais de Hannover, a ZF exibirá outros casos de aplicação para o seu supercomputador ZF ProAI e para o amplo conjunto de sistemas relacionados de sensores que podem ajudar a aumentar a eficiência e economizar custos em toda a cadeia logística. O CEO da ZF, Sr. Wolf-Henning Scheider, vê claramente as vantagens para os veículos comerciais quando se trata da introdução de sistemas autônomos. “Inicialmente, esperamos que as atividades de condução automatizada sejam cada vez mais comuns nas instalações das empresas e em armazéns logísticos, em portos ou em ambientes agrícolas, uma vez que, nessas condições, as operações tendem a ser mais recorrentes e os ambientes não são muito complexos”. Também se espera que a tecnologia prevaleça no transporte de cargas e de passageiros, pois isso poderá reduzir os custos operacionais e, ao mesmo tempo, ajudar a aumentar a segurança para os usuários das estradas. Como fornecedora dos segmentos de veículos de passageiros, caminhões, ônibus, comerciais leves, agrícola e construção, a ZF encontra-se em uma posição privilegiada para criar sinergias entre essas áreas.

Aplicação possível aos quatro segmentos de atuação
A estratégia e a velocidade corretas são essenciais: “Em um ambiente tecnológico cada vez mais complexo, as empresas que puderem oferecer, rapidamente, subsistemas perfeitamente harmonizados ou soluções completas de sistemas terão uma clara vantagem. É assim que alinhamos a estratégia da nossa empresa”, disse o CEO da ZF.

“O foco estratégico da ZF é ser um fornecedor de sistemas que molde a “Mobilidade para a Próxima Geração”. Queremos fornecer soluções de sistemas que possam atender todos os requisitos potenciais quando se trata da mobilidade do futuro”, disse Scheider. Com o seu amplo portfólio de produtos e competências, a ZF já é ativa nos campos tecnológicos relevantes. Ao dominar a integração de sensores, unidades de controle e controle de movimento veicular, a ZF conquistou uma forte posição no mercado. A empresa se concentra em quatro campos: condução automatizada, acionamentos elétricos, sistemas integrados de segurança e controle de movimento veicular – tudo isso para tornar a experiência de condução o mais confortável, prazerosa e segura possível aos ocupantes do veículo. Além disso, a ZF configurou a sua própria Nuvem da Internet das Coisas (IoT) para permitir a ampla conexão em rede entre os sistemas. A ZF estará ativa globalmente com todas essas aplicações nos segmentos de veículos de passageiros, veículos comerciais, fora-de-estrada e para tecnologia industrial.