MM Editorial | Com expansão em produtos, revendas e novos negócios, Foton encerra 2024 como o melhor ano de sua história no Brasil
16123
post-template-default,single,single-post,postid-16123,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

19 dez Com expansão em produtos, revendas e novos negócios, Foton encerra 2024 como o melhor ano de sua história no Brasil

  • Empresa introduziu no Brasil de picapes híbridas a caminhão semipesado

 

  • Rede de concessionárias da marca atingiu 45 revendas no País

 

  • Aperfeiçoamento do pós-venda e fechamento de grandes negócios marcaram o ano de 2024 da Foton


A fabricante de veículos comerciais Foton encerra 2024 como o melhor ano de sua história no Brasil. Presente no mercado brasileiro desde 2011, e desde 2023 sob administração direta da matriz chinesa, a empresa foi a montadora que apresentou o maior número de novos modelos de veículos comerciais no mercado brasileiro em 2024. 

Foram ao todo sete novos veículos apresentados no Brasil: o caminhão semipesado Auman 17T, o caminhão semileve Aumark S 315 (em versões com transmissão manual e transmissão automatizada), o minicaminhão Wonder (em versões cabine simples e cabine dupla) e as picapes híbridas com motorização elétrica/a diesel Tunland V7 (indicada para operações off-road) e Tunland V9 (projetada para passeio em ambientes urbanos).

Destas novidades, já estão à venda no mercado brasileiro as versões com transmissão manual e automatizada do Aumark S 315. Os demais veículos se encontram em processo de homologação e estarão disponíveis para comercialização nas concessionárias da marca no primeiro semestre de 2025.

Todos esses produtos irão se juntar ao portfólio que a Foton já vende no Brasil desde 2023: os caminhões leves Aumark S 715 e Aumark S 916, o médio Aumark S 1217 e o caminhão semileve totalmente elétrico iBlue6T.

O ano de 2024 também marcou uma grande expansão da rede de concessionárias Foton no Brasil. Em janeiro, a empresa contava com 30 concessionárias espalhadas pelo País. Neste fim de ano, a Foton fechou contrato para a abertura de 15 novas revendas no território brasileiro nos primeiros meses de 2025, em Estados como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

“Nosso objetivo é chegar ao final de 2025 com pelo menos 80 concessionárias no território brasileiro. Vamos aumentar nossa presença em São Paulo além de  abrir novas casas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. Serão revendas estrategicamente localizadas e com espaçosos showrooms, oficinas modernas e equipes extremamente qualificadas”, diz Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil.

Pós-venda com qualificação

Para aperfeiçoar seu pós-venda, a Foton firmou em 2024 uma parceria com o SENAI Ipiranga, em São Paulo (SP), para treinar equipes que atuam nas oficinas de suas concessionárias. Os treinamentos têm como foco principal a manutenção dos veículos da marca recém-apresentados ao País e é ministrado por profissionais do departamento técnico da matriz chinesa da Foton. São instrutores que viajam por vários países para disseminar seu conhecimento entre os colaboradores da Foton e padronizar a excelência dos serviços de pós-venda da montadora ao redor do mundo.

“Escolhemos o SENAI Ipiranga para sediar esse treinamento, pois trata-se de uma instituição de excelência em formação técnica”, explica Darren. “Suas instalações modernas e bem equipadas oferecem um ambiente ideal para um aprendizado prático sobre nossos veículos. As equipes de oficina de nossas concessionárias saem de lá preparadas para atender nossos clientes com o máximo de eficiência”.

 

Vendas em expansão

 

O ano de 2024, além disso, foi marcado por grandes vendas realizadas pela Foton. 

Uma das maiores transportadoras da região Sul do Brasil, a Transportes Maroso, por exemplo, comprou 45 caminhões médios Aumark S 1217 da concessionária Vetrasa, de Cascavel (PR). Equipados com baús frigoríficos ideais para operações logísticas de carga refrigerada, os veículos se juntaram à frota de mais de 300 veículos da Transportes Maroso, que realizam mensalmente 26 mil entregas em todo o Brasil.

Já a Secretaria de Agricultura do Espírito Santo adquiriu, via concorrência pública, 75 caminhões Foton da concessionária Contauto, localizada em Serra (ES). Os veículos estão operando em projetos de infraestrutura, moradia rural e de desenvolvimento agropecuário e pesqueiro no Estado capixaba.

Muitas das vendas significativas da Foton, aliás, foram feitas em importantes eventos dos quais a marca participou. Em setembro, por exemplo, a empresa marcou presença com um grande estande na Expointer, realizada no Rio Grande do Sul e considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Durante o evento, foram fechadas vendas de 10 caminhões da marca e mais de 30 pessoas entraram na fila para comprar a nova picape híbrida Tunland.

Em novembro,  a Foton promoveu um evento paralelo à Fenatran na sede do Banco Santander, em São Paulo (SP), onde recebeu empresários de todo o País interessados na abertura de novas concessionárias e na compra de veículos da marca. Dezenas de empresários passaram pela sede do Santander durante dois dias, gerando novas parcerias comerciais e futuras oportunidades de negócios e de expansão da Foton no Brasil.

“Com tantas novidades e crescimento, o ano de 2024 foi incrível para a Foton no Brasil”, celebra Darren. “E temos certeza que os próximos anos serão ainda melhores. Entre nossos próximos objetivos, estão aumentar significativamente nosso market share em todos os segmentos em que atuamos e trazer ainda mais novos veículos para o mercado brasileiro. A Foton tem, por exemplo, alguns dos melhores e mais modernos veículos elétricos e híbridos do mundo. Está nos nossos planos trazer novos produtos com esse perfil para o Brasil”, finaliza.